Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

risco de extinção

Pesca do Dourado está proibida
por 10 anos nos rios de Corumbá

Proibição começou em 2011 e foi renovada neste ano

15 JUN 17 - 17h:18MARIANE CHIANEZI

A pesca do peixe da espécie Dourado está proibida nos rios do município de Corumbá. A Lei do Dourado que proíbe a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, processamento, a industrialização e guarda do peixe já havia sido sancionada em 2011 por um período de 5 anos e agora foi estabalecida por mais 10 anos.

Projeto é de autoria do vereador Rufo Vinagre (PR) e a lei foi sancionada ontem (14) pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PSDB). Proposta da lei havia sido aprovada pela Câmara na semana passada e posteriormente seguiu para sanção do Poder Executivo que, em solenidade no Centro de Convenções, além de sancionar a lei, lançou o Projeto Monitoramento da Cota Zero do Dourado.

Objetivo desse projeto é a manutenção dos estoques da espécie, a mudança de atitude de pescadores ribeirinhos e empresários, além da geração de trabalho e renda.

NO ESTADO

Em Mato Grosso do Sul, deputados debateram a proibição da pesca da espécie em todas as bacias do Estado, mas parlamentares rejeitaram a proposta na sessão do dia 7 de junho.

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), precisou dar voto de minerva para desempatar votação do projeto que proibia a pesca do peixe dourado por oito anos.

Mochi, aparentemente pressionado por pescadores que participavam da sessão, votou não e projeto, que já estava sendo apreciado em segunda votação, não foi aprovado pela Casa de Leis.

AMEAÇA

De acordo com o relatório do Sistema de Controle de Pesca, emitido pela Embrapa, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Policia Militar Ambiental, cardumes do Dourado encontrados nos rios da Bacia do Alto Paraguai, que compreende a Região do Pantanal, caiu drasticamente em 20 anos. Em 1994, foram 50 toneladas pescadas. Em 2014, retiraram menos de 10 toneladas do peixe.

“É visível que o peixe está desaparecendo dos nossos rios. Se não tomarmos medidas urgentes a situação pode ficar ainda mais crítica e o Dourado ser ameaçado de extinção. Precisamos discutir o projeto com atenção especial ao meio ambiente”, afirmou o deputado Beto Pereira (PSDB) quando o assunto foi pauta na Assembleia.

Atualmente já existem leis que proíbem a pesca do Dourado em estados como Paraná, Mato Grosso e Goiás, e em países como a Argentina. No Mato Grosso do Sul, cidades como Aquidauana e Corumbá já têm legislações próprias que não permitem a captura do Dourado.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

CORUMBÁ

Justiça amplia bloqueio de bens da prefeitura por dívida de hospital

Bloqueio poderá ser feito em todos os meses que houver atraso no pagamento da conta de luz da Santa Casa
PRF apreende 137 quilos de cocaína escondidos em carga de sucata
CAMPO GRANDE

PRF apreende 137 quilos de cocaína em carga de sucata

Moro cobrou manifestação de procurador em pedido para soltar Bumlai
LAVA JATO SOB AMEAÇA

Moro cobrou manifestação de procurador em pedido para soltar Bumlai

Polícia boliviana entrega brasileiro condenado por homicídio e tráfico
EXTRADITADO

Bolívia entrega brasileiro condenado por homicídio

Mais Lidas