Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

PRATICIDADE

Confira receita de risoto rápido e fácil na panela de pressão

Combinação de abobrinha, espinafre e gorgonzola rendem um prato de sabores intensos

17 NOV 19 - 13h:30PANELINHA

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de arroz para risoto
1 maço de espinafre
1 abobrinha
1 cebola
1 talo de salsão (com as folhas)
1 dente de alho
½ xícara (chá) de vinho branco
1 litro de água
1 folha de louro
2 cravos-da-índia
¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
3 colheres (sopa) de azeite
de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Queijo gorgonzola a gosto para servir
Endro (dill) a gosto para servir

MODO DE PREPARO

Destaque as folhas dos talos de espinafre e lave bem sob água corrente. No liquidificador, bata metade das folhas de espinafre com a água e reserve, este vai ser o líquido de cozimento do risoto. Reserve o restante das folhas no escorredor.
Descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos, e pique fino a outra metade. Descasque e pique fino o dente de alho. Lave e seque a abobrinha e o salsão. Pique o salsão em cubinhos e reserve uma das folhas. Corte a abobrinha em cubinhos. (Para isso, corte ao meio, no sentido da largura. Corte as metades ao meio novamente, no sentido do comprimento. Fatie a parte mais fina em 3 tiras e a mais grossa em 4 tiras. E então corte as tiras em pedaços de 1 cm.)
Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione a abobrinha, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos. Transfira para uma tigela e reserve.
Mantenha a panela em fogo médio, regue com 2 colheres (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com sal e refogue por 3 minutos até murchar. Junte o salsão e refogue por mais 2 minutos. Acrescente o alho e mexa por 1 minuto apenas para perfumar.
Adicione o arroz e misture bem. Regue com o vinho e mexa até secar. Junte a água batida com espinafre, a cebola cravejada, as folhas de salsão e misture. Tempere com o bicarbonato, 2 colheres (chá) de sal e pimenta a gosto. Tampe a panela e aumente o fogo para alto.
Assim que começar a sair vapor pela válvula, diminua o fogo para médio e conte 3 minutos — esse é o tempo exato para o risoto não passar do ponto. Enquanto isso, leve uma chaleira com 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver e prepare a farofinha de nozes.
Passado os 3 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.
Abra a tampa da panela e, com uma pinça, pesque e descarte a folha de salsão e a cebola cravejada. Volte a panela ao fogo baixo, junte as folhas de espinafre, a abobrinha refogada e mexa por cerca de 5 minutos, até o risoto ficar cremoso e al dente — se necessário, vá regando com a água fervente para manter o risoto bem úmido.
Desligue o fogo, acrescente a manteiga, o queijo gorgonzola e misture bem. Prove e ajuste o sal e a pimenta. Sirva a seguir com folhas de endro, queijo gorgonzola esfarelado a gosto e a farofinha de nozes.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Batata gratinada com requeijão
RECEITA

Batata gratinada com requeijão

Bolo de sonho
RECEITA

Bolo de sonho

Quibe assado
RECEITA

Quibe assado

Arroz de forno light
RECEITA

Arroz de forno light

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião