Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

VIA STREAMING

Dica da Semana: “Merlí”

12 MAR 19 - 14h:01KREITLON PEREIRA, VIA STREAMING

Em 1971, durante a ditadura militar no Brasil, o ensino de Filosofia e Sociologia foi substituído por uma matéria chamada “Moral e Cívica” no currículo escolar. A troca foi uma forma a minimizar os questionamentos ao regime autoritário que o país vivia. Após quase 40 anos, já em um governo democrático, o Conselho Nacional de Educação entendeu que as escolas brasileiras careciam muito de uma dimensão crítica e, portanto, concederam a essas disciplinas o caráter de obrigatórias durante o Ensino Médio.

No entanto, até hoje perdura a noção errônea de que Filosofia e Sociologia são matérias descartáveis, devido à gradual desvalorização dos profissionais da área de Ciências Sociais. Dessa forma, fomentar o interesse dos alunos pela área se tornou um verdadeiro desafio, prontamente aceito por professores como o fictício Merlí Bergeron (Francesc Orella), de “Merlí”.

A série acompanha a história de um professor pouco convencional de Filosofia que, separado e desapropriado da própria casa, passa a morar com a mãe enquanto cuida de Bruno (David Solans), seu filho adolescente. A situação para o garoto não parecia poder piorar, mas quando seu pai é chamado para lecionar em sua classe, o relacionamento dos dois é constantemente posto à prova. Apesar do inicial desconforto da turma, a didática pouco ortodoxa de Merlí, que acredita que o ensino não deve ser limitado à sala de aula ou aos livros didáticos, rapidamente conquista os alunos, que o transformam em um verdadeiro confidente. Dessa forma, a Filosofia é desmistificada, pois essa ciência grega não deve pertencer somente aos eruditos, mas sim a todos que buscam pensar.

A produção é originalmente do canal catalão TV3, mas teve seus direitos de distribuição para América Latina e os Estados Unidos comprados pela Netflix. Com isso, todas as três temporadas sobre este professor pouco ortodoxo estão disponíveis por completo na plataforma e são dignos de maratona.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Anitta anuncia 1º álbum trilíngue e ironiza torcida negativa
KISSES

Anitta anuncia 1º álbum trilíngue e ironiza torcida negativa

Nova produção brasileira da Netflix retrata a Bossa Nova pela ótica feminina
A VOZ DAS MULHERES

Produção retrata a Bossa Nova pela ótica feminina

Dica da Semana:<BR> “Histórias Cruzadas”
INTENSO

Dica da Semana:
“Histórias Cruzadas”

Anitta grava com Ludmilla, Medina, Justin Bieber e Snoop Dogg
PARCERIA

Anitta grava com Ludmilla, Medina, Justin Bieber e Snoop Dogg

Mais Lidas