Correio Rural

Vacinação

A+ A-

Iagro alerta para prazo de imunização contra aftosa no Pantanal

Na fronteira e planalto, campanha teve fim em novembro

Continue lendo...

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) alerta os produtores rurais do Pantanal para os prazos de vacinação contra a aftosa, que se aproximam do fim. Os animais das regiões da fronteira e planalto deveriam ter sido imunizados até o dia 30 de novembro.

Com meta de vacinar aproximadamente oito milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade nas regiões do planalto e de fronteira e de mamando a caducando, na região do Pantanal, a Iagro verificou que até última sexta-feira de novembro, pouco mais de 3,5 milhões de animais (em torno de 40%), foram imunizados, conforme registrado no sistema da Agência. Até a mesma data outras 4.672.346 doses da vacina já haviam sido adquiridas junto às revendas, mas não estavam declaradas.

Com isso, a Iagro faz um alerta para os produtores sobre a importância de respeitar os prazos para garantir a continuidade da excelência dos serviços de Mato Grosso do Sul.

A campanha coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio da Iagro e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Embrapa Gado de Corte, foi encerrada no dia 30 de novembro e o registro da vacinação pode ser realizado até o dia 15 de dezembro, nas regiões do planalto e fronteira.

Para a região do Pantanal, onde os produtores podem optar por vacinar em maio ou novembro, o prazo para vacinação vai até dia 15 de dezembro e o registro pode ser feito até o dia 30 do mesmo mês.

Nas três regiões, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor no site da Iagro ou, em casos específicos, e a critério da Agência, em seus escritórios locais, lembrando que os pecuaristas devem aproveitar o manejo para vacinar as fêmeas de três a oito meses contra a Brucelose e que mais informações podem ser obtidas no Disk Aftosa: 0800 67 9120.

*Com assessoria