Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Lei

Câmara não responde questionamentos e MPE pede urgência em transparência

Promotor recomendou que Casa de Leis responda imprensa e divulgue números

24 AGO 15 - 08h:00ALINY MARY DIAS

Uma recomendação publicada nesta segunda-feira (24) pelo Ministério Público Estadual (MPE) exige que a Câmara Municipal da cidade de Novo Horizonte do Sul, distante 320 quilômetros de Campo Grande e com 4,5 mil habitantes, cumpra a lei da informação e coloque em prática o Portal da Transparência da Casa de Leis.

Segundo o promotor de justiça, Daniel do Nascimento Britto, a implementação de um Portal da Transparência é “um mecanismo capaz de fortalecer o controle social”, além de ser exigência legal para divulgação de informações de interesse coletivo ou geral.

A recomendação também tem fundamentação em pedido feito pela imprensa da região para mais transparência nos números da Câmara, informações fornecidas parcialmente pelos vereadores.

No site da Casa, é possível acessar o Portal da Transparência, no entanto, os números são limitados. É possível consultar o balancete financeiro mensal da Câmara - o último disponível é referente ao mês de junho - no entanto, não há detalhes dos gastos dos vereadores, por exemplo.

Conforme o promotor, a Casa de Leis, além de implementar com urgência o Portal da Transparência, terá de responder por escrito os questionamentos da imprensa local.

O MPE deu prazo de cinco dias para que o presidente da Casa, vereador Isaias dos Santos (PSDB), responda se a Câmara irá ou não acatar as recomendações.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Vereadores votam projetos de mudança de nome de estradas
CAMPO GRANDE

Vereadores votam projetos para mudar nome de estradas

MANIFESTAÇÕES GOVERNO

No Twitter, Bolsonaro posta vídeos de atos pró-governo

GOVERNO FEDERAL

Senadores reclamam de protagonismo da Câmara

Ato em apoio ao presidente começa às 15h30 na Afonso Pena
APOIO AO PRESIDENTE

Ato em apoio a Bolsonaro acontecerá na Afonso Pena

Mais Lidas