Correio Rural

SUINOCULTURA

A+ A-

Representação dos suinocultores do
MS completa 25 anos de atividade

Estado ocupa 8º lugar no ranking nacional de produção de carne suína

Continue lendo...

A produção pecuária de Mato Grosso do Sul vai muito além da pecuária bovina e se destaca em outras criações como a suinocultura, por exemplo. Com produção de 147,2 mil toneladas em 2017, a atividade ocupa o 8º lugar no ranking nacional e consolida a participação no desenvolvimento regional. 

Motivos para comemorar é que não faltam e, nesta sexta-feira (18), a Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores (Assumas) aproveitará a realização do 2º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS, para comemorar os 25 anos da entidade, que gera mais de 5,8 mil empregos diretos e 16 mil indiretos no Estado. O evento acontecerá durante a 54ª edição da Expoagro, realizada em Dourados, a partir das 13h30. 

Na avaliação do presidente da instituição, Celso Philippi Júnior, os resultados apresentados hoje foram construídos ao longo de mais de 20 anos e o incentivo oferecido pelo poder público está ampliando o interesse de produtores que desejam investir na suinocultura. 

“São mais de duas décadas de conquistas, vencendo etapa por etapa, buscando melhorias dentro e fora da porteira, por meio de parcerias. Existem muitos produtores interessados em ingressar na atividade, além dos que já estão atuando, querendo ampliar a atividade. Os produtores rurais percebem que criar suínos em Mato Grosso do Sul é, de fato, um bom negócio”, afirma.

NÚMEROS EM ALTA

O cenário nacional também é positivo para a atividade, em razão do crescimento nas vendas internacionais. Conforme informado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), entre janeiro e março de 2018, as exportações de carne suína in natura de Mato Grosso do Sul cresceram 69%, se comparada com o mesmo período de 2017, totalizando 2,7 mil toneladas comercializados no primeiro trimestre do ano. 

Durante a programação do Fórum, que começa às 13h30, será apresentada a reformulação do Leitão Vida, programa de bonificação do suinocultor, além de palestras sobre sustentabilidade, fertirrigação de pastagens e bem estar animal. 

CASOS DE SUCESSO

Recentemente, a Cooperativa Agropecuária de São Gabriel do Oeste (Cooasgo) divulgou ampliação da granja de suinos no município de Rio Verde do Mato Grosso, com financiamento obtido junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), no valor de R$ 44,9 milhões. Atualmente a Cooasgo conta com 436 cooperados, sendo 100 com suinocultura.

Segundo a direção da cooperativa, o recurso aprovado auxiliará no planejamento de elevar de 3,5 mil para 5 mil animais entregues diariamente para abate, na unidade do frigorífico Aurora, em São Gabriel do Oeste. O empreendimento ainda deve gerar 36 empregos diretos e aproximadamente 150 indiretos, além da movimentação financeira na região. 

Na ocasião da aprovação, o diretor-presidente da Cooasgo, Sérgio Luiz Marcon comentou em entrevista, a aprovação do investimento e os benefícios para a região.“É um ganho para todo o mercado, porque vamos ajudar na movimentação de vários setores como a ração feita de grãos produzidos por aqui e o aumento de alojamentos e integrados”, concluiu.