Correio Rural

AGRICULTURA

A+ A-

Milho estocado será leiloado para todo Brasil

Preço médio da saca em MS é de R$ 29,19

Continue lendo...

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), confirmou para próxima sexta-feira (5 de abril), a primeira operação de comercialização de milho, a fim de atender a demanda pelo produto que está no período de entresafra. O evento está marcado para 9 horas e os agricultores poderão comercializar até 300 mil toneladas do cereal, para qualquer interessado, exceto comerciantes. 

Conforme informado pela instituição, o produto ofertado é orginário do Mato Grosso e o leilão é uma alternativa para diminuir os custos com frete para os produtores interessados em adquirir o grão que é fonte de alimentação na atividade pecuária. 

Conforme informado pelo gerente de produtos agropecuários da Conab, Thomé Guth, o certame atenderá uma demanda dos criadores de suínos, aves e bovinos que estão tendo dificuldade em adquirir milho nos estados de origem. 

AUTORIZAÇÃO

As operações foram autorizadas por meio da Resolução Nº 1, de 28 de março de 2019, publicada nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU). Estão aptos a participar do leilão quaisquer interessados, menos comerciantes. 

Além disso, os ofertantes precisam ser cadastrados no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican) e também na Bolsa por meio da qual pretendam realizar a operação, entre outras exigências.

EVOLUÇÃO DO PLANTIO MS

O plantio do milho de segunda safra em Mato Grosso do Sul está praticamente finalizado, segundo informações da unidade técnica da Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul). Até o dia 22 de março, 94,4% da área de milho já tinha sido plantada. 

A estimativa para o ciclo atual é de produção aproximada de 9 milhões de toneladas, com produtividade de 78,2 sacas por hectare. Na última semana do mês, o preço da saca do milho obteve média de R$ 29,19. 

*Com informações da Assessoria da Conab