TECNOLOGIA

Protótipo de mesa inteligente identifica objetos e se conecta à TV

A Canon não disse se ou quando o protótipo chegará ao mercado
10/09/2015 17:43 - FOLHAPRESS


A Canon apresentou nesta quinta-feira (10), em Nova York, o projeto de uma mesa de centro que usa câmeras e um projetor para funcionar como uma superfície sensível ao toque -como um tablet- e ser capaz de explorar o conteúdo de uma câmera fotográfica e identificar objetos.

Na demonstração, um dos funcionários da companhia navega pelas fotos que foram registradas com a máquina, possível com o simples ato de colocá-la sobre a mesa.

Em seguida, com um avião de aeromodelismo posto sob o campo de visão das lentes de uma webcam e de um sensor de movimentos Kinect (do videogame Xbox), a "smart table" passa a exibir as capturas relacionadas ao aviãozinho que há na memória da máquina.

A Canon não disse se ou quando o protótipo chegará ao mercado. A apresentação foi feita durante uma exposição da marca que é realizada de cinco em cinco anos -a edição atual vai até esta sexta (11) em Nova York.

Com outro gesto, é possível "jogar" a foto da mesa para a TV ou outro aparelho, como um computador ou impressora. A comunicação é realizada por wi-fi ou bluetooth, disse a companhia.

O conceito de "sala de estar conectada" também seria capaz de reconhecer fotografias analógicas (por reconhecimento facial, por exemplo) e exibir suas contrapartidas digitais, além de arquivos relacionados que estejam na memória do sistema ou, por exemplo, em um serviço de armazenamento em nuvem.

Atualmente, os objetos são reconhecidos por meio de infravermelho (foram adicionados pequenos sensores ao avião da demonstração), mas, segundo um funcionário, a ideia é que câmeras atreladas a um software de inteligência artificial como o usado pelo Google no seu aplicativo Fotos possam reconhecer praticamente qualquer coisa.

Na feira, a Canon mostrou outras de suas apostas para os próximos anos. Um dos ambientes criados é uma miniatura do estádio da equipe de beisebol local, os Yankees, na qual a empresa mostrou equipamentos atuais e também futuros de captura em resolução 8K (quatro vezes superior ao 4K e dezesseis vezes superior ao Full HD).

Entre os equipamentos fotográficos, a companhia também demonstrou aplicativos que permitem ao usuário controlar uma câmera de vídeo profissional remotamente usando um iPad.

A fabricante japonesa também exibiu o que desenvolve nas frentes de câmeras de cinema (incluindo um sensor capaz de "enxergar" praticamente no escuro, com sensibilidade para 0,0005 lux) e de vigilância (com um sistema de drone integrado a uma câmera que reconhece o sexo e estima a idade de pessoas filmadas).

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".