AGROPECUÁRIA

Instituições e Universidades comemoram o dia do Zootecnista

Profissional atua no desenvolvimento e bem-estar dos animais
12/05/2019 16:44 - ALINE OLIVEIRA


 

Profissional essencial no bom desempenho do setor produtivo, o zootecnista atua no desenvolvimento e bem-estar dos animais criados para atividade pecuária. O trabalho vai desde os cuidados com o peso, saúde e alimentação, além de cuidar da reprodução e melhoramento genético.

Nesta segunda-feira (13), comemora-se o dia do zootecnista e o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia de MS (CRMV-MS) realiza uma solenidade para homenagear os profissionais das Ciências Agrárias. Foram convidados especialistas que atuam como professores nas instituições acadêmicas do Estado.

Além das comemorações será apresentado o novo Código de Ética do Zootecnista, aprovado em plenária pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), no dia 11 de abril, em Brasília (DF), e instituído pela Resolução nº 1267/2019.

O novo código traz uma série de inovações, uma delas é o Juramento do Zootecnista, que não constava no documento anterior, instituído em 1982. O juramento regula os direitos e deveres do profissional em relação à comunidade, ao cliente, ao paciente, a outros profissionais, ao meio ambiente e ratifica a importância de sua observância no exercício da profissão

Com as mudanças, o novo Código de Ética se atualiza, acompanha a evolução da profissão e ratifica a importância do trabalho do zootecnista para sociedade. Com uma visão de saúde única, o código destaca a importância do profissional na promoção do desenvolvimento sustentável, preservação e conservação dos recursos naturais, bem como na manutenção e melhoria da qualidade da vida humana e animal.

COMEMORAÇÕES ACADÊMICAS

Paralelo ao evento, no dia 13 de maio, a Universidade Católica Dom Bosco – UCDB inicia o VI Simpósio Sul-Mato-Grossense de Produção Animal e a XVI Semana da Zootecnia da universidade.

Direcionado a acadêmicos, agricultores, técnicos, pesquisadores e professores, a programação abordará palestras que abrangem temas atuais da profissão como: Estratégias e Utilização de Forragens na Alimentação de Bovinos; Gestão de Recursos para Potencialização do Lucro na Pecuária. Sistema de Produção de na Piscicultura, entre outros.

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS também terá programação especial para o dia 13 de maio, data em que a instituição comemora o jubileu de prata (25 anos) do curso de zootecnia.

No campus Aquidauana, haverá café da manhã especial com participação de acadêmicos e docentes. Nos dias 14 e 15 acontece o Encontro Científico da Zootecnia UEMS – ECZ, no qual serão ministradas palestras e também apresentações de resumos de pesquisas regionais, e nos dias 16 e 17 serão realizados minicursos na universidade.

SERVIÇO

O evento em alusão ao Dia do Zootecnista, promovido pelo CRMV-MS, ocorrerá na segunda-feira (13) às 19h, no Auditório do Bloco M da Universidade Católica Dom Bosco – Av. Tamandaré, n. 6.000 – Jd. Seminário,Campo Grande.

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".