Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

SUCULENTA

Aprenda a fazer fraldinha marinada na cerveja e assada no forno

Receita deixa carne suculenta e acompanhada de molho especial

19 OUT 19 - 23h:00PANELINHA

INGREDIENTES


1 peça de fraldinha com cerca de 1 kg
350 ml de cerveja escura (1 lata)
2 cebolas
2 pimentões vermelhos
3 dentes de alho
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
6 ramos de tomilho
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


PASSO A PASSO


Prepare a marinada: com a lateral da lâmina da faca amasse e descasque os dentes de alho. Numa tigela grande, coloque o alho, o extrato de tomate, o açúcar mascavo, o vinagre, a cerveja e misture bem.
Com uma faca afiada faça cortes superficiais na gordura da carne – assim a carne absorve melhor a marinada e a gordura derrete ao assar deixando a carne suculenta. Coloque a fraldinha e os ramos de tomilho na tigela com a marinada, cubra com o filme mantenha na geladeira por no mínimo 2 horas  (se preferir, marine a carne de um dia para o outro na geladeira).

Passado o tempo da marinada, preaqueça o forno a 200º C (temperatura média). Retire a fraldinha da geladeira e transfira para uma peneira sobre uma tigela. Deixe por alguns minutos para escorrer o excesso da marinada e perder o gelo enquanto o forno preaquece. Reserve a marinada para assar a carne.

Corte a cebola ao meio, descasque e corte as pontas. Corte cada metade em gomos de 1 cm, para formar pétalas. Lave, seque e corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Descarte as sementes e corte cada metade em tiras finas, de 0,5 cm, no sentido do comprimento.

Numa assadeira grande, disponha as cebolas para formar uma cama para a carne. Tempere as cebolas com sal e pimenta a gosto. Disponha a carne sobre as cebolas, com a gordura para cima, tempere com sal e pimenta a gosto, regue com 1 colher (sopa) de azeite e espalhe com as mãos sobre toda a peça.

Distribua as tiras de pimentão, os dentes de alho e os ramos de tomilho da marinada ao redor da fraldinha. Tempere os legumes com sal, pimenta e 1 colher (sopa) de azeite. Preencha a assadeira com o líquido da marinada, com o cuidado de não colocar sobre a carne – assim ela fica bem dourada ao assar.

Leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos até a carne ficar bem dourada, e os legumes macios. Retire a assadeira do forno e, com uma pinça, transfira a carne para uma tábua e os legumes para uma travessa. Deixe a carne descansar em temperatura ambiente por 10 minutos antes de fatiar – nesse tempo os sucos da carne se redistribuem, o que garante um assado mais úmido e saboroso. Enquanto isso, prepare o molho com o líquido da assadeira.

Na hora de servir: corte a parte mais fina da peça de fraldinha em 3 pedaços, no sentido da largura, e fatie cada pedaço no sentido do comprimento. Já a parte mais grossa (com a gordura), corte ao meio no sentido do comprimento e corte cada metade em fatias. Sirva a seguir com os legumes assados e o molho.
 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Confira receita de risoto rápido e fácil na panela de pressão
PRATICIDADE

Confira receita de risoto rápido e fácil na panela de pressão

Baião de dois
RECEITA

Baião de dois

Frango cremoso
RECEITA

Frango cremoso

Queijo vegano de castanha de caju
RECEITA

Queijo vegano de castanha de caju

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião