Correio Rural

CLIMA SECO

A+ A-

Setor florestal lança 7ª campanha de prevenção a incêndios

Evento acontecerá dia 22 de abril na Famasul

Continue lendo...

Na próxima segunda-feira (22), a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) realiza o lançamento da 7ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). 

A iniciativa foi idealizada com intuito de esclarecer a população sobre os riscos dos incêndios, no período que vai entre abril e outubro, no Mato Grosso do Sul. O presidente da Reflore/MS, Moacir Reis, antecipa algumas ações envolvidas na campanha. 

"Iniciamos esse trabalho em conjunto com associados e parceiros para reforçar o perigo dos incêndios para vida humana, meio ambiente e a economia. Com a união de esforços realizamos desde palestras em escolas, panfletagem educativa até treinamentos", detalha.

O anfitrião do evento, Mauricio Saito, destaca as novidades desta edição:"Durante o evento, vamos lançar o curso 'Coordenador de Brigadas de Incêndios', em parceria com o Corpo de Bombeiros visando subsidiar o conhecimento para elaboração de planos de contingências, com objetivo de minimizar acidentes que colocam em risco vidas humanas e danos ao meio ambiente”, pontua o presidente do Sistema Famasul.

SOBRE A CAPACITAÇÃO

O curso citado será desenvolvido utilizando uma ferramenta chamada de  Sistema de Comando de Incidentes (SCI), uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros e eventos, que permite ao usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos.

Com base na Lei 9.605/98, voltada para crimes ambientais, o tema da Campanha deste ano é “Queimar é crime”. A proposta é mostrar o quanto a ação humana ainda é uma das maiores causas dos incêndios e que essas atitudes podem ser penalizadas; os responsáveis podem ser punidos e responder por seus atos. Segundo o artigo 41 da Lei quem provocar incêndio em mata ou floresta pode ter como pena a reclusão, de dois a quatro anos, e multa. E em caso de crime culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Durante o lançamento serão apresentados dados referentes aos incêndios que acometeram o estado nos últimos anos, as causas dos incidentes, as ações que serão realizadas, entre outros temas. Representantes da Reflore/MS e das instituições parceiras discorrerão sobre os objetivos da campanha e sua importância.

SERVIÇO

O lançamento da ‘7ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’, acontece no dia 22 de abril, às 8 horas, no Sistema Famasul, localizado na rua Marcino dos Santos, 401, Chácara Cachoeira II, em Campo Grande-MS. 

*Com informações da Assessoria Reflore/MS