Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

CAPACITAÇÃO GRATUITA

Senar/MS oferece 15 opções de cursos gratuitos em fruticultura

Alunos aprenderão manejo correto

18 ABR 19 - 14h:17ALINE OLIVEIRA

Os produtores rurais interessados em se especializar em plantio e manejo de fruticultura têm 15 opções oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). As turmas são oferecidas por meio dos sindicatos rurais de cada município e para confirmar datas e locais, o interessado pode acessar o site.

Segundo informações da instituição, somente em 2018 foram realizados 272 eventos, com mais de três mil alunos. De janeiro a março já foram concluídos 49 cursos para 630 pessoas. Além da capacitação, os produtores rurais podem ser contemplados pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Hortifrúti Legal, no qual receberão atendimento de extensão rural, gratuito e no período de dois anos. 

EXPORTAÇÕES

Mato Grosso do Sul teve um aumento de 556% na receita das exportações de frutas em 2018, comparado a 2017.  De acordo com o balanço feito pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul com dados do MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços –, Bolívia, Paraguai e Argentina são os principais destinos para as frutas do Estado.

OPÇÕES DE CURSO

Entre as capacitações oferecidas estão: Produção de Conserva de Frutos, Plantas em Vasos – Agricultura Urbana (Frutas), Implantação e Manejo de Horta – Produção de Frutos, Plantio e Manejo Básico de Pomar, Plantio e Manejo Básico de Pomar em diferentes cultivos – Banana, Goiaba, Abacaxi, Caju, Citros, Maracujá, Uva, Coco, Figo, Mamão – além de, Processamento Caseiro do Tomate e de Banana.

Já na Assistência Técnica e Gerencial, do Senar/MS, o produtor recebe orientações do técnico de campo em relação ao manejo, produção e comercialização das frutas, além da parte organizacional da propriedade, com planilhas, anotações e registros de tudo que é realizado no campo.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Especialistas debatem sanidade na produção de suínos
SUINOCULTURA MS

Sanidade é tema de evento sobre produção de suínos

Melhoramento genético é proposta para elevar qualidade do rebanho
PECUÁRIA DE CORTE

Melhoramento genético é proposta para elevar qualidade do rebanho

Produtores rurais de MS precisam atualizar cadastro para ter desconto
ELETRIFICAÇÃO RURAL

Produtores rurais de MS precisam atualizar cadastro

CORREIO RURAL

Safra de grãos 2018/19 deve ser recorde de 238,9 milhões de toneladas, diz Conab

Mais Lidas