Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, domingo, 16 de dezembro de 2018

BALANÇO CEASA

Compilação produzida pela Conab apresenta dados de comercialização

Região Sudeste continua liderança, responsável por 55% da produção

17 MAI 2018Por ALINE OLIVEIRA18h:40

Em 2017, o volume total movimentado pelas Centrais de Abastecimento (Ceasa) do país, chegou a 17 milhões de toneladas, totalizando R$ 34 bilhões.

Esta e outras informações foram publicadas no levantamento anual feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sobre o mercado de hortifrutigranjeiros em todas regiões brasileiras. 

Outro destaque foi o amento de 7,4% na quantidade ofertada de produtos e redução de 5,8% no valor comercializado, ao final da comparação entre 2016 e 2017. Segundo, a Conab, a partir deste mês, o relatório será disponibilizado à parte, com a possibilidade de análise dos técnicos da companhia e consequentemente, maior detalhamento dos dados. 

“O resultado expressa um quadro conjuntural em 2017 de demanda baixa – apesar da recuperação no transcorrer do ano – e uma oferta maior, pressionando os preços para baixo”, explica Erick Farias, gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro.

ÍNDICES REGIONAIS

O índice de oferta registrado foi destaque principalmente na Região Sul, onde houve uma elevação de 11,7%, e nas regiões Sudeste (8,7%), Centro-Oeste (7,2%) e Nordeste (2,5%). Já o valor arrecadado nas vendas teve redução na região Norte (-11,9%), seguida do Centro-Oeste (-11,4%), Sudeste (-6%), Nordeste (-3,8%) e Sul (-2,3%).

Em termos percentuais de participação no total comercializado no país pelos entrepostos de hortigranjeiros, vem primeiro a região Sudeste com 55% com produtos como batata, tomate, cenoura, laranja e banana, depois o Nordeste (22%), Sul (13%), Centro-Oeste (9%) e Norte (1%). 

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também