Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

AVALIA MINISTRA

MS tem potencial para aumentar ainda mais produção, acredita ministra

Estado se consolidou em 2018 como maior exportador de tilápia
22/02/2019 17:41 - ALINE OLIVEIRA


 

Durante entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (22),  na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Correa, destacou que Mato Grosso do Sul tem diferenciais para aumentar ainda mais a produção de pescado em cativeiro. 

"Temos muita água, extensão de terra e condições climáticas para melhorar ainda mais a perfomance na produção da piscicultura. Assumimos agora o ministério então vamos analisar quais ações foram efetivas e implantar, se necessário, opções para estimular o setor produtivo", avalia.

Conforme divulgado em reportagem no jornal Correio do Estado, Mato Grosso do Sul obteve um crescimento de 236,27% nas exportações de carne de tilápia entre os anos de 2016 e 2018. O reflexo foi que em 2018, o Estado se tornou o maior exportador brasileiro do produto, representando 95,26% do total das vendas ao exterior do País.

POTENCIAL

Na avaliação da ministra Tereza Cristina, as perspectivas para o setor agropecuário são as melhores possíveis, no entanto, muitos desafios serão enfrentados.

"Temos uma pauta complexa e com assuntos prioritários como traçar um novo modelo de crédito rural mais liberal, com taxas de juros flexíveis e entrada de novos concorrentes no mercado chinês", reforçou a dirigente do Mapa, esclarecendo que  os EUA e China estão firmando acordo agropecuário, que pode impactar nas exportações brasileiras. 

 

Felpuda


Pré-candidato pode estar sendo “fritado” sem ao menos perceber. Redes sociais que têm estreitas ligações com ex-cabecinhas coroadas e que prometeram apoio estão enaltecendo que só certo pré-candidato de outro partido. Quem conhece as ditas figurinhas de, digamos, outros carnavais, acredita que está em curso operação sorrateira para mudar internamente os rumos da futura campanha. Trocando em miúdo: ceder a cabeça de chapa.