Segunda, 19 de Fevereiro de 2018

Inovação

Japoneses substituem o smartphone por celulares antigos

10 AGO 2015Por Folhapress05h:00

Associado às inovações tecnológicas, o Japão vive uma onda retrô quando o assunto é o celular de seus habitantes.

Aparelhos comuns, também conhecidos como 'feature phones', têm ganhado cada vez mais espaço no país. Enquanto isso, os smartphones têm registrado queda nas vendas.

De acordo com uma pesquisa do MM Research Institute, divulgada no começo de 2015, a venda dos celulares comuns no Japão cresceu 5,7% em 2014, o que representa 10,5 milhões de aparelhos. Em comparação, foram comercializados 27,7 milhões de smartphones número que indica uma queda de 5,3% com relação ao ano anterior.

Segundo Hideaki Yokota, analista do instituto, os celulares inteligentes vendem menos porque são mais resistentes e frustram a necessidade do comprador de renovar seus aparelhos todos os anos. 'Smartphones também estão chegando ao topo da funcionalidade, portanto há menos inovação', explica.

Há outras explicações para a preferência dos japoneses pelos aparelhos convencionais. A primeira é que eles são mais fáceis de manusear principalmente pelos mais velhos. As tarifas de pacote de dados dos celulares inteligentes são muito caras, enquanto o custo dos 'feature phones' é pequeno.

E a rede de telefonia móvel do país é mais desenvolvida. Segundo a pesquisa do MM Research Institute, 98,5% da população tem celular, o que representa cerca de 125 milhões de assinaturas, praticamente todos com acesso à internet.

A mania japonesa pelos telefones convencionais ganhou até ganhou um nome no país: 'garake'. É uma mistura de duas palavras nipônicas.

'Ke' vem de 'kensai', celular em japonês. 'Gara' é a abreviação de 'Galapagos', ilha localizada no oceano Pacífico, que desenvolveu um ecossistema próprio, assim como os japoneses e seus celulares.

Não são apenas os celulares antigos, colocados no mercado há décadas, que vêm as vendas aumentarem no Japão. De olho nesse mercado, algumas empresas estão lançando novos produtos com design antigo, como aparelho com flip, aqueles dobráveis.

Uma delas é a LG, que anunciou no fim do mês de julho, o Gentle, que será lançado na Coreia do Sul.

O Gentle mistura elementos dos 'features phones', como o teclado físico e o flip, com tecnologias dos smartphones, como uma versão mais simples do sistema Android, que permite a instalação de alguns aplicativos.

Leia Também