Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DICA DE VIAGEM

Cuiabá ainda preserva marcas do período colonial

Cuiabá ainda preserva marcas do período colonial
18/04/2015 15:43 - DA REDAÇÃO


 

Cercada pelo Pantanal e a Chapada dos Guimarães, dois dos principais biomas do país, Cuiabá faz por merecer a alcunha de “cidade verde”. A capital do Mato Grosso completou 296 anos na semana passada, em 8 de abril, e se transformou em destino obrigatório para turistas que desejam integrar história e preocupação ambiental em suas viagens. Fundada em 1719 por bandeirantes, o local ainda preserva marcas do período colonial, como a arquitetura típica da época, e diversas espécies da flora e fauna do cerrado.

O principal aeroporto de Cuiabá é o Marechal Rondon, que atende cerca de 1 milhão de passageiros em voos nacionais e internacionais. Os preços das passagens aéreas, saindo de Campo Grande, variam entre R$ 270 a R$ 400, dependendo da data, horário e companhia.Veja alguns pontos turísticos, selecionados pelo Viajanet, que fazem valer a pena a visita à cidade.
 
IGREJA DO ROSÁRIO
Tombada como patrimônio histórico e artístico do Brasil, o local é um dos principais atrativos de Cuiabá. Erguida por escravos no século 18, a Igreja reflete o período colonial e o interior preserva a decoração barroco-rococó nos altares.

MUSEU RONDON DO ÍNDIO
O espaço reúne mais de 16 mil publicações sobre a cultura indígena e é um dos maiores acervos do país sobre o tema. O acesso é gratuito, mas a visita deve ser agendada com antecedência.

CENTRO HISTÓRICO
As primeiras ruas do vilarejo no século 18 ainda estão preservadas e também são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Elas remontam aos primeiros anos da cidade e à época da corrida pelo ouro no país.
 
CENTRO GEODÉSICO DA AMÉRICA DO SUL
Cuiabá abriga a parte central do continente sul-americano na latitude 15º35’56’’, 80 sul e longitude 56º06’05’’,55 oeste. Neste ponto fica a Praça Pascoal Moreira Cabral com o marco simbólico original estipulado em 1909 e um obelisco de 20 metros.
 
PARQUE ESTADUAL MÃE BONIFÁCIA
Inaugurado em dezembro de 2000, a área conta com 77 hectares e abriga diversas espécies da flora e fauna típicas do cerrado. O parque possui cinco trilhas para caminhadas e áreas recreativas e voltadas para atividades físicas.

MELHOR ÉPOCA
Nos meses de verão, a temperatura em Cuiabá chega a 40°C. Para quem busca banhos de cachoeira na região da Chapada dos Guimarães, o verão é a melhor época, sendo que a temporada de chuvas vai de novembro a maio. Se o plano é prolongar a viagem de Cuiabá até o Pantanal, o período de seca vai de maio a setembro e que em novembro, em geral, a paisagem já se encontra alagada.

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.