Correio B

VIROU NOTÍCIA INTERNACIONAL

A+ A-

'Me faz bonita, me faz única', diz
jovem que tem mancha no rosto

'Me faz bonita, me faz única', diz
jovem que tem mancha no rosto

M de Mulher

14/06/2017 - 21h00
Continue lendo...

Quando tinha apenas seis anos de idade, Mariana Mendes já tinha passado por três sessões pesadas de laser. O motivo? Com medo de que ela sofresse bullying, sua mãe tentava diminuir a aparência da marca de nascença que a filha trazia no rosto.

Os procedimentos, porém, não deram exatamente certo: além de a mancha ter continuado lá, ao longo da vida Mariana recebeu olhares tortos e se deparou com comentários desagradáveis o tempo todo. Confiante, porém, ela conta em entrevista ao tabloide britânico The Sun que isso nunca a incomodou – pelo menos não tanto quanto seus agressores gostariam.

“Eu não fico triste se alguém não gosta da minha mancha”, ela confessa. “Para mim, é como qualquer outra parte do meu corpo – então eu prefiro sempre me lembrar das vezes em que me elogiaram”.

Para a jovem de Patos de Minas, atualmente residente em Juiz de Fora, é justamente a marca, chamada tecnicamente de nevo melanocítico congênito, o que faz dela uma pessoa única. Não é inspirador?

Mariana trabalha como assistente de estilista e acumula mais de 10 mil seguidores em seu perfil do Instagram, onde comprova com suas fotos que, de fato, a mancha não atrapalha sua autoestima.

Em entrevista ao G1, ela conta ter sido um dia procurada por alguém com uma marca semelhante à sua. “Uma garota que tinha uma mancha no braço certa vez me procurou e disse que tinha muita vergonha daquele sinal e que tentava sempre usar roupas e acessórios para esconder”, conta. “Ela disse que viu fotos minhas e, como parecia que eu lidava muito bem com a situação, quis saber qual era o meu segredo, já que não teria como esconder a marca”.

Mariana contou então sobre a forma como encara a vida e as críticas. “A marca nunca me incomodou”, ela conta ao G1, “eu sempre a vi como uma coisa boa”.

Ela conta ainda estar sempre de olho na saúde da pele, fazendo exames periódicos para se certificar de que está tudo certo com o nevo melanocítico congênito.

Depois de ter sua história compartilhada em jornais e revistas nacionais e internacionais, como o The Sun, o Daily Mail, o Metro e o Globo, Mariana não deixa dúvidas: mais do que sua aparência, é hoje sua atitude perante a vida o que mais chama a atenção sobre ela.

 

ARTES VISUAIS

Exposição imersiva sobre Van Gogh chega a Campo Grande no dia 27

Sucesso em vários países, exposição imersiva sobre gênio holandês que revolucionou a pintura chega ao Shopping Campo Grande no dia 27, com superprojeções de alta definição em 360º; conheça um pouco da história e da importância do artista

15/04/2024 10h00

Frente a frente com Van Gogh: vida curta e atribulada e um estilo inconfundível que fez escola; mais de 500 mil pessoas já visitaram a mostra em outras 12 cidades brasileiras Foto: Camila Quaresma

Continue Lendo...

Da sarjeta para a celebridade, quase tudo em Vincent van Gogh (1853-1890) é impressionante. O artista holandês, mais conhecido apenas pelo sobrenome, produziu mais de duas mil obras em pouco mais de uma década, muitas já na fase final de sua vida curta.

Enfrentou a depressão e outros problemas de saúde antes de começar a pintar para valer, somente aos 28 anos, e, ainda antes de ficar famoso pela excelência de suas criações, brigou feio com Paul Gauguin (1848-1903), outro gênio das cores, seu amigo e influenciador.

Foi nessa briga, em meio a um surto, que Van Gogh decepou parte de sua orelha esquerda com uma lâmina. A essa altura, ele já apresentava quadros psicóticos e comportamentos delirantes há tempos, uma ciclotimia que está diretamente relacionada à tentativa de suicídio do pintor, que deu um tiro de revólver no peito em 27 de julho de 1890, falecendo dois dias depois em decorrência do disparo.

Casou-se com uma prostituta, que também daria fim à própria vida, em 1904, e que, como ele, era alcoólatra. Esse casamento recrudesceu a postura dos pais, então já bastante rigorosa, com Van Gogh.

Eles queriam que o pintor, seguindo a vocação do pai, que era pastor, seguisse os protocolos da religião protestante e de uma ascensão social mais pertinente à origem de sua mãe, que vinha de uma família rica. Mesmo com uma vida pessoal tão atribulada e cheia de pressão, o talento com o pincel foi sendo lapidado.

Van Gogh estudou sua arte em vários lugares da Europa, como Bélgica, França e Holanda, onde um primo, Anton Mauve, artista bem sucedido, o fez experimentar materiais como o carvão e o pastel e também o apresentou à técnica da aquarela.

Outro mestre foi Gauguin. O francês pós-impressionista apurou-lhe o investimento em um cromatismo vivaz e, talvez, na alegoria e no uso de linhas que ajudavam a chamar o espectador para dentro da tela.

Sem falar no irmão mais novo e benfeitor, Theo, cuja célebre troca de correspondência com Vincent, além do rico aspecto autobiográfico, traz lances reveladores do processo criativo e do pensamento do pintor sobre a arte. Van Gogh tinha ainda três irmãs, Anna, Elisabeth e Willemien, que também trocaram cartas entre si.

Essas correspondências, toda em língua holandesa, só vieram à tona em 2021, quando teve a sua tradução em inglês publicada, e joga novas luzes sobre a trajetória de Van Gogh, dos internamentos à cotação de sua obra.

VAN GOGH NO SHOPPING?

Na textura das grossas pinceladas, no vigor das cores e na surpresa de suas composições, entre outros atributos, Van Gogh destila uma figuração singular, que abre o campo da imagem literal para os gradientes da abstração com muita força.

Mas todo esse reconhecimento é deflagrado somente após a sua morte, deixando a Van Gogh uma posteridade na mesma cepa de gênios malditos ou subjugados pelo establishment de quando ainda estavam vivos, como Baudelaire e Kafka.

Essa identidade underground do pintor só aumenta a intriga – e a surpresa – com o formato, altamente tecnológico e midiático, de “Van Gogh & Impressionistas”, a mais recente mostra com os seus trabalhos; ou melhor dizendo, a partir de suas telas originais.

Para completar, a exposição se passa dentro de um shopping, que os fundamentalistas gostam de chamar de catedral do consumo. Foi assim em São Paulo, em Salvador, entre outras dez cidades brasileiras, e assim será na Capital Morena, a partir do dia 27, no Shopping Campo Grande.

A exposição aplica efeitos e movimentos de videografismo em obras consagradas, misturando arte e tecnologia em superprojeções em 360º, de alta definição, em paredões e outras instalações, ocupando uma área de 1.500m².

A ideia é prover um ambiente high-tech para proporcionar uma viagem imersiva e epidérmica no universo do pintor holandês, com passagem por obras unânimes, como os autorretratos, “A Noite Estrelada” (1889), “Quarto em Arles” (1888/1889), os “Girassóis” (1888/1889), “Amendoeira em Flor” e “Retrato de Dr. Gachet”, ambas de 1890.

A exposição também traz uma incursão na obra de quatro artistas impressionistas e pós-impressionistas, todos franceses: Claude Monet (1840-1926), Pierre-Auguste Renoir (1841-1919), Paul Gauguin e Paul Cézanne (1839-1906).

Um labirinto instagramável, curiosidades sobre a vida dos artistas, café temático, loja de suvenires e ateliê imersivo completam a mostra, que está sendo anunciada como de curta temporada em Campo Grande. A ideia é provocar a sensação de que o visitante está dentro das obras de arte.

“Exposições imersivas têm o poder de reinventar a experiência de apreciação artística, especialmente para aqueles menos familiarizados com arte, museus e galerias. Utilizando recursos tecnológicos e projeções em grande escala, essas exposições criam ambientes envolventes que tornam a arte mais acessível e emocionante”, explicou o artista visual e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Rafael Maldonado.

“Os espectadores não apenas observam as obras, mas se tornam parte delas, imergindo-se em cenários teatrais de luz, cores e formas. Essa abordagem amplia o alcance da arte, atraindo um público diversificado e proporcionando experiências sensoriais e emocionais únicas, mesmo disponibilizadas em espaços não convencionais”, completou Maldonado, que destaca a singularidade do trabalho do pintor holandês.

“Van Gogh é indiscutivelmente um dos artistas mais influentes e icônicos da história da arte. Sua vida tumultuada e sua incessante busca por expressão artística resultaram em uma obra inovadora, caracterizada por pinceladas intensas, cores vibrantes e temas emocionais profundos. Van Gogh não apenas revolucionou sua época, mas deixou um legado duradouro que continua a inspirar e fascinar pessoas em todo o mundo”, afirmou.

ENTENDENDO O GÊNIO

“É essencial que o público compreenda que Van Gogh não apenas retratava a realidade de forma objetiva, mas a interpretava de maneira emocional e subjetiva. Suas pinceladas e cores não são apenas elementos estilísticos, mas expressões de sua busca pela essência das coisas. Portanto, mesmo sem conhecimento prévio sobre história da arte ou técnicas artísticas, o público pode perceber que a arte de Van Gogh transcende a mera representação visual, refletindo a complexidade da condição humana”, propôs o artista e educador.

“O que distingue a pintura de Van Gogh é sua abordagem única para representar a realidade. Enquanto os impressionistas buscavam capturar a luz e os efeitos atmosféricos em suas obras, Van Gogh foi além, explorando as emoções por trás das paisagens e das figuras retratadas. Van Gogh desafiou as convenções artísticas de sua época e abriu novos caminhos para a expressão artística. Sua abordagem inovadora de pintura influenciou não apenas seus contemporâneos, mas também gerações futuras de artistas”, declarou Maldonado.

Organizada pela produtora Lightland, a exposição é um dos eventos que marcam os 35 anos do Shopping Campo Grande.

SERVIÇO

"Van Gogh & Impressionistas"

  • Data: a partir do dia 27, diariamente, exceto às terças-feiras.
  • Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h (último horário de entrada às 21h); Domingos e feriados, das 12h às 22h (último horário de entrada às 21h).
  • Local: 2º piso do Shopping Campo Grande.
  • Endereço: Avenida Afonso Pena, nº 4.909, Santa Fé.
  • Valores: de segunda a sexta – diurno (entrada até 17h30min): R$ 60 inteira/ R$ 30 meia-entrada; Noturno: R$ 80 inteira/R$ 40 meia-entrada; Fim de semana e feriados: R$ 95 inteira/R$ 47,50 meia-entrada; Gratuito para crianças até 4 anos.
  • Ingressos no site www.lightland.com.br e, em breve, também na bilheteria presencial no shopping. Pacote para grupos escolares: consulte preços especiais ([email protected]).

ASSINE O CORREIO DO ESTADO

DIÁLOGO

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta segunda-feira, 15 de abril de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

15/04/2024 00h01

Continue Lendo...

Fiódor Dostoiévski - escritor russo

"Não é o cérebro que mais importa, mas sim o que o orienta: o caráter, o coração, a generosidade, as ideias progressivas”.

Felpuda

Decisão oficial de partido ainda não foi tomada sobre indicação de nome de peso político forte como pré-candidato a prefeito de importante cidade do interior de Mato Grosso do Sul.

O momento está sendo de avaliação, e o martelo será batido somente se escolhido de outro partido aliado “pisar na casca de banana”.

Nos bastidores, há quem afirme que a torcida é grande para que isso aconteça, pois aí o panorama será outro no xadrez político da campanha eleitoral deste ano. É esperar para conferir.

Nem aí...

Vereadores de Angélica fizeram “cara de paisagem” diante de decisão judicial que determinou a anulação de dois decretos que aumentavam seus proventos. Como a Câmara Municipal recorreu, tudo continuava na maior festa desde 2022, quando houve a decisão.

Mais

O Ministério Público de MS pediu providências, uma vez que recurso não tem efeito suspensivo e, por isso, o reajuste não poderia ser considerado. Magistrada acabou com a farra e determinou pagamento do valor anterior, além de depósito da diferença em juízo até a solução da pendenga.

Cesar Augusto Moraes e Aline AzambujaCesar Augusto Moraes e Aline Azambuja
Carol SilvannoCarol Silvanno

Sonho meu...

As duas vagas para o Senado que serão abertas em 2026 deverão ter fila de interessados, que desde já se articulam. O senador Nelson Trad Filho (PSD) vem trabalhando pela reeleição, enquanto o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) é o nome do seu partido para a briga.

O PT já fez sua escolha: deputado federal Vander Loubet. O também parlamentar federal Marcos Pollon trabalha para ser indicado pelo PL, e o ex-deputado estadual Capitão Contar nutre o mesmo sonho.

No pulso

Os políticos que se articulam pelas vagas no Senado em MS têm uma coisa em comum: dominam os partidos quase que na totalidade e sufocam qualquer levante.

Na prática, isso significa que seus interesses não deverão ser contrariados internamente, não correndo risco de enfrentar rachas. Por isso, as sementes das futuras candidaturas foram plantadas e estão sendo regadas.

Espaço

Com o Podemos “abrigado” no ninho tucano, a avaliação de políticos mais experientes é de que não haverá espaço para a senadora Soraya Thronicke tentar a reeleição.

A parlamentar se filiou a esse partido quando perdeu o comando do União Brasil para Rose Modesto. Quem realmente estaria dando as cartas na legenda seria o PSDB, que tem como pré-candidato ao Senado o ex-governador Reinaldo Azambuja. Sendo assim...

Aniversariantes

  • Dra. Daniela Barbosa Gemperli,
  • Bruno Galeano Mourão,
  • Alfredo Zamlutti Neto,
  • Duilio Ramires Junior
  • (Junior Ramires),
  • Luiz Henrique Volpe Camargo,
  • Maria Augusta Bernardes,
  • Bianca Fernandes,
  • Evandro Rodrigues Higa,
  • Alessandro Soalheiro Barbosa,
  • Luciano Gomes Bitencourt,
  • Manoel Marcelino de Andrade,
  • Osvaldo Barbosa da Silva,
  • Mário Fumio Oshiro,
  • Luiz Nazareno Teixeira,
  • Cláudio José Benites,
  • Lucilo Ramos de Oliveira,
  • Roberval Machado Fossati,
  • Waldi Hugo Braucks,
  • Terezinha Alves Macedo,
  • Narciso Zulim,
  • Edith Lemos de Aquino,
  • Delso José de Souza,
  • Valeska Campos Seba de Camillo,
  • Dr. Maurilio Ferreira Azambuja,
  • Eduardo Naglis Ferzeli,
  • Genésio Mendes da Silva,
  • José Fernando Gervasio,
  • Giullian de Moraes Rios,
  • Adalgisa Silva Nery,
  • Mauricio Manzali,
  • Diego Saran,
  • Moacir Kohl,
  • Francisco Eduardo de Carvalho,
  • Dr. Marcus Antônio de Santos Siqueira,
  • Uilson Moralles,
  • João Edilson de Oliveira Rocha,
  • Cleydimar Teles Echeverria,
  • Dr. Antônio Thiers,
  • Katty de Paula Kague,
  • Lori Alice Gressler,
  • Pe. Osvaldo Scotti,
  • Valter Ozlo Simioli,
  • Luiz Alberto do Amaral Assy,
  • Lincoln Alves Corrêa,
  • Dr. Frederico Luiz de Freitas Júnior,
  • Dr. Takahiro Molikawa,
  • Dr. Francisco Ribeiro Marcondes,
  • Elzi Garcia Salgado,
  • José Rosa da Silva,
  • Augusto Ferreira de Castro,
  • Laucídio Nogueira,
  • Waldir Brasil do Nascimento,
  • Aroldo Gutierres do Amaral,
  • Maria de Lourdes Arguello de Moraes,
  • Sônia Elizabeth Silva,
  • Francisca Pimenta,
  • Evelin Fernandes Barbosa,
  • Dr. Frederico Guilherme Militão,
  • Elizabeth Beatriz Furlan,
  • Plodinio de Aragão,
  • Tetumaru Shirakura,
  • Emidio Ramão Recalde,
  • Roseane Wassouf Cândéa,
  • João da Mata Corrêa Filho,
  • Emerson Sanches Pellicionni,
  • Luiz Ricardo Meura,
  • Geraldo Duarte Ferreira,
  • Rita de Cássia Calixto Massuda,
  • Jaime Yoshinori Oshiro, Athanagildo
  • Lúcio de Almeida,
  • Darvino Moro,
  • Ivonete de Paula Escobar,
  • Jocy Tania de Azevedo,
  • Dorival Pirota Gonçalves,
  • Luis Martins de Carvalho,
  • Valcir Franco de Santana,
  • Hilário Vicente Pereira,
  • Irene Silva Garcia,
  • Matilde Savalla Lefevre,
  • Nicola Humsi Rayes,
  • Léia Elizabeth de Souza,
  • Indiara Ribeiro de Souza,
  • Benedito Fernando de Oliveira,
  • Wellington Reis dos Santos,
  • Ivalcir Aguilher Miranda,
  • Waldemar Pereira Durães,
  • Mariana Castanheira,
  • Sebastião Alves de Moraes,
  • Ricardo Purine Pelegrino,
  • Mário Jonas Kulczynskyi,
  • Arlindo Garcia Junqueira,
  • Farid Yunes Solominy,
  • Alberto Victorio da Costa,
  • Guilherme Rifon Garcia,
  • Cláudio Eduardo Vasques Ferreira,
  • Mariana Bergamini,
  • Lucianne Spindola Neves,
  • Mayra Ferreira de Queiroz Garcia,
  • Sandra Regina Simão de Brito,
  • Fernando Mauro Franca Renesto,
  • Lucianne Valéria Pina Bluma,
  • Kelly Regina Alves de Souza,
  • Marimea de Souza Pacher Bello,
  • Daniella Silva Coelho,
  • Marina Keico Nascimento,
  • Ewerton Luiz da Costa Gassi,
  • Fabricio Braun,
  • Priscila Schmidt Casemiro,
  • Reginaldo Monti.

* Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).