Campo Grande - MS, quarta, 22 de agosto de 2018

OPINIÃO

Ronaldo Braga: "Cursos online: uma realidade metodológica que avança"

Advogado e professor universitário de Direito

17 OUT 2017Por 01h:00

Há fatores que ao serem atingidos ocasiona transformação no cotidiano e na vida de pessoas. Quando isso acontece é preciso que estejamos preparados eis que as adversidades causam incômodos. Claro, o desconhecido nos leva a indagações de cujas respostas podem nos assustar. 

Na espécie, busco enfrentar os desafios significativos trazidos pela educação a distância. Aliás, trata-se de uma prática que vem revolucionando o mercado de graduação e profissional e até mesmo empregadores de vários ramos de ofício.

Não há negar que o cenário é visto como boa alternativa senão a que mais de amolda à globalização e o futuro profissional almejado por todos.

O formato é acessível e atende um público que tem dificuldade de deslocamento, mas que não mede esforços para buscar o conhecimento e a qualificação profissional contínua. Talvez o maior entreve seja escolher um curso que vá ao encontro das aspirações acadêmicas e, portanto, que não resulte numa alta taxa de evasão posto o formato que envolve a aplicação do conteúdo programático alhures a dedicação que se espera ter do protagonista pela modalidade de ensino a sua disposição (EAD).

O aluno não deve se preocupar quanto as facilidades ou dificuldades deste modelo proposto. Seu foco é adquirir conhecimento e capacitação e por isso sua dedicação é imperiosa. Se, de um lado se mostra certa dicotomia, noutro vértice, há demonstração de que o conteúdo aplicado é similar à ambos os modelos (presencial x a distância).  

Em se tratando de ensino e aprendizagem, as dificuldades sempre existiram e isso não deve mudar; cada aluno tem sua característica e dela faz seu modo e escudo de ação. Demais disso, não menos importante destacar é que os diplomas são iguais, todos estudam as mesmas disciplinas.

Sugestivo, no entanto, é optar pelo curso online que lhe traga maior prazer de estudo. E claro, deixando-se levar adiante sua vocação.

Hodiernamente a capacitação precisa se adequar à carga horária que cada qual dispõe. Com isso, a educação à distância tem garantido cada vez mais espaço como uma forma inteligente, econômica e ágil de levar conhecimento de qualidade para pessoas que buscam encaixe no mercado de trabalho cada vez mais suprimido, porém, sempre com vagas a absorver quem reúnir melhor conhecimento e capacitação para preenche-la. Logo, essa modalidade tem se revelado uma das mais procuradas principalmente depois da popularização da internet, cada vez mais acessível às pessoas, independente de classe social ou econômica.

 Esse avanço social e tecnológico que oferece oportunidades àqueles que trabalham o dia todo e, às vezes cansados, não se dispõe ao deslocamento até um complexo educacional físico para sua graduação ou especialização, eis ai, importante opção que além de vir ao encontro das possibilidades de todos é uma chance indiscutível de preparação para a concorrência de a cada dia cresce acintosamente em descompasso com as oportunidades oferecidas para o mercado de trabalho.

Em conclusão saliente-se que o sistema tradicional de educação não deve ser dispensável, contudo, o que se avizinha de forma crescente é a metodologia de ensino à distância em razão das peculiaridades e adequação social porque se submete as pessoas interessadas em aprender, graduar e especializar-se na busca do futuro promissor num espaço de tempo é logica amoldada a sua feição.

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Leia Também