Correio Rural

HORTICULTURA

A+ A-

Tecnologia para plantio de hortaliças será apresentado em dia de campo

Equipe técnica mostrará os benefícios do "mulching" nas hortas comerciais

Continue lendo...

Uma das técnicas mais eficazes no plantio de hortaliças é o mulching, um plástico usado para revestir os canteiros, a fim de preservar a umidade e nutrientes do solo.

Apesar de ser bastante difundida ainda é desconhecida por muitos produtores de Mato Grosso do Sul e por isso, será tema de um dia de campo realizado neste sábado (15), na fazenda Sant'Anna do Lageado, na BR-163, km 474, zona rural de Campo Grande.

A realização é da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), com objetivo de oferecer mecanismos de produtividade, renda e bem estar no campo, para os produtores familiares atendidos pelas equipes de Assistência Técnica. 

Com o tema "“Projeto Inovando com o Mulching – tecnologias de plantio de hortaliças, frutas e flores”, os participantes terão acesso a informações sobre a utilização do mulching (acolchoado), custo de implantação e seu correto manuseio. 

O engenheiro agrônomo da Agraer e um dos organizadores do evento, José Ubirajara Coelho Júnior, antecipa algumas informações sobre a tecnologia produtiva que comprovam os benefícios da implantação.

“Um rolo de mil metros, o agricultor familiar  consegue fazer 20 canteiros de 50 metros ou, então, ele pode construir 50 canteiros de 20 metros. E, pensando nas vantagens de produção, redução de gastos com água, o custo do mulching vai ficar por volta de R$ 850,00”, explica. 

SUSTENTABILIDADE

A utilização do mulching resulta em produtos de melhor qualidade, maior produtividade, mais limpos e fáceis de serem colhidos. Outro diferencial é o controle da água no meio ambiente e o auxílio no controle de pragas e doenças.

“Tem gente que já utiliza, mas a maioria dos  produtores ainda não faz uso. Nós estamos tentando mostrar a viabilidade desse cultivo com plasticultura. Às vezes, pode ser falta de conhecimento, cultural mesmo, ou o produtor não usa porque acha que o custo é alto, e cabe à assistência técnica mostrar para o produtor essa viabilidade”, afirma Ubirajara.

O uso do mulching funciona da seguinte forma, a raiz da planta fica no solo e a parte aérea fica acima, sobre o plástico e a planta vai se desenvolvendo ali, com o sistema de irrigação por gotejamento. 

“Por isso, é que há um maior controle de consumo de água, sem contar que o plástico ajuda a manter a umidade da terra. Em outro sistema, o produtor teria de irrigar mais vezes, e nesse sistema que vamos apresentar ele vai diminuir essa frequência de irrigação por causa da utilização do mulching, o que consequentemente reduz custos”, detalha Ubirajara.

Além de melhor aproveitamento da água, o uso do mulching impede o aparecimento de ervas daninhas e a erosão do solo. Há, ainda, vantagens econômicas indiretas, como diminuição no uso de herbicidas e fertilizantes e menor contato dos frutos com o solo. 

O plástico também diminui a amplitude térmica entre o dia e noite, favorece um crescimento uniforme, modifica o microclima e proporciona menor compactação, além de reduzir a perda de nutrientes por lixiviação, uma lavagem superficial do solo comum em enxurradas, por exemplo, ou escorrimento superficial.

*Com informações da Assessoria da Agraer