Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

terça, 19 de fevereiro de 2019 - 01h47min

TUCKER - UM HOMEM E SEU SONHO

Filme de Coppola, sobre um visionário do automobilismo, estreia no Youtube

5 FEV 19 - 15h:30KREITLON PEREIRA, VIA STREAMING

Todas as grandes personalidades da história humana estão nessa lista por pensarem grande. A ambição é a característica que distingue mediocridade de grandeza, mas ser ambicioso também atrai diversos problemas. Um exemplo peculiar dessa situação é o caso de Preston Tucker, um projetista que, movido pelo sonho de revolucionar o automobilismo, ousou enfrentar as grandes corporações automotivas norte-americanas. A trajetória do visionário foi contada pelo ícone do cinema Francis Ford Coppola no filme “Tucker - Um Homem e seu Sonho”, de 1988, que está disponível - inclusive com legendas - para compra no Youtube por R$ 26,90. Apesar da qualidade da produção e do elenco, o filme incompreensivelmente ganhou muito menos holofotes que deveria e sempre foi uma raridade em videolocadoras, além de solenemente ignorado por emissoras de televisão.

A produção de 1988 gira em torno da ideia de Tucker em criar uma montadora de automóveis independente que trouxesse luxo, velocidade e eficiência ao cenário urbano dos Estados Unidos. Porém, já era de se esperar que os fabricantes já estabelecidos no país não gostassem nada dos planos do visionário. As “Três Grandes” (General Motors, Chrysler e Ford) aproveitaram a influência que tinham para travar os planos de Tucker com politicagens e burocracia, mas o protagonista se manteve otimista mesmo quando mais ninguém imaginava uma saída. O carisma do Tucker interpretado por Jeff Bridges, somado à qualidade de todo o elenco e da produção tornam o filme não apenas um longa-metragem excelente, mas uma verdadeira experiência cinematográfica.

Uma característica fundamental de “Tucker - Um Homem e seu Sonho” é que o filme envolve o espectador de tal forma que quem assiste compartilha o desespero dessa época da vida de Tucker e até sofre junto com o protagonista. A diferença é que Preston Tucker nunca tira o sorriso do rosto. Apesar do aerodinâmico Tucker Torpedo não ter alcançado seu potencial dentro da indústria automotiva global, a história do destemido empresário mostra que, por pior que seja a situação, sempre há como sair de cabeça erguida.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Mãos que falam:
LUIS PEDRO SCALISE

Mãos que falam: "O Leão pode perder os dentes"

'Dou um jeito de fazer acontecer', diz Anitta sobre carreira internacional
FORÇA DE VONTADE

'Dou um jeito de fazer acontecer', diz Anitta sobre carreira internacional

Mãos que falam:
LUIS PEDRO SCALISE

Mãos que falam: "Migalha"

CORREIO B

Roberto Carlos usa camisa rosa e fala de porte de armas antes de show em cruzeiro

Mais Lidas