Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

AGROPECUÁRIA

Instituições e Universidades comemoram o dia do Zootecnista

Profissional atua no desenvolvimento e bem-estar dos animais

12 MAI 19 - 16h:44ALINE OLIVEIRA

Profissional essencial no bom desempenho do setor produtivo, o zootecnista atua no desenvolvimento e bem-estar dos animais criados para atividade pecuária. O trabalho vai desde os cuidados com o peso, saúde e alimentação, além de cuidar da reprodução e melhoramento genético.

Nesta segunda-feira (13), comemora-se o dia do zootecnista e o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de MS (CRMV-MS) realiza uma solenidade para homenagear os profissionais das Ciências Agrárias. Foram convidados especialistas que atuam como professores nas instituições acadêmicas do Estado.

Além das comemorações será apresentado o novo Código de Ética do Zootecnista, aprovado em plenária pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), no dia 11 de abril, em Brasília (DF), e instituído pela Resolução nº 1267/2019.

O novo código traz uma série de inovações, uma delas é o Juramento do Zootecnista, que não constava no documento anterior, instituído em 1982. O juramento regula os direitos e deveres do profissional em relação à comunidade, ao cliente, ao paciente, a outros profissionais, ao meio ambiente e ratifica a importância de sua observância no exercício da profissão

Com as mudanças, o novo Código de Ética se atualiza, acompanha a evolução da profissão e ratifica a importância do trabalho do zootecnista para sociedade. Com uma visão de saúde única, o código destaca a importância do profissional na promoção do desenvolvimento sustentável, preservação e conservação dos recursos naturais, bem como na manutenção e melhoria da qualidade da vida humana e animal.

COMEMORAÇÕES ACADÊMICAS

Paralelo ao evento, no dia 13 de maio, a Universidade Católica Dom Bosco – UCDB inicia o VI Simpósio Sul-Mato-Grossense de Produção Animal e a XVI Semana da Zootecnia da universidade.

Direcionado a acadêmicos, agricultores, técnicos, pesquisadores e professores, a programação abordará palestras que abrangem temas atuais da profissão como: Estratégias e Utilização de Forragens na Alimentação de Bovinos; Gestão de Recursos para Potencialização do Lucro na Pecuária. Sistema de Produção de na Piscicultura, entre outros.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS também terá programação especial para o dia 13 de maio, data em que a instituição comemora o jubileu de prata (25 anos) do curso de zootecnia.

No campus Aquidauana, haverá café da manhã especial com participação de acadêmicos e docentes. Nos dias 14 e 15 acontece o Encontro Científico da Zootecnia UEMS – ECZ, no qual serão ministradas palestras e também apresentações de resumos de pesquisas regionais, e nos dias 16 e 17 serão realizados minicursos na universidade.

SERVIÇO

O evento em alusão ao Dia do Zootecnista, promovido pelo CRMV-MS, ocorrerá na segunda-feira (13) às 19h, no Auditório do Bloco M da Universidade Católica Dom Bosco – Av. Tamandaré, n. 6.000 – Jd. Seminário,Campo Grande.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Universidade cria técnica que identifica uso de agrotóxicos em frutas
PESQUISA

Universidade cria técnica que identifica uso de agrotóxicos em frutas

PECUÁRIA INTERNACIONAL

Após reunião em Pequim, Brasil espera habilitação de 78 frigoríficos

Dólar bate R$ 4,10, puxa alta na soja, mas eleva custo agrícola
MERCADO AGRÍCOLA

Dólar bate R$ 4,10, puxa alta na soja,
mas eleva custo agrícola

Com foco em seminários e cursos, feira completa 2ª edição
AGROPECUÁRIA

Com foco em seminários e cursos, feira completa 2ª edição

Mais Lidas