Correio Rural

CAPACITAÇÃO GRATUITA

A+ A-

Senar/MS oferece 15 opções de cursos gratuitos em fruticultura

Alunos aprenderão manejo correto

Continue lendo...

Os produtores rurais interessados em se especializar em plantio e manejo de fruticultura têm 15 opções oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). As turmas são oferecidas por meio dos sindicatos rurais de cada município e para confirmar datas e locais, o interessado pode acessar o site.

Segundo informações da instituição, somente em 2018 foram realizados 272 eventos, com mais de três mil alunos. De janeiro a março já foram concluídos 49 cursos para 630 pessoas. Além da capacitação, os produtores rurais podem ser contemplados pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Hortifrúti Legal, no qual receberão atendimento de extensão rural, gratuito e no período de dois anos. 

EXPORTAÇÕES

Mato Grosso do Sul teve um aumento de 556% na receita das exportações de frutas em 2018, comparado a 2017.  De acordo com o balanço feito pelo Departamento Técnico do Sistema Famasul com dados do MDIC – Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços –, Bolívia, Paraguai e Argentina são os principais destinos para as frutas do Estado.

OPÇÕES DE CURSO

Entre as capacitações oferecidas estão: Produção de Conserva de Frutos, Plantas em Vasos – Agricultura Urbana (Frutas), Implantação e Manejo de Horta – Produção de Frutos, Plantio e Manejo Básico de Pomar, Plantio e Manejo Básico de Pomar em diferentes cultivos – Banana, Goiaba, Abacaxi, Caju, Citros, Maracujá, Uva, Coco, Figo, Mamão – além de, Processamento Caseiro do Tomate e de Banana.

Já na Assistência Técnica e Gerencial, do Senar/MS, o produtor recebe orientações do técnico de campo em relação ao manejo, produção e comercialização das frutas, além da parte organizacional da propriedade, com planilhas, anotações e registros de tudo que é realizado no campo.