Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FAKE NEWS

Câmara Municipal rebate boato de aumento de vereadores

Diretor disse que ainda não há projeto para ampliar vagas
01/10/2019 15:12 - ADRIEL MATTOS


 

Um boato dominou os comentários dos moradores de Três Lagoas, cidade no leste de Mato Grosso do Sul, na segunda-feira (30/09). Publicações em redes sociais e até um carro de som circulou anunciando que a Câmara Municipal votaria o aumento do número de vereadores na sessão desta terça-feira (1°/10).

Logo na abertura da sessão, o diretor-geral da casa, André Bacalá, rebateu a informação de que o número de cadeiras, atualmente em 17, aumentaria. Para isso, seriam necessários estudos para apontar previsão orçamentária e o impacto financeiro para os próximos cinco anos. E mesmo que algum dia ocorra o aumento das vagas, isso não alteraria o valor do duodécimo, verba pública repassada pela prefeitura que custeia o funcionamento da Câmara.

A casa registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil contra o boato, segundo o site Hojemais. Segundo o presidente da Câmara, André Bittencourt (PSDB), que uma audiência pública deve ser convocada quando começarem as discussões para aumentar as vagas.

No início de setembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as estimativas de população em 2019. Três Lagoas tem 121,3 mil habitantes, o que permitiria a Câmara a ter 19 parlamentares, conforme a Constituição Federal.

Felpuda


Engana-se quem acha que diminuiu a voracidade de ter fatia de cobiçado bolo por parte de “quem manda”. O recuo realmente houve, mas só por enquanto e por uma questão de estratégia, até porque, nas primeiras investidas, as portas não se abriram. E continuam fechadas. Mas quem conhece bem a dita figurinha aposta que ela não desistirá até encontrar, digamos,  um “chaveiro amigo”. Essa gente não sossega nem diante da pandemia... Afe!