Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CAMPO GRANDE

Um jornaleiro na esquina da Afonso Pena com 14 de Julho

No cruzamento das duas vias, uma escultura pode homenagear a figura juvenil

1 JUL 15 - 00h:00THIAGO ANDRADE

Domingo pela manhã, o cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e a Rua 14 de Julho é um bom lugar para buscar informação. A concentração de jornaleiros na região já é um fato histórico e cultural em Campo Grande. Atualmente, uma escultura em bronze assinada pelo artista visual Ique Woitschach está sendo negociada com a prefeitura e poderá ocupar o local, tendo inauguração prevista para 26 de agosto.

Com apoio do vereador Edil Albuquerque, o projeto poderá vir a ser custeado por um fundo específico para ações deste tipo, vindo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc). “A realização desta escultura é um apoio para o turismo, principalmente agora, que novos atrativos surgem”, explica o vereador.

Em 30 de abril, foi aprovado o Projeto Autorizativo – autoria de Edil – em unanimidade pelos vereadores. Assim, com o apoio do Poder Legislativo, resta que a prefeitura realize os trâmites necessários para a viabilização da obra.

Segundo Edil, a proposta está sendo avaliada pelas equipes responsáveis na Prefeitura Municipal. Também está prevista uma entrevista com o autor e executor do projeto. Ique estará na cidade na próxima semana. “Estamos aguardando esse encontro para darmos continuidade. Ainda existe todo o processo burocrático a ser finalizado”, pontua o vereador. Caso seja autorizada, a previsão de entrega é de até 60 dias.

Ique Woitschach nasceu e viveu em Campo Grande até os 21 anos, quando deixou a cidade para morar no Rio de Janeiro. Lá, ele se mostrou um artista plural, atuando em áreas diversas, como jornalismo, animação, direção, produção de roteiros, etc. Como chargista, ele se estabeleceu na capital fluminense, onde também iniciou o trabalho com as esculturas de bronze. 

“O nível do trabalho realizado pelo Ique no Rio não deixa dúvidas de sua competência. Ter um trabalho desse artista na cidade é uma contribuição para nossa cultura e história”, comenta o vereador. 

Desde a primeira escultura, “O Corneteiro de Pirajá”, que fica em Ipanema, no Rio de Janeiro, Ique não mais parou. A lista apenas cresceu, com a inclusão de grandes nomes do mundo pop entre os retratados. Embora a lista incluía Pelé, Chacrinha, Renato Russo, entre outros, é a estátua de Michael Jackson que tornou o artista reconhecido mundialmente.

Ique imortalizou o rei do pop no bronze. A escultura fica no alto do Morro Dona Marta, local que serviu de gravação para o videoclipe da canção “They Don’t Care About Us”. Inaugurada em 2010, a estátua se tornou ponto turístico da cidade.

“Comecei a trabalhar com escultura para aprimorar minhas charges. Às vezes, eu não encontrava uma imagem que me desse uma boa visão do personagem que eu desenharia. Por isso, era preciso criar uma escultura”, explica o cartunista. O que era uma maneira de otimizar o trabalho acabou se tornando uma nova profissão. 

Mesmo depois de dez anos praticando-a, Ique afirma ainda sentir falta de ter uma de suas produções na cidade em que viveu. “É algo que nunca entendi, mas agora isso está sendo resolvido. Estou preparando um protótipo da escultura para apresentar ao prefeito e a outros representantes do poder público. Este é um trabalho em que vou colocar um carinho enorme”, comenta.

Com a escultura, Ique também descobriu uma maneira de tornar sua produção mais duradoura. “A charge na página do jornal é efêmera, mas uma estátua de bronze vai durar muito tempo. É uma homenagem que não se apaga”, ressalta o artista.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Confira o seu astral para este sábado
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para este sábado

Dica da semana: Brittany Runs a Marathon
Via Streaming

Dica da semana: Brittany Runs a Marathon

Confira o seu astral para esta sexta-feira
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta sexta-feira

Dica da semana: 'Pássaro do Oriente'
VIA STREAMING

Dica da semana: 'Pássaro do Oriente'

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião