Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

EM BUSCA DE LIKES

Para “agradar”, deputado
homenageia influencers

A pedido de Lucas de Lima, Casa fará sessão solene para quem tem muito seguidor

21 AGO 19 - 09h:27IZABELA JORNADA

Com funções específicas de legislar e fiscalizar o Poder Executivo e o uso dos recursos públicos, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul vai abrir as portas amanhã à noite para homenagear quem se destaca como digital influencer. Na era da internet, o influenciador digital é aquele que tem expressivo número de seguidores e likes nas redes sociais. 

Mas a utilidade da sessão solene que será realizada na Casa de Leis é questionável. O responsável pela proposta, deputado Lucas de Lima, do Solidariedade, tenta explicar que foram estabelecidos critérios para a homenagem, como o fato de os indicados terem de 100 mil a 200 mil seguidores nas redes sociais. “Escolhemos aqueles que estão em evidência, que participam diariamente da nossa vida”, declarou.

A tentativa do parlamentar é agradar a determinados grupos e também buscar reconhecimento satisfazendo quem supostamente tem algum tipo de expressão popular. E cada um dos influencers deve receber, além de certificados, placas, flores e chocolates, pela “contribuição à sociedade”.

Entre os homenageados estão nomes conhecidos como o arquiteto Luis Pedro Scalise, famoso por ter feito a cenografia do filme ‘Rio 2’ e também por ter apresentado espaço arquitetônico na Casa Cor de São Paulo, em 2012, a pedido dos estúdios Disney, com tema do desenho animado “Valente”. Esta será a segunda vez que o arquiteto receberá uma homenagem. A primeira ocorreu em 2018 e foi de autoria da então deputada Mara Caseiro (PSDB).

Outra figura de destaque que será homenageada é a empresária Sidney Volpe, que atua no mercado da moda há mais de 30 anos, na Capital.

Ainda de acordo com o autor da proposta, a importância das sessões solenes é para que “eles se sintam incentivados a continuarem atuando”, afirmou De Lima.

Outros homenageados são os apresentadores Felipe Todesco (SBT) e Rodrigo Nascimento (Record), Emanuelly de Oliveira Vitório (Manuh Vitório), Mayara Gaspar (Fica-Fica CG), Jéssica Passeti, Carmen Juliana Ascenço de Araújo, Yara Deckner e Caio Henrique Romero. 

Outros deputados também puderem indicar seus homenageados. Entre os escolhidos, estão João Victor Barbosa Claro, Fernando da Silva Batista (Cafemática), Rachel Vieira dos Santos, Katiuscia Gutterres (Madame Amélia), Antonio Ernesto Ferreira Campagna, Janine Antunes Delgado, Maria Clara Cabral Palhano, Yasmim Casadias e Gabriela Conci.

Ainda em 2018, o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), sancionou lei de autoria do deputado e líder da bancada do governo na Casa de Leis, Rinaldo Modesto, estabelecendo o Dia Estadual do Digital Influencer, com celebração no dia 4 de julho. 

De acordo com o autor da proposta, a data escolhida é referente ao I Encontro de Digital Influencers de Mato Grosso do Sul, realizado pela Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Juventude no dia 4 de julho de 2018. “O evento foi marcado pela troca de experiência e valorização dos profissionais de mídias digitais. Ouvimos da classe a necessidade do reconhecimento da figura do digital influencer como uma profissão e apresentamos esse projeto como forma de reconhecer e valorizar esses profissionais, que são importantes ferramentas para o desenvolvimento econômico e cultural do Estado”, concluiu Modesto, quando apresentou a legislação.

GASTOS

O valor gasto com as sessões solenes não foi divulgado pela Assembleia. Mas, de acordo com De Lima, elas não geram custos ao Legislativo. Isso porque, segundo ele, os funcionários abatem os horários excedidos do banco de horas. Para amanhã, serão mobilizados os seguranças da Casa, bem como os copeiros e a equipe responsável pelo cerimonial e pela comunicação da Assembleia Legislativa.

As sessões solenes ocorrem fora do horário das atividades legislativas da Casa de Leis. A maioria é marcada a partir das 19h. Esse é o caso da que vai ocorrer amanhã.

INUSITADO

Em uma dessas muitas homenagens que os deputados decidem fazer, no ano passado, ocorreu episódio um tanto quanto inusitado. 

Na ganância por votos, parlamentares acabaram sendo criticados pelo ufólogo e editor da revista UFO, Ademar José Gevaerd, após homenagearem o diretor da Dakila Pesquisas, Urandir Fernandes de Oliveira, conhecido por mostrar em rede nacional de TV o “ET Bilu”.

“Fico me perguntando se sua ação foi remunerada pelo senhor Urandir Fernandes de Oliveira, como é de seu feitio há duas décadas, ou se trata apenas de ignorância pura e simples dos eminentes deputados. Em ambos os casos, é gravíssimo”, declarou Gevaerd.

O ufólogo fez questão de mandar um dossiê do histórico de Urandir com as fraudes cometidas por ele e já desmascaradas. E acrescentou que ele defende teorias incabíveis, entre elas de que a Terra possui oceanos planos e continentes convexos. Na ocasião, a homenagem a Urandir Fernandes foi de autoria do então deputado Paulo Siufi (MDB).

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

GOVERNO

Senado pode votar Pacote Anticrime ainda neste ano

Senadores tentam um acordo para conseguir votar
Melhora da economia interrompe perda de popularidade de Bolsonaro
DATAFOLHA

Melhora da economia interrompe perda de popularidade de Bolsonaro

PROJETO DE LEI

Deputado quer proibir
uso de chicote em animais

De olho em 2022, Cabo Daciolo tenta recriar partido de Enéas
EX-PRESIDENCIÁVEL

De olho em 2022, Cabo Daciolo tenta recriar partido de Enéas

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião