Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sábado, 22 de setembro de 2018

DOURADOS

Feira da agricultura familiar
deve reunir 1,5 mil produtores

Evento apresentará tecnologias acessíveis ao produtor familiar

13 MAR 2018Por ALINE OLIVEIRA19h:32

Entre os dias 17 e 19 de abril, Dourados sediará a 3ª edição da Tecnologia e Conhecimento para a Agricultura Familiar (Tecnofam), evento realizado a cada dois anos, com objetivo de promover a transferência tecnológica e o desenvolvimento local entre produtores familiares de Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas. 

A feira é considerada o maior evento do segmento e reuniu na última edição 1,5 mil pessoas e participantes de 11 unidades da federação. Na tarde desta terça-feira (13), o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), participou do lançamento da Tecnofam e reforçou a importância da agricultura familiar na produção de alimentos em todo país.

“Hoje temos muita tecnologia e ciência sendo criada em órgãos como a Embrapa, mas ela precisa ser difundida e por isso as parcerias são importantes, para que ela chegue ao campo e ao pequeno produtor", observou o chefe do Executivo Estadual. 

Enquanto isso, o titular da Semagro, secretário Jaime Verruck, destacou que do total de agricultores familiares do Estado, 25 mil ainda precisam de titularidade para poderem obter crédito e assim ter acesso às tecnologias. “Esse é o trabalho que o governo do Estado tem feito, auxiliar todas as cadeias da agricultura familiar, desde quem produz para subsistência até os que fornecem para cooperativas”.

A Tecnofam 2018 ‘Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar’, considerado o maior evento de Mato Grosso do Sul voltado para a agricultura familiar, que está em sua 3ª edição, deve reunir agricultores familiares, técnicos de assistência técnica, estudantes, acadêmicos e professores, além da população urbana interessada em conhecer as tecnologias voltadas para o setor agrícola de base familiar.

Dados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil, demonstram que a agricultura familiar brasileira é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica nacional e que existem, em todo o país, cerca de 4,4 milhões de famílias agricultoras, sendo que o setor responde por sete em cada dez postos de trabalho no campo. 

Mato Grosso do Sul, por sua vez, conta atualmente com cerca de 80 mil famílias de agricultores familiares. Dados do último Censo Agropecuário revelam que os principais alimentos produzidos pelos pequenos agricultores no Estado são mandioca (77%), café (68%) e feijão (56%). 

SERVIÇO 

A Tecnofam é um evento que acontece a cada dois anos. A primeira edição foi realizada em 2014 e contou com 1.200 participantes. A segunda edição, realizada em 2016, reuniu cerca de 1500 pessoas.

Este ano o evento acontece de 17 a 19 de abril de 2018, das 7h30 às 16h30, na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também