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Confira as dicas e novidades sobre motos

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Terceira geração

Lançada em 2009, a superesportiva BMW S 1000 RR 2020 chega a sua terceira geração completamente renovada. Além do visual, as principais novidades são menos peso total, mais potência e aprimoramentos no quadro, conjunto da suspensão e sistemas eletrônicos de assistência à pilotagem. De acordo com a BMW, a superesportiva está 11 quilos mais leve (197 quilos), oferece 207 cavalos de potência (8 cavalos a mais) e tem uma condução mais precisa que o modelo anterior. Para que a produção da nova superbike fosse nacionalizada, a BMW Motorrad investiu R$ 4,7 milhões em sua fábrica de Manaus (AM). Nessa nova geração, a principal mudança visual está na dianteira. Onde antes existia um conjunto assimétrico, com faróis em formatos diferentes, agora existe faróis simétricos e modernos. Luzes de leds estão presentes nos faróis com linhas mais dinâmicas e agressivas, e aparecem também nas na lanterna. As luzes de mudança de direção (pisca) e de freio estão integradas em uma única unidade de leds. O tanque de combustível ficou mais estreito, o que, segundo a BMW, resulta em melhora na área que acomoda os joelhos, privilegiando o fechamento ergonomicamente perfeito das pernas e uma posição ideal do assento. O guidão ficou com uma angulação maior para proporcionar uma pilotagem mais confortável, reduzindo o cansaço típico das grandes esportivas. E a traseira foi completamente revisada, passando a exibir uma aparência mais leve e dinâmica. O novíssimo propulsor de quatro cilindros em linha da S 1000 RR 2020 é capaz de gerar a potência máxima de 207 cavalos a 13.500 rpm e tem torque de mais de 11 kgfm, no qual mais de 10 kgfm já estão disponíveis de 5.500 a 14.500 giros. Com modos de pilotagem Rain, Road, Dynamic e Race, a nova BMW S 1000 RR tem preço sugerido de R$ 91.950 e é oferecida nas cores vermelha e cinza.

Quando a fábrica chama

A Yamaha Motor da Amazônia Ltda. anuncia um recall das motocicletas R3, modelo 2020 - chassis de 9C6RH0940L0000101 a 9C6RH0940L0000140. No comunicado, a empresa informa uma inconformidade na fabricação dos suportes da mangueira do freio dianteiro. Com isso, a mangueira poderá se desprender e encostar na suspensão. Tal problema pode ocasionar desgaste gradual em decorrência de atrito gerado, com possibilidade de vazamento do fluído de freio e redução da capacidade de frenagem da motocicleta com risco de acidente e lesões graves ou fatais aos ocupantes e terceiros. A fabricante deverá apresentar os esclarecimentos necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para os clientes. Os proprietários das motocicletas deverão agendar em uma concessionária autorizada a substituição dos suportes da mangueira do freio dianteiro e verificação das condições da mangueira para, se necessário, substituí-la. Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 774 3738 (horário comercial) e o site http://www3.yamaha-motor.com.br/recall

Lá e cá

 Na Europa, a lista de fabricantes de motocicletas que suspenderam temporariamente suas atividades para ajudar a desacelerar a propagação do novo coronavírus continua crescendo. Marcas como KTM e Ducati já estão com a produção suspensa. Nos Estados Unidos, a Harley-Davidson foi a primeira montadora norte-americana de motocicletas a anunciar que sua produção será suspensa até o dia 29 de março. A empresa confirma que suspendeu a maioria de suas atividades depois que um de seus empregados da planta de Menomonee Falls foi diagnosticado com o coronavírus. A decisão afeta cerca de 2 mil empregados nas fábricas norte-americanas. No Brasil, a Honda - responsável por aproximadamente 80% das motocicletas vendidas no país - emitiu um comunicado para a imprensa no qual explica que as atividades produtivas seguem operando, com medidas adicionais de prevenção. “A parada da produção é uma alternativa em avaliação, em resposta ao provável avanço na disseminação do vírus no Estado do Amazonas. Durante esse período, os colaboradores envolvidos diretamente no processo produtivo entrarão em férias coletivas. Para quem desempenha atividades administrativas, vem sendo adotado o regime de Home Office. Para funções em que não é possível o trabalho remoto, está sendo praticado o escalonamento da equipe. A Honda está, a cada momento, revisando as contramedidas em resposta aos desafios impostos pelo avanço do Covid-19, priorizando a segurança e saúde das pessoas, a conformidade às diretrizes governamentais para conter o avanço da pandemia e a sustentabilidade dos negócios”, complementa o comunicado.  

Não dá para competir

As provas nacionais de motocicletas estão suspensas no Brasil. A Confederação Brasileira de Motociclismo anunciou a suspensão das competições chanceladas pela entidade em todo o território nacional por um período de sessenta dias - ou seja, até 23 de maio. A decisão foi motivada pelo aumento de casos do novo coronavírus no Brasil - pelos dados divulgados pelas secretarias estaduais de saúde, o país já tem mais de 1.700 casos positivos para o Covid-19. Conforme o comunicado da CBM, a entidade está acompanhando a situação e que o prazo informado inicialmente pode ser alterado.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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