Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Assine a Newsletter

CARRO-FORTE

Morto em confronto era líder do crime organizado e criminoso mais procurado da Bahia

Quatro foram mortos na troca de tiros e um fugitivo morreu nesta tarde

4 DEZ 19 - 16h:02FÁBIO ORUÊ

Morto em troca de tiros com a polícia na madrugada desta quarta-feira (4), em uma fazenda próximo ao município de Coronel Sapucaia, José Francisco Lumes, conhecido como Zé de Lessa, é considerado o criminoso mais procurado da Bahia, onde teve maior atuação, sendo o ás de ouro do Baralho do Crime - uma estrutura organizacional da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Lumes é fundador e líder da facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) e tinha envolvimento com ataques a bancos, assaltos a carros-forte, sequestro e tráfico de drogas. Ele estava escondido no Paraguai. As informações são do site baiano Correio 24 horas. 

Zé de Lessa é um dos quatro suspeitos de assaltar um carro-forte na última segunda-feira (2) e que morreram em confronto com a polícia. Na ocasião, um integrante da quadrilha foi preso e outro conseguiu fugir pelo matagal, mas foi morto horas depois, segundo informações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar. Este último estava com um AK 47, metralhadora cal .50, e um M4 quando foi morto. Os suspeitos que morreram era de origem de São Paulo, Bahia e Minas Gerais, de acordo com a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (Garras). 

A operação foi designada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e participaram também policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Polícia Militar e Garras, que realizaram diligências na região do assalto e localizaram a fazenda onde os suspeitos estariam escondidos. 

Segundo o comandante do Bope, major Wilmar Fernandes, policiais entraram na propriedade para realizar a abordagem, mas foram recebidos a tiros e na ocasião ocorreu forte confronto. “As equipes revidaram as ações dos bandidos e no confronto quatro foram alvejados, eles foram socorridos até o hospital de Coronel Sapucaia, mas não resistiram e morreram”, disse o major a reportagem do Correio do Estado. 

HISTÓRICO CRIMINOSO

Zé de Lessa começou na vida do crime fazendo assalto a instituições financeiras. Ele criou o BDM dentro da cadeia e logo sua facção passou a ganhar destaque. Tornou-se o principal rival de outra facção e passou a disputar pontos de droga com o rival. 

Ele foi preso algumas vezes e a última vez que saiu da prisão foi para terminar de cumprir a pena no regime domiciliar. Desde então, foi morar na cidade de Coronel Sapucaia, no Mato Grosso do Sul, divisa com o Paraguai, de onde começou a enviar carregamentos de drogas para abastecer sua quadrilha na Bahia.

ROUBO AO CARRO-FORTE

Na segunda-feira passada (2), grupo de criminosos fortemente armados assaltou um veículo de transporte de valores da Brink’s, que seguia pela rodovia MS-156, entre as cidades de Caarapó e Amambai. 

De acordo com as informações, eram, pelo menos, cinco homens portando fuzis e explosivos. Para o assalto, os bandidos atiraram no carro-forte, que foi obrigado a parar. Eles teriam utilizado dois veículos, sendo um Jeep Renegade e uma caminhonete L200. 

De acordo com a polícia, os bandidos não teriam conseguido chegar ao dinheiro que estava no carro-forte. Na fuga, eles teriam furado o bloqueio inicial montado pela polícia, seguindo com a  caminhonete em direção ao Paraguai. 

Os seguranças que estavam no veículo no momento da ação criminosa não foram feridos. O carro de transporte de valores cobria um trajeto  entre as cidades de Dourados e Amambai, levando dinheiro para abastecer agências bancárias da região.

* Colaborou Bruna Aquino 

Esse artigo foi útil para você?
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também

Bolsonaro volta a defender indulto natalino a policiais
BRASÍLIA

Bolsonaro volta a defender indulto natalino a policiais

Mulher é encontrada morta em assentamento no interior de MS
NOVA ANDRADINA

Mulher é encontrada morta em assentamento no interior de MS

De avião, mulher é resgatada em fazenda após ser baleada pelo marido
VIOLÊNCIA

De avião, mulher é resgatada após ser baleada pelo marido

Lei de proteção a juízes é usada contra Jamil Name
MILÍCIA ARMADA

Lei de proteção a juízes
é usada contra Jamil Name

Mais Lidas

Gostaria-mos de saber a sua opinião