Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

TECNOLOGIA NO CAMPO

Sistema online permite renovação de
selo da agricultura familiar

Organizações poderão divulgar sua produção na plataforma digital

24 DEZ 18 - 17h:46ALINE OLIVEIRA

No mês de dezembro, a nova plataforma digital da Secretaria Especial da Agricultura Familiar (Sead) chamada "Vitrine da Agricultura Familiar" recebeu mais de mil cadastros de produtos.

O sistema possibilita a solicitação e renovação do novo Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf), e ainda, que as organizações econômicas divulguem os produtos que comercializam. 

A Vitrine tem como propósito ampliar a visibilidade dos produtos da agricultura familiar identificados com o Senaf. A plataforma consiste em tramitar o selo de forma on line e com fácil gestão, na qual as cooperativas/associações e pessoas físicas poderão solicitar e acompanhar todo o processo de tramitação.

Ao oferecer um catálogo de produtos e serviços, a plataforma explora o diferencial da agricultura familiar no que se refere às dimensões econômicas, sociais e ambientais. A proposta amplia o contato entre quem consome e quem produz, além de agregar valores aos produtos da agricultura familiar e aumentar o seu acesso competitivo no mercado.

Para o produtor Daniel De Cezaro, responsável pela Vinícola de Cezaro, ter a cooperativa participando do projeto Vitrine é de extrema importância, pois amplia a visibilidade dos produtos. “É um projeto novo e quem já estiver cadastrado estará aparecendo para novos mercados e com certeza será visto mais facilmente por futuros clientes e os já existentes”, enfatizou.

Instituído pela Portaria n° 654, o Senaf é uma ferramenta de identificação e rastreamento de produtos oriundos da agricultura familiar, promovendo o fortalecimento do segmento entre consumidores e a população.

DETALHAMENTO

Cada produto possui número de série e QR Code para a rastreabilidade da origem, facilitando a identificação da produção, o detalhamento dos produtos e o contato com quem produz. Cezaro acredita que a nova tecnologia do selo facilita a comunicação com os clientes. 

“Agora estamos ao alcance do celular, o selo antigo já nos representava bem, mas agora temos uma ferramenta a mais, que é a tecnologia”, comentou.

Podem utilizar o Senaf em seus produtos: agricultores familiares (pessoas físicas) que possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), cooperativas ou associações de agricultores familiares que possuam a DAP e empresas cujos produtos tenham participação relevante na agricultura familiar.

Para a cooperativa ou associação da agricultura familiar, com DAP jurídica, basta acessar aqui, fazer seu cadastro e renovar sua permissão por dois anos. Ao solicitar o Senaf, será disponibilizado um login/senha para os usuários atualizarem seus perfis e produtos.

Com informações da Assessoria do MDA

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Chineses devem abrir quatro usinas de açúcar no Brasil
AGRONEGÓCIO

Chineses devem abrir quatro usinas de açúcar no Brasil

Confira o calendário de vacinação contra a Febre Aftosa em MS
AGROPECUÁRIA

Confira o calendário de vacinação contra a Febre Aftosa em MS

Nova etapa de vacinação contra febre aftosa começa em novembro
ATENÇÃO!

Vacinação contra febre aftosa começa em novembro

Safra de grãos deve crescer 6,3% e fechar com recorde em 2019
CORREIO RURAL

Safra de grãos deve crescer 6,3% e fechar com recorde em 2019

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião