Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

TECNOLOGIA PECUÁRIA

Embrapa oferece cursos de melhoramento genético e reprodução

Aplicativo Cria Certo será detalhado no curso

9 JUL 19 - 08h:21ALINE OLIVEIRA

Começa nesta terça-feira (9), a 31ª edição do curso de Melhoramento Genético aplicado em gado de corte, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Gado de Corte).

A programação inclui conteúdo teórico e prático e tem como público-alvo médicos veterinários, zootecnistas, técnicos da assistência técnica e extensão rural e acadêmicos. 

O treinamento faz parte do programa Geneplus que há 23 anos atua na pesquisa de melhoramento genético em bovinos de corte.

Entre os temas apresentados estão:  perfil da pecuária brasileira, recursos genéticos e estratégias de melhoramento, manejo de pastagens e uso de suplementos alimentares, controle sanitário, biotécnicas e manejo reprodutivo.

Na ocasião, serão apresentadas as funcionalidades do aplicativo Cria Certo, um software gratuito e disponível para download que auxilia o produtor na tomada de decisões sobre reprodução animal. 

Outras informações que podem ser acessadas são: gestão da fazenda, princípios básicos da genética, carcaça e carne, avaliação zootécnica e funcional, critérios de seleção, tratamento dos dados de performance, predição dos valores genéticos, DEPs, sumários de avaliação genética, genética molecular, cruzamentos, eficiência nutricional e técnicas de manejo para preparo de touros para comercialização e readaptação e Programa Geneplus. 

Segundo o melhorista da Embrapa e um dos coordenadores do treinamento, Antônio do Nascimento Rosa, a iniciativa realizada desde 1998 considera o sistema produtivo como um todo.

"Nossa intenção é proporcionar uma nova oportunidade para atualização técnica e discussão de temas que possam contribuir para a melhoria dos nossos sistemas de produção e para a sustentabilidade do negócio”, afirma. 

No último dia do curso, os participantes  acompanharão uma demonstração do rebanho PO da raça Nelore, assim com as fases desse programa de seleção, do acasalamento a coleta de dados. A segunda apresentação acontecerá de tarde, com demonstração de seleção dos rebanhos Caracu e Senepol. 

 SERVIÇO

 As inscrições e informações são obtidas através dos telefones: (67) 3027-6383 e 3042-6383 e no site do evento. O curso tem o apoio da Fundapam e da Universidade Brasil. 

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Criação de ovelhas é opção lucrativa e diversifica atividade agropecuária
CARNE NOBRE

Ovinocultura é opção de lucro e diversificação na atividade

Em MS, 85% do algodão foi comercializado para três países
COMERCIALIZAÇÃO EM ALTA

Em MS, 85% do algodão foi vendido para três países

Agricultores contabilizam prejuízos nas lavouras de Mato Grosso do Sul
GEADAS MS

Agricultores contabilizam prejuízos nas lavouras de MS

Projeto com foco na agricultura familiar receberá US$ 400 mil
APOIO INTERNACIONAL

Projeto com foco na agricultura familiar receberá US$ 400 mil

Mais Lidas