Apresentando qualidade, robustez e bom custo-benefício, a nova Strada conseguiu evoluir seus atributos e inovou, principalmente no design, na tecnologia e na segurança. Com ampla gama de versões, agora também com cabine dupla de quatro portas, é a única na categoria para cinco ocupantes, o que faz da picape uma opção para uso misto, tanto no trabalho quanto no lazer. Ela tem como itens de segurança de série: controle de tração E-Locker; controle de estabilidade e assistente de partida em rampa; quatro airbags, na versão cabine dupla; e faróis LED na versão Volcano, a topo do modelo.
A nova central multimídia Uconnect 7”, com Apple CarPlay e Android Auto com projeção wireless, é um dos equipamentos mais modernos de infoentretenimento no mercado. Outra inovação: agora não é mais cabine simples, mas, sim, cabine Plus e conta com maior volume de carga (1.354 litros e mais espço na cabine).
Design inovador
Com influência italiana, todo o desenvolvimento foi realizado no FCA Design Center Latam do Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG). A frente é elevada, com destaque para os faróis LED afilados, com luzes DRL (Daytime Running Light). Ainda na dianteira, o capô é vincado e a grade abriga o logo script da marca no centro da peça e traz o Fiat flag, que compõe a nova identidade visual que os carros da fabricante receberão daqui para frente.
Na traseira, as lanternas funcionam como uma assinatura do modelo. No conjunto, o design confere à Nova Strada uma impressão visual mais marcante. Maior, mais larga, carrega mais peso e está mais leve.
Nova base de desenvolvimento
A Nova Strada 2021 começa com a plataforma MPP, dedicada exclusivamente ao desenvolvimento da nova picape. Com 10% a mais em rigidez torcional, o modelo teve resistência e durabilidade estrutural aumentadas. Isso se deve à utilização de aços nobres em hot stamping e de aços de alta e ultra-alta resistência em 90% de sua base (underbody), garantindo mais segurança pela melhor integridade do habitáculo e maior eficiência energética.
Por meio da plataforma MPP também foi possível abrigar uma nova suspensão dianteira e traseira, proporcionando melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Novas molas, amortecedores e geometria, além de novas travessa de suspensão e barra estabilizadora na dianteira e novo eixo traseiro.
A picape tem maior altura do solo (até 214 mm) e os ângulos de entrada, de até 24º, e de saída de obstáculos, até 28º, são novidades. O posicionamento da suspensão traseira foi modificado e permitiu maior vão de carga na caçamba. Ela comporta 844 litros na cabine dupla e 1.354 litros na cabine Plus. A capacidade de carga varia de 650 kg, na versão para cinco ocupantes, até 720 kg, na configuração de entrada. A tampa traseira teve seu peso de manuseio amortecido em 60% e suporta cargas de até 400 kg.
Versões
As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.
A partir da versão Freedom, a Nova Strada dispõe de direção com assistência elétrica, sensor de pressão dos pneus, volante multifuncional, retrovisores elétricos, quadro 3,5” de TFT, capota marítima e, entre outros itens, rodas de liga leve, tudo isso impulsionado pelo motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol). Com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. A nova central multimídia Uconnect 7” traz recursos sofisticados, como Apple CarPlay e Android Auto com projeção sem fio (wireless). É possível parear até dois smartphones.
A garantia passa a ser de 3 anos, com a possibilidade de adquirir um dos planos da Garantia Adicional Fiat de 12 ou 24 meses, para chegar a até 5 anos de cobertura. Nas versões com motor 1.3, por exemplo, o valor das três primeiras revisões é 27,3% mais baixo que o da principal concorrente. Quando se analisa o trio de revisões iniciais das versões com propulsor 1.4, o custo total é de R$ 1.336, 22% menor do que a versão equivalente de outra marca.
Para incrementar
São mais de 50 itens originais para personalizar a picape. Alguns acessórios que já fazem sucesso na Fiat Toro agora estão disponíveis para o novo modelo. Entre as novidades, há estribos laterais, santantônio, engate para reboque, divisor de caçamba, suporte de bicicleta, bolsas de caçamba, suporte para escada e até suporte interno de estepe, para aproveitar ao máximo o espaço de carga da cabine Plus.
Os preços
A família da Fiat Strada agora tem novas, além da versão de entrada, Hard Working, modelo anterior que parte de R$ 61.590. As novas versões são: Endurance, partindo de R$ 63.590; e Freedom, intermediária, R$ 69.490. Estas duas com cabine Plus. A versão cabine dupla tem preços a partir de R$ 74.990, e pode ultrapassar os R$ 79.990 na versão topo, Volcano.