RECEITAS

Salada de repolho roxo com molho picante

Salada de repolho roxo com molho picante
01/05/2019 11:00 - Cozinha Vibrante


 

INGREDIENTES:

1/2 repolho roxo

2 tomates

1 cenoura

1/2 cebola (crua ou marinada)

1 mão cheia de salsinha picadinha

4 pepinos em conserva (opcional)

amêndoas sem casca em lâminas, parmesão e maçã (opcionais)

Comece pela cebola caso queira mariná-la para reduzir a sua acidez. Fatie ou rale fininha e deixe marinando em 1/2 xícara de água e 1/4 xícara de qualquer vinagre branco. Deve sobrar um pouco de cebola e você pode guardar a sobra na marinada coberta na geladeira por até 5 dias.

Lave o repolho por fora e retire as folhas exteriores para se certificar que está tirando a parte suja. Corte-o em 4 no sentido do comprimento e descarte o miolo branco e duro de cada uma das partes, assim fica mais fácil para fatiá-lo fininho. Se preferir ralar, não descarte o miolo.

Descasque a cenoura, lave e corte ou rale como quiser. Lave os tomates e corte como preferir. Pique os pepinos em pedaços pequenos. Pique a salsinha ou descongele caso já a tenha picadinha no congelador.

Para o molho:

suco de 1 1/2 limão ou menos se não gostar do molho muito ácido

1 1/2 colher de chá de mel, açúcar mascavo, demerara ou refinado

1 1/2 colher de sopa de molho de soja

1 1/2 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)*

sal, molho de pimenta tabasco e pimenta dedo de moça sem sementes a gosto

1/3 xícara de óleo vegetal

* À venda em supermercados na seção de molhos prontos.

Misture todos os ingredientes e depois acrescente o óleo em fio enquanto mistura com um batedor de arame ou um garfo.

Jogue o molho sobre a salada, acrescente as lâminas de amêndoas e sirva. A salada pode ser guardada tampada na geladeira por até 3 dias, já misturada ao molho.

Também fica uma delícia com lascas de parmesão e maçã picadinha, mas como o parmesão encharca com o molho e a maçã oxida (escurece), só os acrescente na hora de servir.

 

smaple image

Fique por dentro

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo, direto no seu e-mail.

Quero Receber

Felpuda


Princípio de "rebelião" política no interior de MS, fomentada por grupo interessado em tomar o poder, não prosperou. Quem deveria assumir o "comando da refrega", descobriu que, além da matemática ser ciência exata, há "prova dos nove". Explica-se: é segunda suplente, pois não conseguiu votos necessários nas últimas eleições, mas assumiu o cargo porque a titular licenciou-se, assim como o primeiro suplente. Caso contrarie a cúpula, seria aplicada a tal prova e, assim, "noves fora, nada".