A campanha partidária começou oficialmente no dia 16 de agosto e, diferentemente de antigamente, agora as propostas dos políticos são mostradas nas redes sociais, como Facebook e Instagram.
Em Campo Grande, as ruas principais, como Avenida Afonso Pena, Rua 14 de Julho e Antônio Maria Coelho, não têm bandeiras nem distribuição de santinhos e muito menos passeatas, carreatas e carros de som anunciando os candidatos – pelo menos até sexta-feira (17).
Até então, o PSDB fez adesivagem de veículos às 17h da sexta-feira (17) na Avenida Ceará com a Mato Grosso.
Com leis mais rígidas com relação à campanha eleitoral, os políticos preferem usar as redes sociais para mostrar as propostas por meio de vídeos, fotos e compartilhando links de entrevistas realizadas. É uma forma mais direta de tentar interagir com a população.
Mas, para se destacar entre os vários candidatos, é preciso ter ideias inovadoras, diferentes e contar com bastante seguidores. Talvez essa tarefa seja árdua para quem está começando agora na política e não tenha o nome conhecido.
Entre os candidatos ao governo, Reinaldo Azambuja (PSDB), que disputa a reeleição, tem o maior número de seguidores – são 96 mil curtidas no Facebook. A página é abastecida diariamente, com vídeos e fotos. Também foi criado um site para o candidato, disponibilizando as propostas por meio de um arquivo PDF, notícias, realizações do trabalho feito pelo governador e número de WhatsApp.
Na segunda posição com a maior número de curtidas no Facebook, aparece o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PDT), com 37 mil. A página dele é abastecida com vídeos feitos pelo candidato e vários compartilhamentos de matérias, criticando gestões anteriores e citando o que pode mudar, caso for eleito.
Ele também tem um site com link de doação de dinheiro para a campanha, notícias, vídeos e um link falando mais sobre quem é o candidato.
O ex-vereador de Campo Grande Marcelo Bluma (PV), também candidato ao governo, tem 18 mil curtidas no Facebook e a página dele não foge muito das propostas dos outros candidatos citados. A rede social do político é diariamente abastecida com vídeos e fotos.
O deputado estadual Junior Mochi (MDB), candidato ao governo após a desistência da senadora Simone Tebet, tem 9,8 mil curtidas no Facebook. Ele ainda usa a página para divulgação do trabalho como parlamentar e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
O ex-prefeito de Mundo Novo, candidato do PT na disputa ao governo, Humberto Amaducci tem 8 mil curtidas. A página do Facebook é alimentada diariamente com postagens de vídeos e fotos. Ele foi o primeiro e único candidato ao governo a lançar a campanha. O evento aconteceu no Parque do Lageado em Campo Grande, na quinta-feira (16).
Candidato pelo PSOL, João Alfredo Danieze não tem página nas redes sociais.
Senado
Dos 13 candidatos ao Senado Federal, apenas um não tem página em rede social. É o César Nocolatti (PTC). O restante mantém página ou perfil no Facebook e divulga o trabalho e as propostas de campanha.
Entre os candidatos ao Senado, o deputado federal e ex-governador Zeca do PT tem o maior número de curtidas, são 59 mil. O tipo de postagem não foge do comum do que os outros candidatos fazem.
O segundo candidato ao Senado com maior número de curtidas é o senador Waldemir Moka (MDB), que tenta ser reeleito. São 45 mil curtidas. O terceiro é o ex-prefeito de Campo Grande Nelsinho Trad (PTB), com 35 mil.
Marcelo Miglioli (PSDB), ex-secretário de Infraestrutura, tem 20 mil seguidores no Facebook.
Sérgio Harfouche (PSC) tem 10 mil curtidas; Soraya Thronicke (PSL), 5,9 mil curtidas; Thiago Freitas (PPL), 4 mil amigos no perfil; Anísio Guató (PSOL), 2,5 mil amigos; Mario Fonseca (PCdoB), 1,4 mil curtidas; Beto Figueiró(Pode), 68 seguidores; Dorival Betini (PMB), com 629 seguidores.
O senador Pedro Chaves (PRB) registrou candidatura, mas desistiu da reeleição.
Assembleia Legislativa
São 344 candidatos que disputam 24 cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. As redes sociais podem ajudar os candidatos quando a ideia é boa. É o caso do ex-senador Antônio João Hugo Rodrigues (PTC), que faz vídeos diariamente “Direto do Cafofo”.
Na página que mantém no Facebook e Instagram, ele debate sobre política, comenta sobre o cenário e interage com os seguidores.