Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Dica de viagem

Cuiabá ainda preserva marcas do período colonial

18 ABR 15 - 15h:43DA REDAÇÃO

Cercada pelo Pantanal e a Chapada dos Guimarães, dois dos principais biomas do país, Cuiabá faz por merecer a alcunha de “cidade verde”. A capital do Mato Grosso completou 296 anos na semana passada, em 8 de abril, e se transformou em destino obrigatório para turistas que desejam integrar história e preocupação ambiental em suas viagens. Fundada em 1719 por bandeirantes, o local ainda preserva marcas do período colonial, como a arquitetura típica da época, e diversas espécies da flora e fauna do cerrado.

O principal aeroporto de Cuiabá é o Marechal Rondon, que atende cerca de 1 milhão de passageiros em voos nacionais e internacionais. Os preços das passagens aéreas, saindo de Campo Grande, variam entre R$ 270 a R$ 400, dependendo da data, horário e companhia.Veja alguns pontos turísticos, selecionados pelo Viajanet, que fazem valer a pena a visita à cidade.
 
IGREJA DO ROSÁRIO
Tombada como patrimônio histórico e artístico do Brasil, o local é um dos principais atrativos de Cuiabá. Erguida por escravos no século 18, a Igreja reflete o período colonial e o interior preserva a decoração barroco-rococó nos altares.

MUSEU RONDON DO ÍNDIO
O espaço reúne mais de 16 mil publicações sobre a cultura indígena e é um dos maiores acervos do país sobre o tema. O acesso é gratuito, mas a visita deve ser agendada com antecedência.

CENTRO HISTÓRICO
As primeiras ruas do vilarejo no século 18 ainda estão preservadas e também são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Elas remontam aos primeiros anos da cidade e à época da corrida pelo ouro no país.
 
CENTRO GEODÉSICO DA AMÉRICA DO SUL
Cuiabá abriga a parte central do continente sul-americano na latitude 15º35’56’’, 80 sul e longitude 56º06’05’’,55 oeste. Neste ponto fica a Praça Pascoal Moreira Cabral com o marco simbólico original estipulado em 1909 e um obelisco de 20 metros.
 
PARQUE ESTADUAL MÃE BONIFÁCIA
Inaugurado em dezembro de 2000, a área conta com 77 hectares e abriga diversas espécies da flora e fauna típicas do cerrado. O parque possui cinco trilhas para caminhadas e áreas recreativas e voltadas para atividades físicas.

MELHOR ÉPOCA
Nos meses de verão, a temperatura em Cuiabá chega a 40°C. Para quem busca banhos de cachoeira na região da Chapada dos Guimarães, o verão é a melhor época, sendo que a temporada de chuvas vai de novembro a maio. Se o plano é prolongar a viagem de Cuiabá até o Pantanal, o período de seca vai de maio a setembro e que em novembro, em geral, a paisagem já se encontra alagada.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Confira o seu astral para esta quinta-feira
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta quinta-feira

Confira o seu astral para esta quarta-feira
OSCAR QUIROGA

Confira o seu astral para esta quarta-feira

Cena literária
CRÔNICA

Cena literária

No ar em 'Éramos Seis', Bárbara Reis emenda sequência de trabalhos de época
TELEVISÃO

No ar em 'Éramos Seis', Bárbara Reis emenda sequência de trabalhos de época

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião