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Confira as dicas e novidades sobre automóveis

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Luxo oriental

A Lexus do Brasil anuncia a chegada da linha 2020 do SUV de luxo mais vendido do mundo, o RX 450h, o único modelo que ainda não estava disponível na versão híbrida no país. A marca de luxo da Toyota traz também novidades em segurança e conectividade para o sedã ES, comercializado no mercado nacional em sua versão 300h desde o final de 2018. Os modelos trazem o pacote Lexus Safety System, composto por itens de auxílio à condução que garantem mais proteção ao motorista e demais ocupantes do veículo. O RX 450h é equipado com um motor a combustão movido a gasolina de ciclo Atkinson, seis cilindros, 3.5L, com 262 cavalos de potência a 6 mil giros e torque de 34,2 kgfm a 4.200 rpm e dois elétricos – um dianteiro de 167 cavalos e outro traseiro de 68 cavalos, com uma potência combinada de 313 cavalos. Para aprimorar a experiência de condução, o RX 450h conta com transmissão Hybrid Transaxle, que proporciona aceleração mais linear, reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível. O RX 450h vem equipado com o sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno. Os preços dos modelos da Lexus são de R$ 381.990 para o RX 450h F-Sport, de R$ 371.990 para o RX 450h Luxury e de R$ 275.990 para o ES 300h Luxury. A Lexus conta com uma representação na cidade de São Paulo.

Uruguai sai na frente

Em Montevidéu, a Chery uruguaia promoveu a apresentação oficial do Tiggo 8, tido como o SUV mais importante da fabricante chinesa, tanto pelo tamanho quanto por sua capacidade de desempenho, além de segurança, conforto e alto nível de equipamentos. Com 4,70 metros de comprimento, 1,86 metro de largura, 1,74 metro de altura e 2,71 metros de entre-eixos, é um dos poucos modelos do segmento com capacidade para até sete pessoas. O Tiggo 8 é equipado com motor 2.0 turbo de 167 cavalos de potência, acoplado à transmissão automática CVT de 6 velocidades. Inicialmente destinado apenas ao mercado uruguaio – mas com chegada ao Brasil prevista para este ano, com a marca Caoa Chery –, o SUV é oferecido no país vizinho a US$ 38.990 (cerca de R$ 195 mil). O Tiggo 8 tem teto de vidro panorâmico com cortina elétrica, estofamento em couro, apoio de braço central em ambos os assentos dianteiros, multimídia com tela de 10 polegadas, oito alto-falantes, ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras, volante multifuncional, controle de cruzeiro, assento do motorista com ajustes elétricos, sensor de chuva e de acendimento dos faróis, seis airbags, freios ABS com EBD e controle de tração e de estabilidade. (colaborou Luis Piedra-Cueva/ “Airbag”/Uruguai)

Carro do futuro

A Renault propõe sua visão para a mobilidade elétrica pessoal e compartilhável a partir de 2025 com o Morphoz, que reconhece a aproximação do motorista e lhe dá boas-vindas. O carro foi criado com base na futura plataforma modular elétrica CMF-EV da Aliança Renault-Nissan, para oferecer várias configurações de potência, capacidade, experiência a bordo e volume do porta-malas. “Audacioso pela modularidade, inovador em termos de design, centrado no ser humano pela capacidade de facilitar o compartilhamento e as interações, o conceito Morphoz representa a nova filosofia do design da Renault. A tecnologia em todas as suas formas – design, inteligência embarcada, conectividade e layout interno – oferece uma nova experiência de condução para todos os usuários do veículo, tanto no dia a dia quanto no fim de semana e nas férias. O Morphoz é uma verdadeira experiência para se curtir”, comemora Laurens van den Acker, diretor de Design Industrial do Grupo Renault.Com comprimento de 4,40 metros ou 4,80 metros, conforme o modo de utilização, largura de 2 metros e altura de 1,55 metro, o conceito Morphoz é um crossover com linhas ao mesmo tempo esticadas e sensuais. O design associa atributos de sedãs, SUVs e cupês.

Novidade a caminho

A Volkswagen divulgou mais alguns detalhes do Nivus. O “SUV do Polo” terá uma nova central multimídia com sistema “VW Play”, dispositivo que dá acesso a streaming e outros serviços, embora a marca alemã não tenha antecipado todas as especificações do sistema inédito. Já se sabe que o Nivus terá uma série de equipamentos interessantes, como o sistema de estacionamento autônomo e um novo padrão de volante, semelhante ao adotado na nova geração do Golf, lançada na Europa em outubro do ano passado. Confirmado para o primeiro semestre de 2020, o Nivus intensificou seus testes finais e foi flagrado em algumas ruas brasileiras, naturalmente, camuflado. Segundo a Volkswagen, “o modelo será um divisor de águas para a empresa no Brasil”. No terreno das suposições, o Nivus poderá ter o conjunto mecânico do T-Cross, com motores 1.0 e 1.4 turbinados e câmbio automático de 6 marchas. Além de estrear o novo logotipo da Volkswagen no mercado brasileiro, o grande diferencial do Nivus estará no visual de apelo mais esportivo.

“Amaranger”

Na convenção anual do Grupo Volkswagen, na Alemanha, Herbert Diess, CEO da marca, adiantou um esboço do que poderia ser a nova geração da picape Amarok, o primeiro veículo da futura nova parceria da fabricante da Alemanha com a Ford, voltada mais para veículos comerciais, bem diferente da joint venture Autolatina, existente de 1987 a 1996 entre as duas montadoras para o desenvolvimento conjunto de veículos para o Brasil e para a Argentina. No plano da Volkswagen e da Ford, a Amarok e a Ranger seriam desenvolvidas conjuntamente, a partir de 2022. Atualmente, as duas picapes médias são produzidas na Argentina para o mercado da América Latina. Pela expertise da Ford em fabricar picapes – a F-150 é o veículo mais vendido nos Estados Unidos há muito tempo –, seria uma boa chance para a Amarok deslanchar de vez e conquistar novos fãs.

Proteção de fábrica

A Volvo Car Brasil oferece a partir deste mês a possibilidade de compra do veículo blindado de fábrica diretamente na concessionária, com todos os documentos e certificações inclusos. O projeto foi desenvolvido em parceria com a EDAG e a Carbon Blindados, considerada uma das mais especializadas nesse tipo de proteção de veículos civis e líder de mercado no Brasil. Para tornar o processo mais eficiente, foram feitas melhorias na aplicação de materiais selecionados com novo posicionamento e sobreposição, redimensionamento dos vidros, instalação de molduras de aço balístico reforçando as portas, proteção extra contra disparos em diferentes ângulos e reforço nos mecanismos de levantamento de vidros e tampa do porta-malas para garantir a funcionalidade. Com cobertura completa de todos os componentes durante todo o período de garantia do veículo, a blindagem é certificada no Brasil e os modelos XC40, XC60 e XC90 blindados já estão disponíveis para compra em todas as concessionárias da marca. “Estamos orgulhosos em oferecer mais esse serviço a nossos clientes. Fizemos um grande trabalho de pesquisa e desenvolvimento para chegar a um novo patamar de blindagens no Brasil, trazendo ainda mais segurança, sem afetar todas as características dos nossos veículos”, explica João Oliveira, diretor-geral de Operações e Inovação da Volvo Car Brasil.

Ar bom e fresco

O sistema do ar-condicionado do carro entra em operação de resfriamento quando o motorista aciona o “A/C” com o veículo ligado. É o funcionamento do motor que movimenta o compressor, responsável pela circulação do gás no circuito. Os sistemas atuais têm o gás R-134 A, que não agride a camada de ozônio, diferentemente do gás Freon R-12, à base de CFC (clorofluorcarbono) utilizado no passado. Para o bom funcionamento do ar-condicionado no calor, é recomendável que sejam abertas as janelas para expulsar a grande massa de ar aquecido “aprisionado” no carro sob o Sol. Assim, o resfriamento da temperatura virá com maior rapidez. Quando o ambiente já estiver resfriado, é hora de fechar os vidros por completo. Se o veículo for ficar parado por muito tempo, sem uso, é importante se ligar o ar-condicionado pelo menos uma vez a cada quinze dias, para o sistema fazer a circulação do gás em toda a sua linha de operação. Com o passar dos anos, é necessário se fazer a troca do filtro antipólen e solicitar a limpeza dos dutos para não obstruir a passagem de ar e evitar a proliferação de bactérias no sistema. Em caso de pouca eficiência do ar-condicionado, deve-se verificar, em um local especializado, a carga de gás e eventuais vazamentos no sistema.

LANÇAMENTO

Nova S10 chega mais potente e inicia sua pré-venda com preço a partir de R$281.900

Com três versões inicialmente, a picape tem motor mais potente que o anterior e novo câmbio automático de 8 velocidades

05/04/2024 17h50

Nova S10 High Country tem preço a partir de R$302.900 Foto: Divulgação

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Já era esperada desde o início do ano, e depois de diversos flagras, a Chevrolet mostrou a picape sem disfarces. 
A montadora já divulgou que terá versão cabine simples e no chassis, porém, a pré-venda é somente para Z71, LTZ e High Country inicialmente, em breve as outras versões estarão disponíveis para venda, inclusive com desconto para frotista e produtor rural. 
 

A traseira da S10 ficou robusta, lembrando a Silverado

As mudanças começam pelo design e se estendem ao conjunto mecânico, bem como ao pacote tecnológico e de conectividade. O interior foi revisado, com a inclusão do novo sistema multimídia Chevrolet MyLink, combinado com o painel de instrumentos digital.

“O segmento de picapes é o que mais cresce no Brasil; um a cada cinco veículos vendidos no país tem caçamba. A Nova S10 estreia como o modelo mais inovador desta categoria e ainda tem a chancela da Chevrolet, líder global no desenvolvimento de caminhonetes”, destaca Paula Saiani, diretora de Marketing de produto da GM América do Sul.

Toda a linha 2025 vem equipada com o novo motor Duramax 2.8 turbodiesel de 207 cavalos e pacote off-road. Outra novidade é a oferta da transmissão automática de oito marchas. 

A estreia da Nova S10 completa a renovação do portfólio de picapes da Chevrolet, composto pela Nova Montana (médio-compacta) e a Nova Silverado (full-size premium).

Z71 a partir de R$281.900

A versão Z71, a grade, retrovisores e maçanetas são pretos, as lanternas escurecidas, estribo e santantônio tubulares e pneus de uso misto.
Versão Z71 tem um estilo mais fora de estrada

LTZ a partir de R$292.800

Na LTZ, o acabamento é mais sóbrio, com elementos na mesma cor da carroceria e rodas com acabamento exclusivo.

LTZ tem um estilo monocromático

High Country a partir de R$302.900

Já a High Country diferencia-se pelo santantônio esportivo e cromados bem ao estilo norte-americano.

A versão tipo, High Country já destaca os cromados

Para o motorista, as novidades começam pelo volante, da mesma família da Silverado. Além da tradicional regulagem de altura, agora a coluna de direção tem ajuste de profundidade.

A nova S10 herda também o conceito de cockpit virtual, presente em lançamentos globais da General Motors. Entretanto, o conjunto traz recursos exclusivos para a caminhonete.


 

A nova geração do motor Duramax 2.8 turbodiesel de quatro cilindros traz avanços de hardware e software, leva a picape aos 100 km/h em 9,4 s. 

 De acordo com o Inmetro, a Nova S10 automática a diesel percorre 11,4 km/l na estrada e 9,5 km/l na cidade, médias até 13% melhores.

O motor, que agora entrega 207 cavalos e 52 kgfm de torque, trabalha em conjunto com uma transmissão automática sequencial de oito marchas. O novo câmbio AT8 de última geração é o mesmo que equipa a Colorado norte-americana, porém, com calibração customizada para o uso que o brasileiro faz deste tipo de picape.

Pode se dizer que agora a S10 está páreo para a briga. 

 

 

Delivery com atitude

Peugeot mostra as novidades em sua linha 2024 de veículos utilitários

A marca aproveitou a Smart City Expo Curitiba para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável

02/04/2024 09h37

Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários Divulgação

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O Smart City Expo Curitiba foi realizado nos dias 20 e 22 de março na capital paranaense e reuniu especialistas de várias áreas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e as pessoas.

A Peugeot aproveitou o evento para reforçar sua atuação na criação de uma mobilidade cada vez mais sustentável e para divulgar as estratégias relacionadas a sua linha de veículos utilitários leves, que inclui a multivan compacta Partner Rapid (flex), o furgão médio Expert (a combustão ou elétrico) ou as três variações do furgão grande Boxer (em versões cargo, furgão e agora minibus).

A Peugeot é atualmente a quarta marca que mais vende vans comerciais no mercado brasileiro, com veículos térmicos e elétricos – com quase 20% de participação desde 2022 no segmento de vans elétricas.

Além de sua gama de produtos, a Peugeot oferece aos clientes a possibilidade de mais de 17 tipos de personalização de seus utilitários por meio de versões transformadas com parceiros homologados pela montadora – disponibiliza de ambulâncias a veículos refrigerados.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Uma das novidades da marca francesa é o lançamento de sua nova plataforma de conectividade para frotas, batizada de MyPeugeot PRO (powered by UConnect Stellantis).

E a novidade chegará ao mercado por meio do Peugeot Boxer, modelo 2024/2024 – o primeiro veículo da marca francesa com módulo de telemetria embarcado –, o que lhe garante conectividade de série e original de fábrica.

Com uma ofensiva consistente no segmento de veículos utilitários leves (VULs), a Peugeot pretende agora oferecer praticidade ao cliente profissional.

O MyPeugeot PRO é uma ferramenta digital de gestão de frotas que traz vários benefícios e funcionalidades.

A plataforma entrega um grande número de dados em tempo real, o que possibilita melhor tomada de decisões, maior controle de fluxo, otimização de atividades, aumento de produtividade e, por consequência, mais rentabilidade para o negócio – independentemente do porte.

As funcionalidades se concentram em quatro pontos centrais: gestão de frotas, rastreabilidade, recuperação veicular e comportamento do motorista, fornecendo relatórios completos para cada um deles.

O MyPeugeot PRO está disponível para os proprietários do Boxer a partir do modelo 2024/2024 sem qualquer custo adicional nos primeiros 12 meses, e a ativação da ferramenta é rápida e sem complicações.

Com isso, a marca espera contribuir com a otimização de gastos operacionais e o Custo Total de Propriedade, além de fortalecer a relação de confiança com seus clientes profissionais.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação 

Outra novidade da marca francesa no Smart City Expo Curitiba foi a Partner Retrofit, uma unidade da multivan Partner resultado do projeto em parceria com o programa Senai A3 do Rota 2030, que visa a conversão de veículos comerciais leves a combustão para propulsão 100% elétrica, assegurando a qualidade da transformação por meio do uso de equipamento com parceiros homologados pela fábrica.

A proposta representa uma solução de mobilidade sustentável, com emissão zero e acessível.

O processo de conversão passa por algumas etapas, incluindo o estudo do produto, a remoção do “powertrain” a combustão, a instalação do kit de transformação e do conjunto de baterias no compartimento de carga (para evitar adaptação da estrutura).

Depois, faz testes para identificar os principais fatores técnicos e econômicos envolvendo os componentes dos veículos. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a iniciativa conta com parceria das empresas WEG e FuelTech.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

Desde dezembro de 2021, o e-Expert, primeiro utilitário 100% elétrico da Peugeot no país, tornou-se um importante passo da ofensiva elétrica da marca do leão no Brasil.

Com 330 quilômetros de autonomia (pelo ciclo WLTP) e 289 quilômetros (pelo Inmetro) e muita versatilidade, o modelo constitui uma oferta diferenciada no segmento de furgões médios.

O visual da versão 100% elétrica é basicamente o mesmo dos demais integrantes da linha.

Externamente, a mudança está na introdução do ponto de recarga, enquanto na lateral esquerda da carroceria, um monograma indica se tratar de um veículo elétrico.

O modelo é atualmente um sucesso comercial entre os clientes que buscam zerar as emissões de sua frota.

Tem como base a plataforma modular de multienergia EMP2, o que permitiu preservar o volume útil da versão a combustão, pois a bateria foi colocada abaixo do assoalho do veículo.

O utilitário é oferecido em versão única, com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e conversor de 11 kW trifásico.

A energia entregue pelas baterias também é responsável pelo desempenho dos equipamentos disponíveis no modelo.

Em carregadores DC de 100 kW, o modelo consegue fazer sua carga em 45 minutos (de zero a 80% da bateria).

O motor elétrico do e-Expert gera 136 cavalos de potência (100 kW) e 26,5 kgfm de torque imediato.

O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco”, voltado para o consumo de energia, “Normal”, para um melhor compromisso entre autonomia e performance, e “Power”, que prioriza o desempenho utilizando o máximo de potência e torque.

Na linha Boxer, a novidade exposta no evento Smart City foi a versão minibus.

Com capacidade para 16 (na Executive) a 18 (na Comfort) pessoas, traz uma lista de equipamentos de série, com destaque para o ar-condicionado dianteiro e traseiro, o assistente de partida em rampa, o sistema start&stop e o controle de estabilidade.

A configuração Executive permitiu a elevação do assoalho na cabine dos passageiros para aumentar a área de bagagem, com capacidade para até mil litros.

O motor 2.2 Turbo Diesel BlueHDi, de 140 cavalos e 34,7 kgfm de torque, atende às normas do Proconve L7.

Peugeot 2024Novidades da Peugeot para sua linha 2024 de veículos utilitários - Divulgação

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