Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 16 de dezembro de 2018

problema técnico

Twitter diz que falha expõe 330 milhões
de usuários e sugere troca de senha

3 MAI 2018Por FOLHAPRESS18h:18

 O Twitter pediu nesta quinta-feira (3) aos seus mais de 330 milhões de usuários que mudem suas senhas na rede social, depois que uma falha fez com que algumas delas fossem armazenadas em texto em seu sistema interno de computadores.

A rede social disse que consertou a falha e que uma investigação interna não encontrou senhas que foram roubadas ou usadas por pessoas de dentro, mas pediu a todos os usuários que considerem a mudança de suas senhas por cautela.

O blog da rede social não informou quantas senhas foram afetadas. Mas uma pessoa familiarizada com o assunto disse que o número era substancial e que eles foram expostos por vários meses.

O Twitter descobriu a falha há algumas semanas e informou reguladores, disse a pessoa, que não estava autorizada a discutir o assunto.

A empresa aconselhou os usuários a tomarem precauções para garantir que suas contas fiquem seguras, incluindo a alteração de senhas e a ativação do serviço de autenticação em dois fatores, para ajudar a impedir que contas sejam sequestradas. 

A divulgação acontece no momento em que legisladores e reguladores de todo o mundo analisam a forma como as empresas armazenam e protegem os dados dos consumidores, depois de uma série de incidentes de segurança que surgiram em empresas como Equifax, Facebook e Uber.

A União Europeia deve começar a aplicar uma nova lei de privacidade restrita, conhecida como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), que inclui altas taxas por violar seus termos.

A falha no Twitter está relacionada ao uso por parte da empresa de uma tecnologia conhecida como "hashing", que mascara as senhas quando um usuário as digita, substituindo-as por números e letras, de acordo com o blog.
Um bug fez com que as senhas fossem escritas em um log interno do computador antes que o processo de hashing fosse concluído.

"Lamentamos muito que isso tenha acontecido. Reconhecemos e valorizamos a confiança depositada em você e estamos comprometidos em ganhar essa confiança todos os dias", afirmou o Twitter em seu blog. As ações do Twitter caíram 0,39% nesta quinta, cotadas a US$ 30,67.

Recomendações do Twitter

- Se você usa a mesma senha do Twitter em outros sites ou redes sociais deve trocá-la;
- Use uma senha que você não usa em outros locais;
- Ative a verificação do login. Também chamada de autenticação de dois fatores;
- Use um gerenciador de senha para garantir senhas fortes (não óbvias e que misturam letras, números e caracteres especiais).

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também