Cidades

REDE SOCIAL

Mulher cai no golpe do WhatsApp e tem aplicativo clonado

Criminosos usaram contatos para solicitar transferências

Continue lendo...

Mulher de 46 anos procurou a Polícia Civil depois de cair em um golpe, ter o WhatsApp clonado e criminosos passarem a solicitar dinheiro para os contatos dela, neste sábado, em Dourados. Reportagem publicada hoje no Portal Correio do Estado aponta que este tipo de golpe teve aumento de quase 49% no primeiro semestre desse ano no Estado e dá dicas para evitar ser vítima. 

Conforme boletim de ocorrência, vítima informou que recebeu uma mensagem pelo aplicativo a convidando a realizar o cadastro em uma loja para receber descontos e que, para isto, precisaria informar um código enviado por SMS. Ao enviar o código, a mulher não conseguiu mais ter acesso ao WhatsApp e, na tela do celular, apareceu mensagem dizendo que o número estava sendo transferido para outro aparelho.

Depois do fato, amigos e contatos da agenda da mulher passaram a receber mensagens solicitando transferências bancárias, como se fosse ela quem estivesse pedindo. Diante da situação, ele avisou nas redes sociais que teve o aplicativo clonado e procurou a delegacia, onde o caso foi registrado como preservação de direito.

GOLPE

A nova modalidade de estelionato está sendo bastante aplicada em Mato Grosso do Sul.

A ação é rápida e quadrilhas trabalham sempre da mesma forma: enviando códigos por mensagem de texto se passando pela empresa do aplicativo e, assim que o usuário digita o código no campo do WhatsApp, imediatamente o dispositivo trava e a pessoa perde a conta e não consegue mais utilizar o aplicativo. A partir daí, o bandido tem acesso a conta, troca o código e com a agenda inteira da vítima nas mãos passa a pedir dinheiro para amigos e familiares. 

Segundo o investigador de polícia e especialista em segurança da informação, Michel Weiler Neves, da Superintendência de Inteligência de Segurança Pública Coordenadoria de Fiscalização e Controle (SISP), é possível proteger as contas na internet e evitar crimes desse tipo. Para a prevenção, o especialista explica que é necessário ativar a verificação do  em duas etapas:

PRIMEIRA ETAPA
-Selecionar a ferramenta que possui três pontos ao lado da lupa de pesquisa.
-Configurações
- Conta
-Confirmação de duas etapas
-Inserir uma senha PIN de seis números que não seja fácil de descobrir

SEGUNDA ETAPA
-Inserir email de segurança
- Selecionar Privacidade - só meus contatos

A configuração PIN não prejudica o celular, pelo contrário, ajuda na proteção de dados como fotos de perfil e códigos, mas é necessário não esquecer a senha porque o aplicativo solicita a senha para atualização semanal. 

Princípio de Incêndio

Polícia resgata duas pessoas após explosão de pneu de caminhão-tanque em MS

Um caminhoneiro tentou auxiliar o colega de trecho a conter as chamas no pneu quando houve a explosão

15/02/2026 08h30

Divulgação PMMS

Continue Lendo...

A Polícia Militar resgatou dois caminhoneiros, de 49 e 69 anos, após o pneu de um caminhão-tanque estourar, em Sonora, município localizado a 362 quilômetros da Capital.

Conforme divulgado pela polícia, os agentes que estavam no posto fiscal, às margens da BR-163, ouviram a explosão no pátio do local e foram verificar o que havia acontecido.

No local, depararam-se com as vítimas, de 49 e 69 anos. Uma delas estava caída no chão, embaixo do caminhão-tanque, que estava carregado com material inflamável.

A outra pessoa estava sentada próxima ao veículo, com sangramento no rosto e suspeita de fratura nos dois braços.

Os policiais acionaram os socorristas e, enquanto prestavam atendimento às vítimas, precisaram conter um princípio de incêndio em um dos pneus do veículo, que transportava borra de soja.

Diante da situação, os militares retiraram as vítimas com cuidado, levando-as para um local seguro.

Uma equipe da CCR MSVia esteve no local e prestou atendimento a uma das vítimas, enquanto socorristas do Hospital Municipal deram suporte à outra, que apresentava ferimento na cabeça.

Após o primeiro atendimento, os dois foram encaminhados ao hospital para avaliação médica. Eles relataram não se lembrar do que havia acontecido.

Tentativa de conter o fogo

Ainda conforme relato de uma testemunha, é possível que o caminhão tenha apresentado travamento no sistema de freios, o que teria provocado o incêndio. Um motorista que prestou auxílio com um extintor acabou sendo atingido pela explosão do pneu.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para preservar a cena e os veículos envolvidos.

Assine o Correio do Estado

Corumbá

Homem é morto a tiros em frente à conveniência em MS

O garçom, de 56 anos, foi agredido por três pessoas em frente ao estabelecimento, mesmo tentando evitar a briga

15/02/2026 08h01

Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

A vítima, identificada como Luiz Carlos Nunes de Matos, de 52 anos, que trabalhava como garçom, morreu após levar um tiro no pescoço, na madrugada de sexta-feira (13), em uma conveniência localizada na Rua Edu Rocha, em Corumbá.

Quando a polícia chegou ao local, a vítima já havia sido socorrida e levada ao hospital, mas não resistiu ao ferimento. O suspeito de efetuar o disparo fugiu.

Ao verificarem o local, os policiais se depararam com vestígios de sangue. A esposa de Luiz relatou ao site Diário Corumbaense que o casal havia dado carona a uma conhecida até o bairro Nova Corumbá.

Posteriormente, o casal, que seguia em um Volkswagen Gol, foi até a conveniência, e Luiz desceu para comprar ração para os cachorros.

Segundo a esposa, a vítima conversou com a proprietária do estabelecimento e com um amigo que trabalha como segurança no local.

Três pessoas que estavam em um Fiat Siena, próximo ao estabelecimento, dois homens e uma mulher,  desceram do veículo e começaram a destratar Luiz, que chegou a ser empurrado, mas tentou apaziguar a situação.

Os ocupantes do Siena retornaram ao veículo, porém o motorista manobrou, fez o retorno, parou o carro e desceu armado, efetuando vários disparos contra Luiz.

Uma das balas atingiu o pescoço da vítima. Com o auxílio da dona da conveniência, a pedido da esposa, populares colocaram o garçom em um carro e o levaram a um pronto-socorro, onde ele deu entrada já sem vida.

Após o ocorrido, a polícia realizou rondas na região e foi até o endereço do suspeito, mas ele não foi localizado.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).