Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

smartphone

Nova falha no Android permite app malicioso gravar vídeos e tirar fotos

20 AGO 15 - 05h:00TECHTUDO

Uma nova falha no Android foi anunciada, nesta segunda-feira (17), pela empresa de segurança de computação Trend Micro. De acordo com a companhia, o erro permite que um aplicativo malicioso não autorizado execute ações ações sensíveis de privacidade, como gravar vídeos, tirar fotos e ler arquivos MP4. O processo é o mesmo do bug Stagefright, que deixa o Hangouts vulnerável a ataques de hackers no Android.

O novo problema ocorre no AudioEffect, um componente do mediacenter que não consegue processar com precisão o tamanho dos buffers enviados por outros aplicativos. Como o valor do buffer é definido pelo cliente, isto permite que um programa que não requer autorizações explore a falha, comprometendo o dispositivo

Desta forma, o aplicativo malicioso ganharia acesso às mesmas ações permitidas ao mediacenter, como tirar fotos, ver e gravar vídeos. O programa também pode ser escrito de forma a explorar a falha apenas depois de certo tempo, permanecendo "dormindo" após ser baixado para aparentar ser inofensivo.

Segundo o engenheiro de resposta a ameaças móveis da Trend Micro, Wish Wu, isto pode dificultar a detecção de programas comprometidos. A desenvolvedora também afirmou que não foram encontrados indícios de que a falha esteja sendo explorada em qualquer tipo de golpe.

O problema afeta as versões 2.3 até 5.1.1 do Android. Ele foi descoberto em junho, mas a Trend Micro esperou até que o Google divulgasse uma correção para anunciá-lo. Embora a solução já tenha sido encontrada, ela ainda não está disponível para os usuários finais, que devem esperar atualizações das fabricantes.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Quer saber o que mais foi pesquisado no Google em MS? Confira aqui!
GOOGLE BUSCAS

Quer saber o que mais foi pesquisado no Google em MS? Confira aqui!

Assinantes de TV paga receberão alertas de desastres naturais em MS
A PARTIR DE SEGUNDA

Assinantes de TV paga receberão alertas de desastres naturais em MS

LANÇAMENTO DE FOGUETES

Senado aprova acordo entre Brasil e EUA para utilização da base de Alcântara

NACIONAL

Semana de Ciência e Tecnologia termina hoje

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião