Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

COMPENSAÇÃO

Apoio à reeleição de Marcos Trad é do governador, e não do PSDB

Rinaldo confirmou o compromisso de Azambuja de ajudar o prefeito nas próximas eleições

13 ABR 19 - 09h:30ADILSON TRINDADE E YARIMA MECCHI

O apoio à reeleição do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD), ainda não conta com o aval do PSDB para as eleições de 2020. Os tucanos indicariam o vice com a promessa de respaldar a candidatura do prefeito para governador, em 2022. Neste caso, o vice assumiria a prefeitura da Capital por dois anos e poderia concorrer à reeleição em 2024.

As negociações estão sendo conduzidas pelo governador Reinaldo Azambuja(PSDB), que ainda não levou esse plano eleitoral para discussão dentro do partido. É o que diz o deputado estadual Rinaldo Modesto. 
“O compromisso com ele [Marcos Trad] é do governador Reinaldo, e não do partido”, disse o parlamentar. “Ele, o governador Reinaldo, quem disse que tem o compromisso de apoiar o Marquinhos. Quem falou foi ele”, acrescentou.

Pelas palavras, o deputado não ficou entusiasmado com essas articulações do governador de apoiar a reeleição de Marcos Trad. Ele deu sinais de que o PSDB pode lançar candidato próprio a prefeito de Campo Grande em novo confronto com Trad. 

A irmã de Rinaldo e hoje deputada federal, Rose Modesto, enfrentou o atual prefeito na disputa de 2016 e perdeu no segundo turno. Na época, Rose era vice-governadora.

Portanto, nenhuma outra liderança do partido fala em aliança para apoiar Marcos Trad, que em 2016 foi rival ferrenho de Rose nas eleições para a Prefeitura de Campo Grande. Mesmo assim, Azambuja é, hoje, o grande parceiro da administração do prefeito, antigo adversário político. O governador participa ativamente de investimentos em obras na cidade para ajudar Marcos Trad a deslanchar e não perder apoio eleitoral por causa das dificuldades financeiras para tocar alguns projetos.

Esse compromisso de Azambuja de apoiar a reeleição do atual prefeito ainda não teria sido levado ao conhecimento do partido. As lideranças sabem da promessa por “ouvir falar” do governador e pelas notícias na imprensa. “Quem falou as coisas foi o Reinaldo, o cidadão Reinaldo. Isso não passou pelo partido”, explicou Rinaldo.

Mas não está afastada pelas lideranças do PSDB aliança com PSD e DEM para as eleições municipais. Um núcleo dos tucanos sonha com candidatura própria a prefeito de Campo Grande. E um nome em evidência é o da deputada federal Rose Modesto. A ideia dela é explorar o patrimônio eleitoral construído na Capital para enfrentar, mais uma vez, o prefeito Marcos Trad.

Esse, no entanto, não é o plano do governador. Ele decidiu apoiar a reeleição de Marcos em retribuição ao envolvimento dele na campanha de 2018. Azambuja considerou essencial aparticipação do prefeito na sua reeleição como governador com os votos conquistados na Capital.

A versão de existir apenas compromisso pessoal de Azambuja com Marcos Trad, sem a participação do PSDB, não procede, na avaliação de outras lideranças. O governador, na campanha de 2018, teria reunido todos os cardeais do tucanato para propor aliança com Marcos Trad e, em compensação, o PSDB iria apoiar a reeleição dele para prefeito de Campo Grande. 

Azambuja chegou a questionar se havia posição contrária a essa aliança. Ninguém teria se manifestado. O governador firmou, então, o compromisso de ajudar na reeleição do prefeito de Campo Grande e o PSDB indicaria o candidato a vice-prefeito. 

 

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

ALTERAÇÕES

Bolsonaro promete novas regras para porte de armas de fogo

Detalhes sobre o decreto não foram divulgados
STF

Impeachment de ministro do Supremo Tribunal Federal: como funciona?

Procedimento começa com apresentação da denúncia
Processo de Puccinelli pode ser transferido para a Justiça Eleitoral
EX-GOVERNADOR

Processo de Puccinelli pode ir para a Justiça Eleitoral

BRASIL

Guedes diz que está preparando sequência de medidas fortes e positivas

Mais Lidas