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Honda CB 500X 2020 além dos limites

A moto ganha roda de 19 polegadas e pneu de uso misto na dianteira

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Quem já foi proprietário de uma CB 500X sabe que eventualmente era frustrante tentar acompanhar um amigo em uma longa viagem e ficar com receio de encarar trechos de terra ou lama por conta das limitações das rodas de 17 polegadas e dos pneus indicados para o asfalto. Para tentar amenizar o problema, alguns donos da CB apelavam para adaptações curiosas, que incluíam instalar na dianteira o pneu traseiro da Honda Bros, o Pirelli MT 60. Da Europa, surgiam mudanças mais radicais (e caras) com a instalação de rodas 19 polegadas e troca de suspensão, tudo para conseguir levar a CB 500X para o “mau caminho”. A fabricante parece ter ouvido os antigos clamores dos aventureiros que buscam uma moto capaz de incursões por estradas de terra e também oferecesse boa autonomia, robustez e conforto. Afinal, quando se parte para uma longa aventura é necessário confiar no equipamento. E confiabilidade não falta para essa versão 2020 da CB 500X. 

Lançado em 2013, o modelo usa motor de dois cilindros, 471 cc com a potência máxima de 50,4 cavalos (a 8.500 giros) e torque de 4,55 kgfm (a 6.500 rpm). O principal item é a roda dianteira que passa a ser equipada com aro de 19 polegadas e pneu com a medida 110/80 – ante a de 17 polegadas e pneus 120/70. A medida 19 polegadas significa maior diâmetro que permite superar buracos ou valetas com mais segurança. Outro ganho é a enorme gama de pneus oferecidos por diversas fabricantes. Ou seja, se quiser instalar um pneu on-off para enfrentar trechos mais “cascudos”, não é mais necessário apelar para adaptações bizarras e caras.

Primeiras impressões

Versátil e boa de curva

Serra da Mantiqueira/SP - Por conta do novo tamanho da roda dianteira, curso de suspensão e vão livre do solo, o banco ficou mais alto, passando de 81,2 para 83,5 centímetros. A fabricante alterou a espessura da camada de espuma e o tornou mais estreito nas laterais. “Com isso, o piloto de menor estatura ainda consegue apoiar os pés com facilidade”, informou Alfredo Guedes Jr., engenheiro da Honda, durante a apresentação do novo modelo. Outro fator importante para o uso em estradas de terra é o curso de suspensão e a distância livre do solo, nos dois itens houve melhoras na versão atual. Na dianteira, por exemplo, o curso passou de 140 milímetros para 150 milímetros, enquanto a traseira passou de 118 milímetros para 135 milímetros. Com essas mudanças, a distância livre do solo também aumentou de 170 milímetros para 193 milímetros.

O câmbio de 6 marchas agora usa embreagem deslizante assistida, que permite engates mais fáceis e evita trepidações da roda em reduções de marchas mais bruscas, como acontecia na “antiga” CB 500X. O acionamento do manete de embreagem ficou mais macio, evitando o cansaço principalmente no “anda e para” do trânsito travado. Em longas viagens, outro item que pode ser a diferença entre o cansaço e o conforto é a proteção aerodinâmica. A nova CB 500 ganhou um para-brisa mais largo e 11 centímetros mais alto que pode ter sua posição alterada mudando a fixação na base. Já o novo painel (estilo blackout) permite visualizar autonomia, consumo e distância a ser percorrida com a gasolina disponível no tanque (com capacidade para 17,1 litros). Outra informação legal é a marcha engatada e o shift-light, que orienta para as trocas (sem este ‘de marchas’) de acordo com a rotação do motor.

É inegável que a nova CB 500X está com a cara mais aventureira, isso graças ao para-brisa mais alto e às linhas angulosas. Com as mudanças, o modelo ganhou 2 quilos, passando de 181 para 183 quilos (a seco). O preço da nova versão da CB 500X é de R$ 28.900 (sem frete) com garantia de três anos e o serviço Honda Assistence, uma assistência de vinte e quatro horas, válida para todo o Brasil e países do Mercosul. Quem tem essa grana toda e ficou apaixonado pela moto, ainda tem a opção de fazer uma compra programada via consórcio. No caso da CB 500X, com plano de setenta e dois meses, a parcela sai por R$ 523,96 (total do bem: R$ 30.735). A previsão é de sete contemplações por mês.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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