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Confira dicas e novidades sobre motos

Honda CB4X deve se tornar um modelo de produção e como ficou o mercado no mês passado

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Na real

Depois de chamar a atenção como moto-conceito no estande da Honda no Salão de Milão do ano passado, a CB4X deve se tornar um modelo de produção. Pelo menos é o que indicam os registros de patentes feitos pela marca japonesa na Europa. Desenvolvida sob o tema “diversão sete dias por semana”, a CB4X nasceu nas pranchetas do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda em Roma (Itália), combinando elementos de motos esportivas e touring. O conceito deve dar origem a uma nova aventureira esportiva com quatro cilindros, baseada no motor de 649 cm³ e 95 cavalos de potência da linha CB 650. O mero registro do design não significa que o modelo será lançado, mas a CB4X leva todo o jeito de estrear em breve no nicho crossover, mesclando elementos de esportivas com o conforto de motos trail, e tem crescido em todo o mundo.  

Despencou geral

Março já tinha sido um mês bem ruim no mercado brasileiro de motocicletas, por ter sido parcialmente afetado pelo isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, mas abril foi pior. Os números de emplacamentos de motocicletas zero-quilômetro caíram fortemente, segundo os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). De acordo com a entidade, abril registrou apenas 28.256 emplacamentos. Na comparação com março, a queda foi de nada menos de 62,5%. No terceiro mês do ano, foi registrada a comercialização de 75.394 unidades. Na comparação com abril de 2019, que teve 93.380 emplacamentos, a queda foi de 69,7%. No acumulado de vendas de 2020 até abril, foram registrados 275.174 emplacamentos. Na comparação com igual período de 2019, com 352.099 unidades, a retração foi de 21,8%. Para se ter uma ideia da dimensão dessa queda, a Honda registrou em abril 22.870 unidades vendidas no total. Esse é o número de vendas mensais habitual da campeã de vendas CG 160, que em abril emplacou apenas 7.882 unidades.

Linhas que matam

Para os motociclistas, o perigo pode vir do céu, principalmente nas regiões mais afastadas dos centros urbanos, nas periferias e perto de rodovias. Nessas regiões, muitos jovens e crianças, que, em virtude do fechamento das escolas causado pela pandemia do coronavírus, estão nas ruas soltando pipa. O uso do cerol em linhas de pipas, a conhecida mistura entre cola e vidro, é proibida em muitos Estados. Tais linhas podem causar ferimentos graves nos pilotos. Um importante aliado dos motociclistas (profissionais ou não) é o uso das tradicionais antenas corta-pipa, que custam de R$ 10 a R$ 50. Outra opção é o protetor de pescoço, que em sua fabricação usa neoprene e cabos de aço flexíveis. No protetor, os preços variam de R$ 50 a R$ 80. (colaborou Aldo Tizzani/“MinutoMotor”)

Sempre “esperta

Para enfrentar a pandemia do coronavírus, alguns serviços essenciais são feitos por motociclistas, incluindo policiais, socorristas, motofretistas e entregadores de delivery. Há ainda médicos e enfermeiros que vão para seus locais de trabalho em duas rodas. para quem não faz parte dessa “tropa de elite”, o que fazer para manter a moto “viva” na garagem e pronta para a próxima aventura? Em tempos de isolamento social, confira as dicas:

1) Deixar a moto no cavalete central. Pneu murcho apoiado no chão pode causar deformidades na banda de rodagem. 

2) Se a “motoca” for carburada, fechar a torneira de combustível. Deixar a moto ligada até esgotar a gasolina e o motor “apagar”. Assim, o carburador estará seco, reduzindo o risco de entupimento do sistema com combustível estragado.

3) Se a moto estiver equipada com injeção eletrônica, o recomendado é ligar uma vez por semana. Dessa forma, o combustível circulará. Além do combustível, moto ligada mantém a lubrificação do motor. Em função dos procedimentos anteriores, a bateria também não se descarregará.

4) Ao ligar a moto, manter a aceleração por alguns instantes. Repetir o procedimento algumas vezes. Marcha-lenta não carrega a bateria.

5) Lubrificar a corrente.

6) Aproveitar o tempo de isolamento social para deixar jaqueta, calça, luvas e botas ao Sol. Uma lavagem é o ideal. Normalmente, basta retirar as proteções e colocar os equipamentos na máquina de lavar com sabão neutro. 

7) Cuidado especial também com o capacete: limpar bem a viseira (com álcool) e o casco, que pode receber até cera automotiva. Aproveitar para lavar o forro. Atenção: capacete não se compartilha, principalmente em tempos de coronavírus. (colaborou Aldo Tizzani/“MinutoMotor”)

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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