Correio Rural

POLÍTICA AGRÍCOLA

A+ A-

Governo prorroga desconto para compra de milho no balcão

Oferta segue até dezembro de 2018, com limite de aquisição de 10 toneladas por criador

Continue lendo...

Foi prorrogado até 31 de dezembro de 2018, a venda direta (em balcão) de até 250 mil toneladas de milho do estoque remanescente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, ovinos e caprinos em todo território nacional. A informação foi publicada no último dia útil de dezembro (29), por meio de publicação divulgada no Diário Oficial da União. 

A autorização foi feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), entretanto algumas exigências devem ser atendidas: o limite de compra será de 10 toneladas por criador, mantido o preço médio de venda para saca. No caso de Mato Grosso do Sul, a primeira semana de 2018 apresenta preço médio de R$ 23 reais, segundo levantamento da Granos Corretora.

Segundo informações do ministério, a prorrogação foi decidida porque não foram vendidas as 200 mil toneladas autorizadas em março. Ou seja, existe um estoque remanescente de 84,7 mil toneladas que permanecem estocadas em diferentes estados brasileiros. 

Em 2017, a comercialização em balcão foi realizada em oito estados. Foram atendidos 604 municípios e 22.700 clientes, com volume médio de aquisição de 5.067 quilos por comprador. Em novembro, na região Norte, somente Acre e Rondônia estavam com preços de mercado abaixo do patamar autorizado e, na Região Nordeste, apenas o Piauí.

Em Mato Grosso do Sul existem atualmente sete armazéns oficiais da companhia localizados nos municípios de: Campo Grande, Cassilândia, Dourados, Maracaju, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste e Sidrolândia. Os espaços totalizam juntos capacidade para estocar 8,6 mil toneladas de grãos.