Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

senadores independentes

Senadores entregam sugestões para Dilma superar crise

14 AGO 15 - 06h:00BAND

A presidente Dilma Rousseff recebeu nesta quinta-feira (13) um grupo de seis senadores independentes, que entregaram a ela uma carta de sugestões para a superação da crise vivida pelo país. 

Participaram do encontro os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Lasier Martins (PDT-RS), Lídice da Mata (PSB-BA), Acir Gurgacz (PDT-RO), João Capiberibe (PSB-PB) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Segundo o senador Cristovam Buarque, a carta contém sugestões para a parte política e propõe o reconhecimento de erros do governo. “Ela reconhecer que a crise que nós atravessamos decorre de dois tipos de equívocos – na política econômica e na condução da campanha. Mesmo que se possa dizer que esses equívocos se justificavam na época, como ela mesma disse que ninguém sabia o que ia acontecer com o preço do petróleo e com o preço da soja, mesmo assim tem que reconhecer que houve medidas que provocaram essa crise”, explicou.

Na parte política, os senadores também propuseram que a presidenta procure superar a dificuldade de relação com os partidos. “Outra sugestão que nós fizemos é que ela assuma-se como do partido do Brasil e não mais como do PT, do PDT ou do PMDB. E que em função disso procure construir uma base de apoio que transcenda essas siglas. Acho que isso é uma coisa importante de ela fazer nesse momento - assumir uma posição suprapartidária”, disse o senador.

Cristovam também disse que a presidenta se mostrou simpática à ideia de ir ao Senado para “falar ao Brasil”, desde que isso seja “bem costurado” para evitar que ela passe constrangimentos diante dos senadores. No entanto, ele admitiu que a ideia do encontro partiu dos próprios senadores e disse não saber se a presidenta está interessada em atrair mais parlamentares para sua base de apoio.

“Ela querer retomar [a relação com a base aliada] eu não sei, porque a iniciativa foi nossa. Essa ida ao Palácio do Planalto foi iniciativa nossa, desse grupo. Eu manifestei de público aqui na tribuna que estava disposto a falar. Então não sei se ela está querendo atrair, porque a iniciativa foi nossa”, disse Cristovam Buarque.

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Simone diz que presidente do Senado se comprometeu a pautar 2ª instância após CCJ
RESPOSTA AO SUPREMO

Simone diz que Alcolumbre se comprometeu a pautar 2ª instância após CCJ

Bolsonaro diz que vai sair do PSL e criar a Aliança pelo Brasil
NOVO PARTIDO

Bolsonaro diz que vai sair do PSL e criar a Aliança pelo Brasil

Presidente do Senado fala em Constituinte para discutir 2ª instância
IMPASSE

Presidente do Senado fala em Constituinte para discutir 2ª instância

Com asilo garantido, Evo Moralez diz que México salvou sua vida
EX-PRESIDENTE

Com asilo garantido, Evo Moralez diz que México salvou sua vida

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião