Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ESPAÇO

Astronauta fotografa supertufão Soudelor de Estação Espacial

O supertufão é considerado a maior tempestade de 2015 e segue rumo ao Japão
04/08/2015 20:05 - G1


 

Uma foto feita do espaço mostra a magnitude do supertufão Soudelor. O astronauta japonês Kimiya Yui publicou nesta terça-feira (4) o registro feito da Estação Espacial Internacional.

O supertufão, que passou no domingo (2) pelas Ilhas Marianas do Norte, no Oceano Pacífico ocidental, é considerado a maior tempestade de 2015, segundo informações da AFP. Ela atingiu a categoria 5, máxima para tempestades, e superou o ciclone

Pam, considerado, até então, a mais forte do ano. A formação agora ruma em direção ao Japão, a Taiwan e à China.

A Nasa identificou ventos de mais de 250 km/h no Soudelor.

Em maio, o ciclone Pam passou por Vanuatu, país insular do Oceano Pacífico, e deixou 15 mortos.

Nenhuma morte foi atribuída à passagem do tufão Soudelor, mas a tempestade deixou um rastro de destruição nas Ilhas Marianas do Norte.

Na capital do arquipélago, Saipan, muitas estradas ficaram intransitáveis e o fornecimento de água e eletricidade foi interrompido. Aproximadamente 400 pessoas estão em abrigos de emergência.

Especialistas disseram que o tufão Soudelor vai continuar se intensificando em águas oceânicas pelas próximas 24 horas, antes de começar a perder força.

É esperado que o supertufão caia para uma tempestade categoria 4 ou 3 quando passar por Japão, Taiwan e China.

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.