Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

DOURADOS

Pesquisador esclarece mitos e verdades sobre soja e apicultura

Luiz Gazzoni ministrará palestra dia 15
13/05/2019 18:35 - ALINE OLIVEIRA


 

Evento realizado na próxima quarta-feira (15), no Sindicato Rural de Dourados, apresentará mitos e verdades sobre a presença de abelhas em localidades que desenvolvem lavouras de sojas. A palestra será proferida pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Luiz Gazzoni. 

Na avaliação do especialista, com a adoção de boas práticas agrícolas, é possível incentivar a convivência harmoniosa entre os produtores de soja e mel, contribuindo assim para o aumento da produtividade das duas atividades. 

Realizada pela Associação de Produtores de Soja (Aprosoja/MS), a palestra apresentará pesquisas que demonstram o quanto a soja se beneficia da presença das abelhas (nativas ou domésticas).

A produtividade da lavoura pode aumentar cerca de 10%, enquanto que as abelhas serão beneficiadas pela oferta de néctar, impactando também na produção de mel. 

Contudo, para que essa convivência seja eficiente, é necessário aprofundar o diálogo e a adoção das boas práticas, principalmente as que estão relacionadas ao uso de medidas fitossanitárias. 

“O agricultor precisa saber que existem apiários nas proximidades e conversarem sobre a agenda de aplicações de defensivos. Com esses cuidados a relação tem tudo para ser eficaz”, afirma Gazzoni.

SERVIÇO

A palestra “Abelhas e Soja: Mitos e verdades” será realizada dia 15 de maio, às 19h, em Dourados e é gratuita. As inscrições devem ser feitas no link

 

 

 

 

 

Felpuda


Malfeitos que teriam sido praticados em tempos não tão remotos podem ser a pedra no caminho de pré-candidatura que está sendo costurada. As conversas ainda estão nas “ondas da rádio-peão”, mas, com a proximidade da campanha eleitoral, há quem diga que isso se tornará uma tremenda dor de cabeça para quem vai enfrentar as urnas. Pior:  o dito não seria culpado direto, mas sim a sua...  Bem, deixa rolar para ver onde vai parar.