Fale conosco no WhatsApp

Por sua segurança, coloque seu nome e número de celular para contatar um assessor digital por Whatsapp.

Campo Grande - MS, sexta, 14 de dezembro de 2018

OPINIÃO

Venildo Trevizan: "Renovar"

Frei

8 DEZ 2018Por 01h:00

Somos participantes de uma sociedade em constantes transformações e mudanças. Não podemos ser meros espectadores e muito menos indiferentes ao que está acontecendo. Temos de ser coautores e artistas audaciosos nessas novas realidades que estão surgindo no percurso de nossa história, que está tomando rumos cada dia mais desafiadores.

Tudo está em transformação. Tudo está em mudança. Ninguém poderá se acomodar naquilo que conseguiu descobrir ou construir. É preciso renovar o modo de ser, de pensar e de agir. Acomodar-se a certas tradições e a certos costumes será o mesmo que morrer.

O mundo anda. As ciências evoluem. As filosofias abrem novas possibilidades e novos comportamentos. Exigem renovação e atualização no modo de pensar, de assimilar e interpretar essas novas doutrinas e filosofias. O ser humano, como ser pensante, está sendo desafiado a acompanhar e dar um sentido mais sobrenatural aos diferentes sistemas de comunicação.

A humanidade está a caminho da plenitude. Sonha dias melhores para a convivência e para a partilha. Há muito a aprender. Há muito a ser trabalhado, principalmente na maneira de pensar e de conviver com o novo modo de encarar os valores morais e éticos.

Torna-se exigência renovar o modo de tratar as pessoas, a maneira de confiar, o jeito de amar, o ritmo do conviver e a forma de agir. Especialmente na vida familiar, torna-se urgente uma revisão da maneira com que se conduz a convivência e o relacionamento.

Torna-se exigência também pensar com muita seriedade e delicadeza a situação em que se encontra nossa juventude. Pensamos muito pouco sobre isso. A tendência é de não assumir compromisso sério no relacionamento afetivo, mas conviver enquanto houver entendimento e proveito pessoal. Não é pensar comum gerar filhos, menos ainda, muitos filhos.

São vistos como dificuldade tanto no relacionamento quanto na hora de findar esse relacionamento. Com isso, o conceito de família também entra em crise e se torna discutível.

Os planos e os sonhos são trabalhados em vista de uma realização muito pessoal, seja na busca de diplomas, de títulos ou de posição social. Há ainda uma tendência muito forte na busca do poder. E é tudo o que alguém possa almejar para que esses seus feitos lhe garantam nobreza de conceitos e grandeza de conquistas.

Mesmo que nem todos acreditem, algo denunciará um vazio profundo em sua mente e em seu coração: o vazio de Deus, a falta de Deus, o distanciamento de Deus. Mas é bom saber que Deus não se intromete nos sentimentos do ser humano. Não interfere no modo de interpretar a realidade. Não exige comportamentos e atitudes. Coloca-se disponível, sem oprimir.

Sabemos que sua presença e sua ação só serão percebidas quando o ser humano reconhecer a necessidade de colocar seus dons a serviço do bem e da verdade. Quando isso acontecer, sentirá o quanto Deus é importante e o quanto é maravilhoso partilhar os anseios e os projetos com a sabedoria de Deus.

Tudo será novo. Tudo será luz. Tudo será comunhão de amor, de fé e de esperança. E o mundo reconhecerá que toda a face da Terra será renovada.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também