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Confira dicas e novidades sobre automóveis

A volta do Mustang Mach 1; e o M340i xDrive Sedan desembarca no Brasil

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Mercado convalescente

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou nesta terça-feira, 2 de junho, os números de vendas de carros e comerciais leves relativos a maio deste ano. Com a logística de vendas um pouco mais normalizada, houve um crescimento de 10,29% em relação a abril, com o emplacamento de 56.639 unidades no quinto mês de 2020. Ante maio do ano passado, a queda abrupta foi de 75,81%. No acumulado de janeiro a maio, foram comercializadas 640.525 unidades entre os dois segmentos, um recuo de 38,14% sobre as 1.035.427 do mesmo período de 2019. No “top ten” dos modelos fabricados no país, a Fiat Strada, nos últimos suspiros da antiga geração da picape compacta, se destacou em maio com a terceira posição, com 1.983 emplacamentos. A liderança permaneceu com o Chevrolet Onix, com 3.296 exemplares vendidos, ainda muito distante das cerca de 20 mil unidades que o compacto tinha mensalmente nos seus melhores tempos. O Hyundai HB20 ficou em segundo, com 2.218 unidades, seguido pela Strada, pelo Renault Kwid (1.818), pelo Fiat Argo (1.768), pelo Ford Ka (1.719), pelo Chevrolet Onix Plus (sedã) (1.681), pela Fiat Toro (1.662), pelo Volkswagen Gol (1.616) e pela Toyota Hilux (1.444). No ranking das fabricantes, a General Motors continuou em primeiro, com 9.968 emplacamentos em maio nos dois segmentos e uma participação de mercado de 17,60%, acompanhada pela Fiat (8.773 e 15,49%), pela Volkswagen (8.771 e 15,49%) – empate técnico entre as duas montadoras -, pela Toyota (4,645 e 8,20%), pela Hyundai (4.523 e 7,99%), pela Renault (4.413 e 7,97%), pela Ford (4.420 e 7,80%), pela Jeep (2.577 e 4,55%), pela Honda (2.433 e 4,30%) e pela Nissan (1.512 e 2,85%). Mais uma vez, no entanto, a liderança de fato é do Grupo FCA, com o emplacamento de 11.360 automóveis somando os da Fiat e os da Jeep, com 20,04% de “market share”.

A volta da lenda

Para reviver o famoso cupê fastback que estreou na primeira era dourada dos “muscle cars” no final da década de 60 nos Estados Unidos, a Ford anunciou a volta do Mustang Mach 1. O carro deve ser lançado ainda este ano no mercado norte-americano como modelo 2021, oferecendo aos fãs do superesportivo o máximo de desempenho com o motor 5.0 V8, naturalmente aspirado. “O Mach 1 tem um lugar especial na história do Mustang, e chegou a hora da edição especial assumir o primeiro lugar em termos de desempenho com motor 5.0 V8. Como o original, o novo Mustang Mach 1 será fiel a sua herança, trazendo um visual único e o melhor desempenho na pista de todos os tempos”, promete Dave Pericak, diretor da Ford Icons. O Mach 1 estreou em 1969 e imediatamente conquistou seu lugar na linha Mustang, com desempenho e dinâmica aprimorados usando a suspensão do GT. Nos anos seguintes, o Mach 1 ganhou aprimoramentos em relação ao Mustang GT, com preço mais acessível que as versões Shelby e Boss. Dois anos depois da estreia, além de ficar mais comprido e largo que o original, o Mach 1 recebeu suspensão de competição e mais opções de motores. Em 1974, passou novamente por grandes mudanças, sendo redesenhado pela primeira vez como um hatchback. Essa geração do Mach 1 foi produzida durante cinco anos e, para aprimorar ainda mais a dirigibilidade, oferecia o kit opcional de suspensão “Suspension Rallye”. O Mach 1 retornou como anos-modelo 2003 e 2004, combinando mecânica moderna com elementos nostálgicos de design dos anos 70. Sua suspensão exclusiva, com freios a disco dianteiros Brembo maiores, garantiu mais desempenho na pista. O visual também foi destacado com spoiler e faixa no capô em preto fosco.

Fúria alemã

O mais potente representante da consagrada família Série 3 da BMW está disponível de novo no Brasil. Trata-se do M340i xDrive Sedan, produzido em Munique, na Alemanha, que desembarca no mercado brasileiro com um “powetrain” de fazer inveja e pelo preço de R$ 426.950. Feito exclusivamente para o M340i, o motor 3.0 M TwingPower Turbo de seis cilindros em linha tem potência de 387 cavalos e torque de 51 kgfm, combinado à tração integral e à transmissão Steptronic Sport de 8 marchas, com possibilidades de trocas sequenciais em “paddles shifts” localizados atrás do volante. Segundo a marca alemã, o esportivo acelera de zero a 100 km/h em 4,4 segundos e pode chegar à velocidade de 250 km/h, limitada eletronicamente. Na rede de concessionárias do país e no Instagram @bmwdobrasil, com cinco opções de cores externas e três de acabamento interior, para ter acesso ao M340i vale sempre o reforço que o cliente deverá agendar previamente a visita à loja, via telefone, WhatsApp ou redes sociais, de forma a favorecer as atividades vigentes de distanciamento social. “O histórico, clássico e detentor de um prazer único de dirigir um Série 3 ganha ainda mais esportividade, tecnologia, exclusividade e agora a personalidade de um BMW M. Esse modelo chega para reforçar o sucesso da série ‘First Edition’ que esgotou as unidades antes do lançamento e para complementar a gama global também no país”, explica Roberto Carvalho, diretor-comercial da BMW do Brasil.

Ofertas de ocasião

A Mercedes-Benz anuncia condições especiais para a compra dos modelos Classe C e GLA em sua rede de concessionárias no Brasil. A campanha “The Best Now” traz uma nova opção para o financiamento Flexibility, que conta com taxa diferenciada de 0,79% financiada pelo Banco Mercedes-Benz para os clientes interessados nos modelos C 180 ano/modelo 2019/2019 nas versões Avantgarde e Exclusive e GLA 200 Advance ano/modelo 2019/2020. Com entrada de 49% e parcelamento sugerido de até vinte e quatro prestações, a campanha oferece as três primeiras parcelas gratuitas aos clientes, manutenção por dois anos, parcela final balão de 50% e valorização do seminovo do cliente. O C 180 e o GLA 200 Advance podem ser encontrados em toda a rede de concessionárias do país com preços de R$ 169.900 e R$ 179.900, respectivamente. A campanha tem validade até o dia 30 de junho, ou enquanto durarem os estoques.

Algo a mais

O Citroën C1 colocou a sua silhueta nas mãos do designer francês Jean-Charles de Castelbajac para criar uma série especial topo de linha do pequeno citadino. Nessa série denominada C1 JCC+, o criador francês recorreu ao universo da moda e do “lifestyle” para enriquecer as formas do C1 e dotá-lo de um estilo para captar as atenções na paisagem urbana. O C1 JCC+ é repleto de contrastes, com acabamentos específicos e a aplicação sutil da assinatura colorida do designer nas coberturas dos retrovisores e nos centros das rodas. Conta ainda com itens de conforto como climatização e comutação automáticas, assim como elementos de estilo como a carroceria biton com teto Preto Caldera, alargamentos e acabamentos bordados específicos. Integram seis sistemas de ajuda que facilitam a condução nas cidades, incluindo a câmara de ré. Com apenas 3,46 metros de comprimento, o carro tem motor VTi de três cilindros com 72 cavalos de potência.

Sem perder o pique

A Caoa Chery retomou a produção na fábrica de Jacareí (SP) de maneira gradual no dia 1º de junho. As atividades presenciais da unidade estavam interrompidas desde 23 de março, devido à pandemia do coronavírus. Nesse retorno, a saúde e a segurança dos empregados são as principais preocupações da montadora, que adotou medidas rígidas de prevenção para garantir a integridade de todos os trabalhadores, conforme orientações das entidades de saúde. “Sabemos da importância deste momento de retomada para os nossos empregados. Nosso foco, desde o início da pandemia, é garantir que todos estejam em segurança para fazer seu trabalho”, ressalta Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery. A retomada das atividades em Jacareí marca ainda a preparação para o lançamento de dois veículos no Brasil. De acordo com o CEO da marca, os produtos devem chegar em breve ao mercado nacional. “Um deles será produzido em Jacareí e outro, em Anápolis (GO). Sabemos da importância de seguirmos com o nosso cronograma de lançamentos neste momento de recuperação, para que possamos continuar crescendo. Por isso, o mercado pode esperar por dois modelos extremamente competitivos e marcados pela qualidade, tecnologia e pelo design”, afirma Alfonso.

Limpeza e preservação

Neste período de quarentena imposto pelo coronavírus, é comum que veículos fiquem parados por mais tempo. Apesar de se utilizar os carros e as motos com menos frequência, é importante o dono tomar alguns cuidados para preservar a pintura da melhor maneira possível. Para isso, a divisão de repintura da PPG dá quatro dicas de como se cuidar da “estampa” do veículo nesse período:

  • Encontrar o melhor lugar para estacionar - o local onde o veículo ficará estacionado é o primeiro quesito para preservar sua pintura. O ideal é ter um espaço coberto e com sombra para evitar a incidência direta de intempéries climáticas.
  • Escolher uma capa de proteção adequada - ela pode ajudar a evitar contaminação à pintura enquanto o carro ou a moto estiverem parados. No entanto, é importante que o material seja adequado para o uso e de acordo com o ambiente. Se o veículo ficar exposto em local sem cobertura, o bom é se investir em uma capa impermeável.
  • Utilizar produtos específicos para lavar o veículo - escolher um sabão de pH neutro, sem gasolina, álcool ou solventes. Após a limpeza, é importante secar o veículo com panos para evitar o acúmulo de novas sujeiras e manchas na pintura.
  • Não exagerar no polimento - para que a vida útil da pintura seja prolongada, uma boa dica é não exagerar nesse procedimento. Se utilizado com frequência, o polimento não ajuda tanto na conservação da pintura quanto se imagina. Esse cuidado vale para veículos de todas as cores, inclusive os brancos.

 

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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