Política

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A+ A-

Bolsonaristas votam contra homenagem a Mandetta

Moção que parabeniza o ministro foi aprovada durante sessão

Continue lendo...

Durante sessão ordinária remota que ocorreu nesta terça-feira (7), deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovaram moção que parabeniza as ações do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Porém, dois apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) se posicionaram contrários à homenagem. “Mandetta precisa fazer mais e falar menos. Ser mais técnico e menos animador de auditório. O momento não é de fazer política, como alguns vem fazendo, e sim de garantir e salvar a vida dos brasileiros”, declarou o parlamentar Coronel David (sem partido), ao criticar as ações do ministro.

Durante a votação, o deputado Renan Contar (PSL) também foi contrário à moção. “Vou na mesma esteira do Coronel David, sou contrário a votação dessa moção”, declarou.

A homenagem foi idealizada pelo deputado Zé Teixeira (DEM), correligionário de Mandetta. O parlamentar alegou que o ministro “tem feito um belíssimo trabalho”.

Uma das maiores críticas dos deputados bolsonaristas é que Mandetta tem resistido ao uso da hidroxicloroquina. “A resistência do ministro ao uso da hidroxicloroquina no início do aparecimento dos sintomas pode comprometer esse combate ao coronavírus”, afirmou David.

O medicamento está sendo administrado por alguns médicos do mundo todo, esse é o caso do infectologista francês, Didier Raoult, pioneiro no uso da medicação que tem relatos de efeitos positivos no combate aos sintomas da Covid-19.

Outro relato que os parlamentares têm se embasado é o da operadora de saúde Prevent Senior, localizada em São Paulo-SP. A prestadora atende 25% dos idosos do estado e tem apresentado resultados positivos com o uso da hidroxocloroquina em pacientes que apresentam sintomas do novo coronavírus.

Em nota divulgada pelo G1, a Prevent Senior informou que "houve mais de 70 altas de pacientes que se recuperaram após o uso das duas drogas (hidroxicloroquina e azitromicina)”. E em vídeo divulgado nas redes sociais de Bolsonaro, o diretor-executivo e médico da operadora de saúde, Pedro Batista Júnior afirma que mais de 200 idosos tiveram alta após tomarem o medicamento. Ele afirma ainda que a maior eficácia ocorre quando a medicação é administrada nos primeiros dias que os sintomas aparecem.

O deputado José Carlos Barbosa, que também é do DEM, afirmou que não tem conhecimento da proibição do uso da cloroquina. “Ela está sendo utilizada, não há, da parte da Saúde, nenhuma restrição”, afirmou.

Ao ser indagado pela reportagem sobre o relacionamento do ministro com o presidente, Barbosinha disse que “desgastou a relação”.

Outro deputado que votou a favor da moção que parabeniza o ministro, é o parlamentar Rinaldo Modesto (PSDB). Porém, o tucano fez algumas ressalvas. “Acredito que o ministro deveria ouvir experiências realizadas por estes profissionais da saúde, pois temos visto relatos de resultados positivos”, afirmou.

Rinaldo disse também que, apesar das ressalvas, votar contra a moção “seria, ao meu entender, radicalizar”.

ECONOMIA

Os deputados defenderam a questão econômica, alegando que o comércio e os demais setores da economia “não podem parar”, disse Rinaldo. “Acredito que devemos cuidar dos idosos e dos demais que se enquadram no grupo de risco, porque se todos ficarem em casa, quem não morrer do vírus, morrerá de fome”, completou Rinaldo.

Apesar da situação crítica dos demais países, o parlamentar tucano acredita que no Brasil será diferente. “Não teremos a catástrofe que tivemos na Itália, Espanha e Estados Unidos no nosso país, que alguns imaginam, devido ao nosso clima”, disse Rinaldo. Isso porque os demais países estão na estação de inverno e o Brasil iniciou o outono na última quinta-feira (19). O inverno brasileiro começa dia 20 de junho.

Coronel David também lembrou da questão econômica e alegou que “o governo do presidente Bolsonaro vem garantindo recursos aos estados e municípios. “Incentivos aos setores que bombeiam a economia no Brasil, além de garantir um auxílio emergencial de R$ 600 a milhões de brasileiros”, reforçou.

Coronel David defendeu a volta das atividades comerciais. “E fazer a economia continuar voltando, a fim de evitar uma catástrofe financeira ao país”, declarou.

MANDETTA

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta é médico ortopedista e já foi vice-prefeito e secretário de Saúde de Campo Grande.

Em 2005, para o cargo de secretário do município, Mandetta foi indicado pelo seu primo Nelson Trad Filho (PSD), que na época era prefeito da Capital.

Durante seu mandato como secretário, ele, com o prefeito e outros membros do governo municipal, sofreram acusações de fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois na implementação de um sistema de prontuário eletrônico (GISA). Mandetta nega irregularidades, afirmando que o Ministério Público nunca o denunciou formalmente pelo seu trabalho.  A denúncia aponta que R$ 10 milhões teriam sido desviados. Em 2011 foi eleito deputado federal pelo DEM. E em janeiro de 2019 foi empossado como ministro pelo presidente Bolsonaro.

Política

Lula pede um disque-reclamação de seu próprio governo

Presidente pediu que seus auxiliares criem um canal de reclamação, para que as pessoas possam telefonar e assim não ficar "xingando" em público

22/04/2024 22h00

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Continue Lendo...

O presidente Lula (PT) pediu nesta segunda-feira (22) que os seus auxiliares criem uma espécie de disque-reclamação, para que as pessoas possam telefonar e assim não ficar "xingando a gente" em público.

O pedido do presidente foi feito durante discurso, por ocasião do lançamento do Acredita, um programa para estimular o crédito para empreendedores e famílias de baixa renda, além de renegociar dívidas de pequenos negócios.

O presidente não deu detalhes de sua proposta. "Duas coisas que nós temos que fazer, [ministro da Fazenda, Fernando] Haddad. Uma, e eu não sei se é no ministério do Márcio [França], que a gente deveria criar uma espécie de um 190, de um 180, um telefone para que as pessoas pudessem telefonar e se queixar se as coisas não estão acontecendo", afirmou o presidente.

"Porque muitas vezes as pessoas não têm a receptividade que elas imaginavam e não tem para quem reclamar. Então, ao invés de as pessoas ficarem xingando a gente, é importante que a gente tenha ao menos um ouvidor para que as pessoas possam se queixar que o Sebrae, não é tudo aquilo que o Décio [Lima] prometeu, que o seu ministério não é tudo aquilo que se prometeu", completou.

O governo federal conta com a plataforma FalaBR, onde os usuários podem fazer denúncias, pedir providências via ouvidoria e registrar reclamações, elogios e sugestões.

Campo Grande

Riedel confirma apoio a Beto Pereira: "é o pré-candidato deste grupo político"

Embora ambos pertençam ao PSDB, governador vinha evitando se manifestar sobre as eleições deste ano

22/04/2024 20h44

Governador Eduardo Riedel Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), confirmou na noite desta segunda-feira (22) seu apoio à pré-candidatura do deputado federal Beto Pereira (PSDB) à prefeitura de Campo Grande. Apesar de a confirmação soar óbvia, o governador do Estado vinha adiando o máximo possível o anúncio. 

“Nós estamos em plena pré-discussão eleitoral. Nós temos um grupo político, e na campanha ainda não está definido quem serão os candidatos ou as candidatas. Existem aqueles que todos vocês sabem, existe a prefeita Adriane (Lopes, PP) pré-candidata à reeleição; aí você tem o Beto, deste nosso grupo político, o pré-candidato à eleição; a Rose (União Brasil) que se coloca como pré-candidata hoje a eleição, e não sei se terão candidatos do PT ou do PL, ainda há uma discussão”, disse Eduardo Riedel. 

“A nossa posição é muito clara. Nós devemos apoiar o Beto. Ele é o pré-candidato deste grupo político à prefeitura de Campo Grande”, confirmou o governador. 

O próprio governador, ao ser perguntado pelo Correio do Estado, lembrou que em 31 de dezembro, ao conceder uma entrevista para uma rádio, foi perguntado da mesma forma, e disse na ocasião que só se manifestaria neste ano. 

A decisão de Riedel também serve para baixar a poeira no grupo político de Eduardo Riedel e de seu antecessor Reinaldo Azambuja (PSDB). Desde que o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, filiou-se ao PSD, uma pré-candidatura dele passou a ser cogitada à prefeitura da Capital. 

Riedel e Beto Pereira estavam comparecendo junto a vários eventos, mas em nenhum deles o governador falava formalmente da aliança. A aparição mais recente foi na decisão do campeonato Estadual, no último domingo, na Moreninhas, em Campo Grande. 

Grupos diferentes

A pré-candidatura de Beto Pereira à prefeitura de Campo Grande também deve dividir o grupo político até então liderado pelo PSDB. É que o PP, liderado pela senadora Tereza Cristina, deve lançar a prefeitura Adriane Lopes à reeleição. Tereza Cristina sempre foi aliada de primeira hora de Eduardo Riedel e de Reinaldo Azambuja. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).