Campo Grande - MS, segunda, 20 de agosto de 2018

OPINIÃO

Venilso Trevizan: "Fé e ação"

Frei

24 JUN 2017Por 01h:00

Existem possibilidades para todos. São possibilidades que povoam a mente humana em grande quantidade. São propostas que surgem. São desafios que demandam posicionamento. São as mais variadas sugestões para quem se encontra em meio a dúvidas e incertezas.

Tudo é possível enquanto houver espaço para o estudo e o esclarecimento. Tudo é possível para quem crê em suas capacidades e se empenha em esclarecer e fundamentar as razões que possam assegurar estabilidade no pensar e clareza no agir.

Sem fé nenhuma ação será possível. E sem a ação a fé se tornará vazia e infrutífera. E o ser humano precisa ter claro aquilo que pretende organizar e realizar. Não pode aventurar. Não pode simplesmente apoiar-se naquilo que outros afirmam. Não pode acomodar-se ao que já existe, ao que já é pensamento comum.

O ser humano precisa ser criativo, precisa ser audacioso em se afirmar em suas idéias e em suas crenças. Infelizmente ainda existem os que tem medo de serem eles mesmos, de serem originais em seu pensar e em seu agir. Preferem copiar o que outros falaram e fizeram.

Não são seres pensantes. São seres repetidores. Não são seres criativos. São seres copiadores. E os modelos que tentam imitar nem sempre são idôneos e competentes. Essa é uma das razoes de existirem tantas organizações religiosas e espiritualistas sem fundamento teológico. Deixam-se guiar e conduzir por impulsos sentimentais e por fanatismos emocionais.

O Mestre dos mestres deixa um recado muito sério para aqueles e aquelas que andam inseguros em suas opções, ou em suas escolhas. E diz: “Não tenham medo. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado. E nada de escondido que não venha a ser conhecido (Mt.10,26)

Esse recado é justamente um recado de consolo e de encorajamento. Consola a quem se encontra em dificuldade, ou medo em assumir. Encoraja a quem esteja passando por alguma dúvida, ou por algum desânimo. É uma atitude de esperança para quem se esforça em ser fiel a Deus efiel em sua ação na comunidade.

A luta não termina jamais. É constante e necessária. É fundamental na purificação dos pensamentos e na segurança do agir. Ela é necessária para quem se propõe superar as fraquezas e abraçar as forças da fé e do otimismo. Nada poderá levar ao desânimo, pois tudo é possível para quem crê em suas capacidades apesar de suas limitações que são naturais.

Assim sendo, o ser humano, consciente de sua fé e de suas capacidades, pode transformar esse mundo de tantas divisões num mundo de comum união entre os povos, crenças e culturas.

Pode construir um caminho de solidariedade pelo qual ricos e pobres sentam à mesma mesa, intelectuais e analfabetos alimentam a mesma sabedoria; cristãos e ateus partilhem a mesma verdade e construam sonhos de esperança de dias melhores.

É preciso crer naquilo que se quer. É preciso amar aquilo que se assume. É preciso confiar em Deus. Então ele será a  verdade que estará em todas as mesas, em  todos os corações e em todos caminhos. E nossa ação fará do mundo um altar para oferecer nossos dons ao Senhor

Leia Também