Correio Rural

INOVAÇÃO AGRÍCOLA

A+ A-

Rocha triturada em pó aumenta
nutrientes do solo

Rocha triturada em pó aumenta
nutrientes do solo

Continue lendo...

Agricultores baianos estão utilizando, em caráter experimental, um pó feito de rochas silicáticas moídas utilizado como fertilizante, com objetivo de aumentar a liberação de potássio no solo. A fórmula natural simula o processo natural de renovação do solo e pode fornecer potássio, cálcio, magnésio, silício, além da produção de argilominerais e acúmulo de matéria orgânica. 

A pesquisa foi liderada pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa Cerrado), Éder de Souza Martins, que destaca os detalhes da fase experimental. 

“Temos dois fornecedores de mineralizador próximos à região, em Dianópolis (TO) e Formosa do Rio Preto (BA), que podem atender a demanda local. Mas antes vamos testar se as rochas têm potencial de uso agrícola nos solos da região. E, para isto, faremos os testes em casas de vegetação e no campo experimental da Fundação Bahia, em Luís Eduardo Magalhães, para comprovar a eficiência e potencialidade do pó de rocha para liberar nutrientes”, afirma .

Há 18 anos o pesquisador da Embrapa conduz os estudos sobre diversos remineralizadores de rochas silicáticas moídas oriundos de fontes abundantes no Brasil – amparadas pela legislação vigente sobre o assunto no País. De acordo com o especialista, os resultados reforçam a eficiência agronômica desses vários tipos de rochas.

Para o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, é importante avançar no uso da tecnologia em todos os processos que envolvem a produção agrícola.

“Pelos resultados já alcançados na prática, temos certeza que depois dos estudos específicos para a nossa região, o uso dos remineralizadores poderá ser uma realidade para trazer mais produtividade com menor custo para o produtor”, conclui o representante dos agricultores.

*Com informações da Embrapa Cerrado