Correio Rural

VALORIZAÇÃO SOJA

A+ A-

Plantio de soja em MS ultrapassa 70% com crescimento de área plantada

Mais de 90% da produção da safra passada já foi vendida

Continue lendo...

Mato Grosso do Sul contabiliza 72% do plantio de soja concluído para o ciclo 2018/19. A informação da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), divulga ainda o bom momento se amplia para as negociações, visto que 92% da safra passada já foi vendida e 27% da produção foi comercializada antecipadamente. 

Na região sudoeste, em Ivinhema, o crescimento foi de 12,3% em relação ao ano passado. Além disso, a área dedicada à soja em dois anos, passou de cinco para 20 mil hectares plantados, informou o prefeito. 

O presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, comentou o desenvolvimento da agricultura na região, especificamente no segmento da oleaginosa. "O sindicato rural do município nos informou que o crescimento na área plantada impactou positivamente no valor do alqueire, que aumentou de R$ 4 mil para R$ 60 mil no período de 20 anos. Essa valorização das terras mostra potencial produtivo da região”, destaca.

Enquanto isso, o prefeito, Éder Uilson França Lima, apontou os diferenciais do solo da região. “Por meio da Secretaria de Agricultura, estamos nos dedicando à pesquisa, para diversificarmos as culturas, dividindo o foco com a cana-de-açúcar, carro chefe do município”, pontua.

Nesses dois anos, Ivinhema atraiu agricultores de estados como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e de municípios vizinhos, como Naviraí. 

“Somos um polo em diversas culturas. Tornamo-nos os maiores produtores de mandioca de MS, temos plantações de café, hortifrúti, cana-de-açúcar, suínos, aves, áreas de bovinocultura de corte e agora crescendo no cultivo de soja e milho. Temos a terra produtiva como diferencial e isso valorizou muito as terras da região”, destaca a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema, Edy Elaine Biondo Tarrafel.