Tecnologia

ABTA 2015

A+ A-

Na contramão de rivais, Vivo detona WhatsApp e descarta promoções

Na contramão de rivais, Vivo detona WhatsApp e descarta promoções

idgnow

07/08/2015 - 03h00
Continue lendo...

As declarações do presidente da Telefônica/Vivo, Amos Genish, de que a operadora nunca fará parcerias com o WhatsApp contrastam claramente com a posição das rivais da empresa no Brasil. Em contrapartida, as rivais Claro e TIM possuem até promoções para facilitar o acesso ao app de mensagens e ligações do Facebook.

Durante participação no Congresso ABTA 2015 nesta semana, Amos classificou o aplicativo de mensagens como “pirataria no pior sentido” e ainda disse que o software comprado pelo Facebook “é bem mais perigoso do que o Netflix”, conforme reportagem da Teletime. 

"Eles (WhatsApp) estão trabalhando contra a lei brasileira. Não vai acontecer nunca de fazermos parceria, e espero que as outras operadoras acordem para isso”, afirma Amos. 

No entanto, o executivo, à frente da Vivo há poucos meses, destaca que ainda não é possível medir qual o impacto do WhatsApp nas redes ou receitas da operadora por serem lançamentos muito recentes.

TIM lança promoção

Na contramão da Vivo, a TIM lançou nesta quinta-feira, 6/8, uma promoção chamada Turbo WhatsApp, focada nos seus clientes pré-pagos e que busca “ampliar sua parceria com o aplicativo de mensagens mais popular do mundo”, como afirma a própria empresa.

Por 12 reais, os usuários da TIM podem usar até 50MB por dia com o WhatsApp durante um mês – o acesso continua liberado mesmo quando o saldo do usuário se esgota. A promoção inclui o envio de mensagens de texto, voz e vídeos pelo WhatsApp, mas deixa de fora as ligações de voz por VoIP.

Já o diretor de CMO da TIM Brasil, Rogério Takayanagi, tem um discurso bem diferente de Amos, da Vivo: “O WhatsApp já faz parte do cotidiano das pessoas, sendo usado até como ferramenta de trabalho. Por isso, entendemos que os clientes não podem ficar sem acesso, mesmo quando estão com pouco dinheiro para investir naquele mês.”

Inicialmente, a nova promoção da TIM é válida até 31 de agosto, mas a empresa destaca que a oferta pode ser prorrogada.

Claro

No mesmo caminho, a Claro oferece desde junho uma promoção que fornece acesso gratuito ao WhatsApp (e às versões mobile do Facebook e Twitter) para os clientes dos seus novos planos.

“Queremos entregar aos nossos clientes o que eles mais precisam e apreciam: navegar na Internet como e onde quiser”, disse na época de lançamento da promoção Claro Turbinada, o presidente da operadora, Carlos Zenteno.

Assim como a promoção da TIM, a oferta da Claro inclui o envio de mensagens de texto, voz e vídeos pelo WhatsApp, mas deixa de fora as ligações de voz pelo aplicativo.

Oi

De acordo com a assessoria da Oi, a operadora não tem previsão de realizar nenhuma promoção relacionada ao uso do WhatsApp. A empresa lançou uma promoção no início do ano que fornecia acesso gratuito ao Facebook e Twitter para os clientes Oi Galera, mas não incluiu o WhatsApp na oferta.

Tecnologia

Apple libera iOS 17.4 com atualização de camada extra de proteção contra roubos

Foram incluídas na atualização novos emojis, upgrades de ferramentas de áudio e uma nova camada de segurança

06/03/2024 22h00

Tecnologia Unsplash

Continue Lendo...

A Apple liberou nesta terça-feira, 5, uma nova atualização do iOS, sistema operacional do iPhone. Na nova versão - iOS 17.4 - usuários da Europa poderão baixar aplicativos fora da App Store, uma medida em resposta às decisões da União Europeia contra acusações de monopólio da empresa. Por aqui, novidades como novos emojis, upgrades de ferramentas de áudio e uma nova camada de segurança para o caso de roubo do aparelho foram incluídas na atualização.

Nessa nova versão, seis novos emojis foram adicionados na biblioteca: uma carinha acenando positivamente, uma acenando negativamente, uma fênix, uma fatia de limão, um cogumelo marrom e uma corrente quebrada. No aplicativo de podcasts, os episódios publicados agora terão transcrição em texto e a aba principal agora se chama "início".

Uma das atualizações mais importantes desta versão é a opção de adicionar uma camada de proteção de dados ao celular em todas as localizações - antes, quando foi lançada a ferramenta de Proteção de Dispositivo Roubado, era possível apenas ativar o recurso para localizações não cadastradas no aparelho.

Além disso, o iOS 17.4 também vai permitir que o usuário acompanhe o ciclo de carga da bateria. Nas configurações, será possível ver quando a saúde da bateria estiver acima de 80%, com uma indicação que nomeia esse valor como normal. A empresa afirma que o iPhone pode ter cerca de 1000 ciclos de carregamento com a bateria em bom estado.

Dois dias após ser multada em US$ 2 bilhões pela União Europeia, a Apple incluiu a opção de fazer sideload, ou seja, downloads de aplicativos sem passar pela loja oficial da marca. Todos os aplicativos disponíveis na App Store atualmente pagam cerca de 30% da arrecadação para a Apple, como uma espécie de taxa de hospedagem. A UE julgou a prática como monopólio e ordenou que a empresa tornasse possível o download fora da loja.

Veja como instalar

Para atualizar o sistema operacional é preciso acessar as configurações do iPhone, clicar em "geral" e depois em "atualização de software". Esse menu vai indicar a nova versão disponível e dar a opção de fazer o update no momento ou durante a madrugada.
 

Mudança

WhatsApp lança formatação de listas, citação e elementos de programação; veja como usar

Os recursos já estão disponíveis no Brasil e no restante do mundo

21/02/2024 14h00

As opções de formatação disponíveis anteriormente persistem. Divulgação

Continue Lendo...

O WhatsApp anunciou nesta quarta-feira (21) o lançamento de novas opções de formatação de mensagens.
Agora, é possível editar listas simples e numeradas, citações e adicionar elementos gráficos a partir de códigos de programação. Os recursos já estão disponíveis no Brasil e no restante do mundo.

"Além de ajudar a economizar tempo, as funções também ajudam os usuários a se comunicarem de maneira mais eficaz", diz a empresa.

Para criar uma lista, o usuário deve digitar um hífen (-) seguido de um espaço antes do texto.

As listas numeradas são iniciadas a partir da digitação de um numeral (1, 2, etc.) seguido por um ponto e espaço. A cada vez que o usuário pula uma linha, o marcador aumenta de forma automática.

A citação de bloco para destacar um texto-chave é acionado pelo sinal de maior (>) seguido de um espaço.

O código embutido, frequentemente usado por desenvolvedores para compartilhar trechos de códigos ou comandos, é adicionado a partir de uma filipeta (') antes do texto.

As opções de formatação disponíveis anteriormente persistem. São estas: negrito, itálico, tachado e monoespaçado.

Os comandos funcionam em Android, iOS (sistema operacional de iPhones), Web e Mac desktop. Os administradores de Canais no WhatsApp também poderão usar essas opções.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).