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Coluna com dicas e novidades
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Salão Moto Brasil no Parque Olímpico (RJ).

Motos na rota do Rio
Um dos principais eventos de duas rodas do país, o Salão Moto Brasil chega à décima edição, que acontecerá de 28 a 31 de maio no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, na Zona Oeste carioca, no mesmo espaço aberto com mais de 60 mil metros quadrados e amplo estacionamento da edição do ano passado. Além de visitar os estandes das fabricantes, nos quais as principais marcas mostrarão suas motos, o público poderá experimentar motos de baixa cilindrada, modelos elétricos e scooters de diferentes marcas na pista de test-ride Mobilidade Urbana. Outra atração é a pista de Flat Track, na qual pilotos testam suas habilidades em um circuito oval de terra e lama. Empresas de customização, peças e acessórios terão estandes com os últimos lançamentos do segmento. Espaços para moto clubes também estão confirmados e motos e triciclos poderão estacionar gratuitamente no evento. Os visitantes terão à disposição food trucks com cardápios variados, área reservada para as crianças se divertirem e o exclusivo Espaço da Mulher Motociclista. O evento será “pet friendly” e será possível passear com cães ou gatos ou deixá-los em uma área especial para se divertirem ou descansarem. Bandas do cenário roqueiro se apresentarão ao vivo e também acontecerá o quarto Festival de Jazz & Blues. As vendas começaram pelo site www.salaomotobrasil.com.br/2020/ingressos. Além do ingresso normal para um único dia, o visitante pode optar pelo passaporte ou por combos promocionais que incluem entrada, camisa oficial e copo ecológico do SMB. Os preços promocionais começam em R$ 15 e podem ser adquiridos até 31 de janeiro. Em fevereiro, os bilhetes terão preços a partir de R$ 20.

Fábrica de patinetes Drop

Patinetes da Amazônia
A Drop inaugurou a primeira fábrica brasileira de patinetes elétricos na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, fruto de um investimento de R$ 4,2 milhões. A fábrica está apta a produzir até 120 mil unidades por ano, mas a produção inicial está prevista para 13 mil patinetes anuais. A empresa já iniciou a distribuição das primeiras unidades 100% nacionais em mais de mil pontos de venda espalhados pelo país. Os patinetes serão produzidos em CKD com peças importadas de fabricantes da China e cerca de 20% de itens nacionais. Neste primeiro momento, serão fabricados na Zona Franca de Manaus dois modelos: o GO-08 (350 watts de potência e 36 volts) e o GO-10 (450 watts e 48 volts). Ambos são leves e portáteis e foram especialmente “customizados” para as condições de piso brasileiro. Segundo a Drop, tanto o GO-08 quanto o GO-10 têm as maiores rodas do mercado (respectivamente, de 8 e 10 polegadas, ante 6 polegadas da maioria dos patinetes de aluguel), além de oferecerem potência e autonomia superiores aos concorrentes similares. As rodas dos patinetes Drop têm pneus calibráveis, o que possibilita dirigibilidade mais agradável em pisos irregulares. O GO-08 e o GO-10 têm componentes resistentes à água e estão equipados com painel digital (velocímetro, carga de bateria e seleção de potência) e freio a disco (rodas traseiras). Como itens de segurança, oferecem farol, luz de freio, campainha e retrovisores. Os patinetes atingem 25 km/h (velocidade limitada por lei) e garantem autonomia de até 30 quilômetros. O tempo de recarga total é de até quatro horas e os modelos suportam 120 quilos de carga máxima. O aplicativo dos patinetes Drop tem rastreador GPS, piloto automático, ajuste de potência, computador de bordo, bloqueador de senha e diagnóstico eletrônico de defeito. A Drop oferece garantia de um ano contra defeitos de fabricação e já mantém mais de duzentas oficinas credenciadas no Brasil. O modelo GO-08 chega ao mercado com preço sugerido de R$ 2.990. Já o GO-10 tem valor sugerido de R$ 3.990.

Pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP e do modelo 2020 da Ducati Panigale V4

Dupla italiana
O novo pneu de motocicleta Diablo Supercorsa SP é a terceira geração da réplica de corrida altamente popular da Pirelli, com perfil e estrutura quase idênticos aos dos pneus para pista seca que são usados em competições como o Campeonato Mundial de Superbike da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Graças às suas características, o novo pneu da Pirelli foi escolhido pela Ducati como equipamento original do modelo 2020 da sua Panigale V4, que acaba de ser apresentado oficialmente no circuito de Sakhir, no Bahrein. A máquina italiana superesportiva, em seu modelo 2018, foi a primeira moto a utilizar o novo Pirelli Diablo Supercorsa SP como equipamento original com a medida dianteira 120/70 ZR17 e 200/60 ZR17 na traseira. O perfil do novo pneu de trás aumenta o contato em ângulos de inclinação e adota o mesmo material SC2 utilizado para compostos de corrida de pista seca. O padrão da banda de rodagem de ambos os pneus apresenta a geometria “flash”, que otimiza o desempenho em pista, reduzindo o desgaste e a largura das ranhuras.

Altas expectativas
A produção de motocicletas no Brasil fechou 2019 em alta. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), de janeiro a dezembro do ano passado, foram fabricadas 1.107.758 unidades no Polo Industrial de Manaus (PIM), correspondendo a uma elevação de 6,8% ante as 1.036.788 unidades de 2018. Para este ano, a Abraciclo projeta novo crescimento. O volume total estimado para a produção é de 1.175.000 motocicletas, o que representaria avanço de 6,1% em relação a 2019. Caso a estimativa se confirme, 2020 será o terceiro ano seguido em que o segmento ultrapassará a marca de 1 milhão de unidades produzidas, comprovando o aquecimento contínuo de negócios no mercado de motocicletas. “É um resultado a se comemorar, mas também é importante lembrar que ainda assim estaremos bem distantes do nosso recorde de 2011, quando chegamos a 2,1 milhões de motocicletas produzidas no Brasil”, diz Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo. No acumulado de 2019, as vendas no atacado, ou seja, das fábricas para as concessionárias, somaram 1.084.639 de unidades, o um crescimento de 13,2% sobre o volume de 2018, de 957.764 motocicletas. Para 2020, a Abraciclo projeta para o atacado uma nova alta, de 5,7%, totalizando 1.147.000 unidades. No varejo, o crescimento de 2019 foi de 14,6%, com o licenciamento de 1.077.234 motocicletas – em 2018, foram 940.108 unidades. A estimativa para as vendas nas concessionárias indica alta de 5,8%, com o emplacamento de 1.140.000 motocicletas. O único segmento que registrou queda no balanço de 2019 foi o de exportação. No ano passado, a baixa foi de 43,3%, com 38.614 unidades embarcadas. Em 2018, foram 68.073 unidades. Para 2020, a previsão da Abraciclo é de nova queda, de 27,5%, com 28 mil unidades enviadas ao Exterior.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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